Qual tipo de pneumonia é contagiosa?

Perguntado por: Bernardo Márcio de Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (24 avaliações)

As pneumonias provocadas por fungos ou parasitos não são transmitidas diretamente de uma pessoa para outra. Já as pneumonias virais são habitualmente contagiosas. As de origem bacteriana não são contagiosas na maioria dos casos, mas existem algumas exceções.

Quando a pneumonia é contagiosa?

A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.

Qual o tipo de pneumonia mais grave?

A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal. Os vírus não são geralmente uma causa tão comum da PAC como algumas bactérias.

Tem como pegar pneumonia de outra pessoa?

Pneumonia é contagiosa? Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

Como é transmitida a pneumonia bacteriana?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

A pneumonia bacteriana é contagiosa? - Doutor Responde

43 questões relacionadas encontradas

O que provoca a pneumonia bacteriana?

Pneumonia bacteriana é uma infecção dos pulmões que afeta as unidades de troca de gás como bronquíolos respiratórios e alvéolos. Geralmente é adquirida por aspiração de secreções infectadas das vias aéreas superiores¹.

O que a pneumonia bacteriana pode causar?

A pneumonia bacteriana é uma infecção grave dos pulmões que gera sintomas como tosse com catarro, febre e dificuldade para respirar, que surge após uma gripe ou resfriado que não passa ou que piora ao longo do tempo.

Quem pode pegar pneumonia?

Pessoas idosas, crianças muito pequenas, fumantes, indivíduos desnutridos, portadores de doenças crônicas, portadores de doenças pulmonares ou pacientes imunossuprimidos são o grupo com maior risco de desenvolverem essa forma de infecção pulmonar, pois costumam apresentar um sistema imunológico mais fraco e/ou um ...

Como começa a pneumonia?

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

Onde dói quando está com pneumonia?

Onde dói quando uma pessoa está com pneumonia? Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

Quando a pneumonia é grave?

Quando a pneumonia é grave. Se o sistema imunológico da pessoa não está funcionando corretamente.

Qual a pneumonia qe pode matar?

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

O que é uma pneumonia grave?

Pneumonia é uma infecção dos pulmões

É uma doença grave que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa em crianças pequenas, pessoas com idade acima de 65 anos, e naqueles com problemas médicos tais como doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares crônicas.

Pode beijar uma pessoa com pneumonia?

Nesse caso, a pneumonia não é contagiosa. Entretanto, se for resultado de infecções virais, pode sim passar de pessoa a pessoa através do ar e do contato com secreções de pacientes contaminados, por meio da tosse, espirro e saliva.

Quanto tempo pode durar uma pneumonia?

Além disso, tem influência em fatores como: tempo de internação, resistência bacteriana, efeitos adversos de medicações, e custos. No entanto, a duração usual de tratamento antimicrobiano, amplamente difundida, de 5 a 10 dias, não possui embasamento científico.

O que se deve evitar quando se tem pneumonia?

Além de estar atento ao que comer para acelerar a recuperação da pneumonia, também é importante lembrar de evitar a o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e pioram a doença, como frituras, doces, alimentos ricos em gordura e carnes processadas como bacon, linguiça, presunto e salsicha.

O que é um princípio de pneumonia?

O princípio de pneumonia é o nome que se dá quando a pneumonia é diagnosticada ainda no começo e, por isso, a infecção nos pulmões ainda se encontra pouco desenvolvida, sendo mais fácil de tratar e tendo maiores chances de cura.

Quanto tempo leva para a pneumonia se manifesta?

É importante lembrar que essa doença pode ter evolução muito rápida. A pessoa está bem, mas, dali a algumas horas, a infecção se manifesta e é preciso procurar atendimento médico sem demora. Drauzio – Às vezes, os leigos falam que a pessoa teve um início de pneumonia.

São sintomas predominantes iniciais na pneumonia?

Sintomas da pneumonia
  • Tosse com ou sem catarro.
  • Dor no peito.
  • Falta de ar.
  • Febre.
  • Dor de cabeça e no corpo.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.

Como se contrai a pneumonia viral?

A pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões e é causada pela penetração de um vírus no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, nos interstícios, espaço entre um alvéolo e outro.

Quais os tipos de pneumonia e seus sintomas?

Entre os variados sintomas da pneumonia, destacam-se:
  • Mal-estar generalizado;
  • Febre.
  • Dor no peito;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Tosse seca ou com catarro amarelado ou esverdeado;
  • Prostração (fraqueza);
  • Náuseas e vômito;
  • Suores intensos, principalmente à noite.

Quanto tempo para curar pneumonia bacteriana?

​Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.

Quais as complicações que a pneumonia pode causar?

Complicações da pneumonia

A complicação mais comum da pneumonia é o derrame pleural. Os pulmões são revestidos por duas membranas, as pleuras. O derrame pleural é o acúmulo de líquido entre essas membranas. Algumas vezes esse líquido pode se transformar em pus, que deverá ser drenado para o controle da infecção.

Como saber se estou morrendo de pneumonia?

- Os principais são dor torácica e febre. A diferença para a gripe comum é que, na pneumonia, a dor é semelhante a "pontadas" quando se respira. Além disso há tosse, expectoração e dificuldade de respirar.

Quais as chances de morrer de pneumonia?

A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos. Para se ter uma ideia, segundo matéria publicada no Viva Bem do Portal UOL, a pneumonia é a doença que mais mata crianças com até cinco anos no mundo. No Brasil, ela afeta 900 mil pessoas e causa 100 mil mortes por ano.

Artigo anterior
Quais são os projetos sustentáveis?
Artigo seguinte
Qual a principal precaução que devemos ter com o sistema respiratório?