Quem tem direito a imissão de posse?

Perguntado por: Francisco Cardoso Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu que um comprador pode ajuizar a ação de imissão na posse, mesmo que o imóvel ainda esteja registrado em nome do antigo proprietário. De acordo com o processo, os ocupantes ilegais residem no imóvel há 16 anos.

Quais os requisitos para imissão na posse?

Existem requisitos para dar entrada na ação de imissão na posse?
  • A prova que você tem domínio sobre a propriedade e não usufrui por resistência das pessoas que estão no imóvel;
  • A individualização precisa da coisa;
  • A prova da perda de legitimidade do antigo proprietário e da utilização injusta.

Quando deve entrar com imissão na posse?

A ação de imissão de posse é um tipo de ação petitória que tem por objetivo proteger o direito de posse do indivíduo que ainda não a possui. Assim, através dessa ação é possível exercer o direito que não estava sendo usufruído.

Como funciona a imissão de posse?

Imissão na posse é ato judicial que confere ao interessado a posse de determinado bem a que faz jus e da qual está privado. Além disso, pode decorrer também de ato entre particulares, mediante acordo extrajudicial.

O que é imissão de posse de imóvel?

[ Direito ] Dar ou tomar a posse de algo (ex.: o contrato imitiu os adquirentes na posse do imóvel; o arrematante terá de exercer a pretensão de imitir-se na posse do bem).

Ação de imissão na posse do novo CPC - Questão de Direito 150

16 questões relacionadas encontradas

O que é uma imissão de posse?

O que é imissão de posse? De forma simples, uma pessoa pode adquirir a propriedade de um bem, mas ser privado de ter acesso (posse) a ele, assim, é possível realizar um procedimento judicial de modo a ser imitido na posse, ou seja, para que obtenha a posse do bem e com isso possa usá-lo da maneira que desejar.

Quanto tempo demora para sair a imissão de posse de um imóvel?

Em média, 3 meses, todavia não é possível traçar um prazo fixo, sendo possível ajuizar com um pedido de TUTELA DE URGÊNCIA, a depender do caso.

Como se cumpre mandado de imissão na posse de imóvel?

Com a penhora, o ocupante ou proprietário que participou da relação jurídica processual executiva passa de possuidor a depositário, ensejando a imissão de posse por simples requerimento e consequente expedição do mandado de imissão na posse.

Como é cumprido o mandado de imissão na posse?

Na ação de imissão de posse a posse é pedida pelo proprietário, ou seja, aquele que tem título registrado na serventia imobiliária, no exercício de pretensão decorrente da negativa de lhe ser entregue o imóvel.

Qual a diferença de reintegração de posse e imissão na posse?

Ações possessórias versus petitórias

POSSESSÓRIAS=discute-se posse, o próprio nome indica isso. reintegração-esbulho manutenção-turbação interdito-ameaça PETITÓRIAS= discute-se domínio, propriedade imissão-nunca teve a posse-por exemplo:...a perda da posse, na ação de reintegração....

Qual a diferença de imissão de posse e reintegração de posse?

Da mesma forma que se diferenciam as ações possessórias, a definição de cada uma das ações petitórias se dá primordialmente pelo exercício da posse, enquanto na Imissão de posse o Autor nunca teve o exercício da posse, na Reivindicatória o Autor busca recuperar uma posse perdida.

Qual a diferença entre emissão e imissão?

Emitir significa também o ato de expedir ou enviar, de pôr dinheiro em circulação e de transmitir por rádio ou televisão. A palavra imitir é menos usada pelos falantes, se referindo ao ato de se pôr dentro de, de se meter em, bem como ao ato de dar posse de algo ou fazer investimento em.

O que caracteriza esbulho?

O esbulho possessório é um dos tipos de lesão possessória e é caracterizado pela perda da posse ou da propriedade de um determinado bem, através de violência, clandestinidade ou precariedade.

É possível a imissão provisória na posse do município?

A imissão provisória na posse é inerente à desapropriação. De modo simples, ela é o mesmo do que a perda antecipada da posse do bem desapropriado. Ou seja, o titular do domínio perde a posse do imóvel.

Qual o valor da causa em ação de imissão de posse?

- Nas ações de imissão na posse, deve prevalecer como valor da causa o montante que levou à aquisição da posse. Sendo a posse originada de contrato de compra e venda, o valor da causa deve corresponder ao montante do contrato (Agravo de Instrumento Cível 1.0024.12.301656-0/001, Rel. Des.

Quanto tempo demora um processo de reintegração de posse?

Assim sendo, o prazo prescricional para propositura da ação de reintegração é de 10 anos (prazo decenal), uma vez que não há nenhuma previsão de prazo inferior contida no Código Civil. O marco inicial para contagem do prazo pode ser observado pela data de ocorrência do esbulho.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

Quando cabe ação de esbulho?

No direito civil, o esbulho é o ato pelo qual o possuidor se vê despojado da posse, injustamente, por violência, por clandestinidade e por abuso de confiança, ou seja, é a situação na qual a coisa sai integralmente da esfera de disponibilidade do possuidor, quando ele deixa de ter contato com ela, por ato injusto do ...

Quais os tipos de esbulho?

Os tipos de esbulho são:
  • Invasão de propriedade;
  • Ocupação indevida;
  • Obstrução de locomoção de pessoas no exercício de suas obrigações profissionais;
  • Desapropriação indireta;
  • Quando um locador solicita ao locatário a sua retirada do imóvel, mas esse se recusa a sair dela.

Como configura o esbulho?

Segundo a doutrina o esbulho não é apenas consequente de um ato de força ou ameaça contra a pessoa de seu possuidor ou de seus detentores, abarca também as situações em que a posse é subtraída por quaisquer dos vícios objetivos enumerados no art. 1.200 do Código Civil .

O que é processo de emissão?

É o registro de acontecimentos por parte de quem recebeu uma Nota Fiscal Eletrônica. Por exemplo: Se alguma empresa gerou uma nota fiscal contra o seu CNPJ, você, como destinatário, poderá comunicar ao Fisco que sabe da emissão, se a operação está confirmada, se não foi feita por você ou se a desconhece.

O que é a palavra emitindo?

1. Mandar, enviar para fora. 2. Lançar de si; expelir.

Qual é o significado da palavra imissão?

substantivo feminino Ação ou efeito de imitir, de fazer com que alguém se torne dono, proprietário de alguma coisa: imissão da posse de um imóvel. Ação de se tornar dono ou de tomar a posse de algo: solicitou a imissão imediata de seus direitos.

Qual a diferença entre ação reivindicatória e imissão na posse?

Sendo assim, é importante saber que, elas se distinguem entre si através do exercício da posse. Portanto, enquanto na imissão de posse o autor da ação nunca teve o exercício da posse. Em contraste, já na ação reivindicatória o autor tinha a posse e busca reaver a posse perdida.

O que é uma ação de reintegração de posse?

O processo de reintegração de posse é uma ação judicial que tem por objetivo reaver, para o proprietário real de um bem, a posse perdida em razão de um esbulho ou de uma turbação. Há esbulho quando uma situação de ameaça de invasão de uma propriedade se consuma.

Artigo anterior
Como encontrar minha conta na Eduzz?
Artigo seguinte
Como usar o Nubank como Bilhete Único?