Qual tipo de vidro para guarda corpo?

Perguntado por: Afonso Mauro Branco Rocha Guerreiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Para garantir essa segurança, a norma NBR 14.718 - Guarda-corpo recomenda a utilização de vidro laminado. O vidro laminado é aplicado quando há a necessidade de maior resistência, como em guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas e coberturas.

Qual vidro utilizar em guarda corpo?

A norma ABNT NBR 14718 - Guarda Corpo para Edificações recomenda vidro laminado em guarda-corpo para segurança dos usuários por se tratar de um vidro de segurança composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película que, além de aumentar a resistência do material, retém os cacos de vidro em caso de quebra.

Qual a espessura do vidro para guarda corpo?

Geralmente, a espessura vidro guarda corpo tem 12mm e o vidro deve ser o temperado com uma película extra de segurança colada na face externa da placa de vidro. A película é importante para evitar acidentes com cacos em caso de quebra do vidro.

Qual o vidro indicado para atender as normas do Corpo de Bombeiros?

Normas do Bombeiro para Vidros de Segurança

De acordo com a IT nº 11, a iluminação natural das caixas de escadas enclausuradas, quando houver, deve ter caixilho guarnecido com vidro transparente ou não, laminado ou aramado, malha de 12,5mm, com espessura mínima de 6,5mm.

Qual o melhor vidro temperado ou laminado?

Em relação ao custo, o vidro temperado geralmente é mais vantajoso, o que não significa que seja inferior no quesito segurança. A grande questão é que o laminado é mais indicado em projetos que requerem uma segurança maior, como sacadas e mezaninos.

5 coisas que você precisa saber sobre Guarda-corpos Infinity

45 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de vidro mais resistente?

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados. Para adquirir esta característica, o vidro temperado passa pela têmpera, processo durante a fabricação onde o vidro sofre um choque térmico.

Qual é o vidro mais resistente?

Vidro Temperado

É considerado um vidro de segurança (quase 5 vezes mais resistente se comparado a um vidro não temperado). Quando sofre impacto, estilhaça em pequenos pedaços sem pontas, garantindo mais segurança caso haja alguém por perto.

Quando usar vidro laminado?

De acordo com a legislação brasileira, em projetos que contenham guarda-corpo, varandas e escadas, vidraças externas sem proteção e parapeito, cobertura, por exemplo, obrigatoriamente devem utilizar vidro laminado em sua composição, devido às suas particularidades de proteção e de não separação em caso de quebra.

Para que serve o vidro aramado?

Por ser um tipo de vidro impresso, apresenta-se como uma solução interessante para a área de arquitetura e design de interiores. Onde pode ser aplicado? Pode ser usado, por exemplo, em guarda-corpos, fachadas, coberturas, fechamentos de claraboias, peitoris, tampos de balcões e como composição de móveis e divisórias.

O que é vidro corta fogo?

O VIDRO CORTA-FOGO.

Os vidros contra fogo, também chamados de antifogo, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, como o gel intumescente, que se funde e dilata, o gel perde água e se expanda em caso de incêndio.

Qual a menor espessura do vidro temperado?

De acordo com a norma NBR 14207, o box deve ser instalado com, no mínimo, vidros temperado com espessura de 8 mm, o que é mais comumente utilizado. Para uma maior segurança, também é recomendado o vidro laminado, já que este retém os cacos em caso de quebra.

Qual guarda corpo é mais seguro?

Quando especificado de maneira adequada, seguindo os requisitos de segurança presentes na norma de guarda-corpos e de vidros, podemos afirmar que o guarda-corpo de vidro é seguro e traz grandes benefícios ao usuário permitindo a interação e ampliação entre os ambientes, e se torna um aliado estético na arquitetura das ...

Qual o melhor vidro para fechamento de varanda?

Existem dois tipos principais de vidros para sacada: o temperado e o laminado. Qual deles é melhor? A recomendação da Norma NBR 16259, que trata exclusivamente das normas padrão para envidraçamento de sacadas, recomenda o uso do vidro temperado, um tipo mais resistente e seguro.

Qual vidro usar para escada?

O vidro laminado temperado pode ser utilizado para diversas funções como escadas, fachadas, guarda-copos, claraboias, etc. Esse tipo de vidro tem sido bastante recomendado para obras grandes, principalmente, quando exigem perfuração e fixação de vidro por pregos, também conhecido como sistema aranha ou spider.

Qual tipo de guarda corpo é mais barato?

Para escolher o guarda corpo mais barato é importante pensar no material em que ele será confeccionado e a opção que é considerada mais em conta é o alumínio.

Quais são as semelhanças e diferenças entre o vidro aramado e o vidro temperado?

Vidro temperado: é o vidro de segurança. Reforçado após o vidro comum passar pelo processo de têmpera, torna-se o mais resistente e seguro do mercado. ... Vidro aramado: é um tipo impresso e translúcido.

Quando usar vidros de segurança?

Vidros precisam contribuir com a questão da segurança, já que a vida das pessoas pode correr risco se forem utilizados vidros comuns em locais inadequados. Na NBR 7199 é mencionado que para instalações abaixo de 1,10m em relação ao piso devem obrigatoriamente utilizar vidros de segurança.

Qual a diferença entre os vidros comuns e os de segurança?

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.

Quais as vantagens do vidro laminado?

Diminui risco de acidentes

Um dos benefícios do vidro laminado é que, diferente do vidro temperado, em caso de quebra, o vidro laminado mantem os fragmentos presos à película de modo a evitar que o peso dos fragmentos ou pequenas lascas que sejam lançadas na direção do usuário.

O que é mais caro vidro temperado ou laminado?

Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil.

Qual a diferença de vidro laminado e temperado?

O vidro temperado, por exemplo, é mais indicado para compor box de vidro, já que suporta maiores variações de temperatura; por outro lado, o laminado é o tipo de vidro que deve ser aplicado em coberturas e aplicações semelhantes, pois após quebra o modelo mantém os pedaços de vidro suspensos e o vão fechado até a ...

Qual tipo de vidro que não quebra?

O vidro temperado é um vidro mais resistente que o vidro comum. Ele é denominado vidro de segurança devido às suas qualidades, como a resistência e menor risco ao usuário em caso de estilhaçamento.

Qual o melhor tipo de vidro?

Se você precisa de um vidro resistente, então use os tipos de vidro temperado, que são 5x mais fortes do que o vidro comum e oferecem muito mais segurança para o seu dia a dia. Os tipos de vidro temperado passam por um tratamento térmico a mais do que o vidro comum.

Qual vidro não quebra?

As principais propriedades do vidro temperado em relação ao comum e o que faz muitos optarem por essa alternativa, são suas altas resistência e durabilidade. O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal.

Qual o vidro mais resistente para janela?

Se você deseja ter um vidro resistente, você pode escolher o vidro temperado, sem pensar duas vezes. O vidro temperado é um dos mais utilizados tipos de vidro para janelas, pois é 5x mais forte do que o vidro comum.

Artigo anterior
Como são classificados os equipamentos hospitalares?
Artigo seguinte
Quais os métodos de interpretação da norma jurídica?