Qual pronome relativo de que?

Perguntado por: Fernando Henrique Valente Domingues  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivalente a do qual, de que, de quem.

Qual pronome de que?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Que ou a qual?

A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Quando se usa o qual?

À qual é utilizado quando há alguma situação que exija a presença da preposição a, como verbos, adjetivos e substantivos que estabelecem regência com essa preposição. Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.

Pronomes relativos [Prof. Noslen]

43 questões relacionadas encontradas

Em que ou o qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Por que substitui pelo qual?

Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”. ... No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”.

Como saber se o que é pronome relativo ou conjunção?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Quais ou qual?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Quando se usa no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Que é ao qual?

A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Qual é a classe gramatical de que?

Gramática. As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. ... A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

Qual a função do pronome QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. Não pare agora... ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Que é Que tipo de pronome?

São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas; Pronomes relativos: são empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

O que é uma conjunção exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Quais são as conjunções?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

O que são pronomes relativos e exemplos?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu.

Quais os pronomes relativos em inglês?

O que são e como usar os pronomes relativos em inglês?
  • Who. “Who” é usado para falar de pessoas. ...
  • Whom. “Whom” também é usado para falar de pessoas, atuando como o nosso “quem” e com um ar mais formal. ...
  • Whose. ...
  • Which. ...
  • Where. ...
  • When. ...
  • That.

O que é pronome relativo exemplos em frases?

O pronome relativo quem é usado para fazer referência para pessoas ou coisas personificadas. Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história.

Como usar os 4 porquês?

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Artigo anterior
Quem não pode ter CNH?
Artigo seguinte
Como queimar 800 calorias?