Quais são os remédios gratuitos pelo governo?

Perguntado por: Santiago Domingues de Morais  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.

Quais medicamentos o SUS fornece gratuitamente?

Os medicamentos que podem ser encontrados gratuitamente nas farmácias populares no Brasil são os que tratam doenças crônicas, como por exemplo, diabetes, hipertensão e asma.

Quais são os remédios que o governo da?

São medicamentos para hipertensão, asma, diabetes, colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, além de contraceptivos. Na rede pública de saúde, o ministério ampliou a lista de medicamentos do SUS para 810 itens.

Onde conseguir remédio de alto custo de graça?

Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes. Mas, a indicação será sempre feita e acompanhada por médicos, após consultas.

Como saber se tem medicamento no posto de saúde?

Munícipes podem acessar por meio do site ou pelo aplicativo para Smartphone. O Aqui tem Remédio é uma ferramenta de busca georreferenciada desenvolvida para auxiliar a população a encontrar em quais unidades do serviço público municipal de saúde se encontram os medicamentos necessários.

Como conseguir remédios de GRAÇA ou com DESCONTÃO facinho pelo Farmácia Popular

38 questões relacionadas encontradas

Como consultar lista de medicamentos?

O consumidor pode procurar pelo nome de marca do medicamento ou pelo princípio ativo. Optando pelo princípio ativo, serão listadas todas as apresentações disponíveis no mercado, sejam elas de medicamentos genéricos ou com nomes de marca na coluna Medicamento (laboratório) da versão PDF da lista da CMED.

O que precisa para pegar remédio no posto de saúde?

Os medicamentos devem ser retirados em um Centro de Saúde (posto), sendo necessárias duas vias da receita (a original e uma cópia), além da carteira de identidade. Caso outra pessoa vá retirar os medicamentos para você, será preciso apresentar a identidade dela também.

Como conseguir medicamento pelo Ministério Público?

Documentação para dar entrada em solicitação de medicamentos excepcionais
  1. Documento de identidade RG e CPF.
  2. Comprovante de residência – se este não estiver no nome do assistido é preciso comprovar o vínculo familiar por documentos (RG, certidão de casamento, etc.)

Como se cadastrar para receber remédio do governo?

É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O cidadão deverá criar uma senha. O app consulta a data do último comparecimento.

Quem tem direito ao remédio de alto custo?

A pessoa que precisa de um remédio de alto custo deve ter um laudo médico e receita médica especificando o remédio necessário, sua patologia etc. É bom que tenha o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser feito em um posto básico de saúde.

Quem tem direito a remédio de graça?

Todo brasileiro tem direito por lei a receber remédios do Sistema Único de Saúde, sejam eles básicos (para hipertensão e diabetes, por exemplo), estratégicos (ex: aids, tuberculose e hanseníase) ou especializados (para os casos mais raros).

Para que é indicado topiramato?

Segundo a bula, para que serve o topiramato quer dizer na prática que este medicamento é indicado para: Epilepsia (tanto na monoterapia, como na terapia adjuvante) Crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária e crises tônico-clônicas generalizadas primárias.

Quais os antidepressivos que o SUS fornece?

Remédios como os antidepressivos fluoxetina e clomipramina, o antiepilético clonazepam e o antipsicótico quetiapina, por exemplo, são entregues de graça nas Unidades Básicas de Saúde e em outros estabelecimentos designados pelas secretarias de saúde dos municípios.

O que o SUS fornece?

Além da vacinação, o SUS garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia, transplante de órgãos, entre outros.

Como faço para me cadastrar no programa Farmácia Popular?

Para ingressar no Programa, o estabelecimento interessado deverá acessar a página da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/farmaciapopular), onde irá efetuar o seu pré-cadastro e, em seguida, seu cadastro on line.

Como cadastrar medicamentos no laboratório?

Basta entrar diretamente no site do programa de apoio ou no site da empresa. Caso tenha dificuldade para encontrar o local para fazer o cadastro, o cliente pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório e se informar sobre como proceder para se cadastrar.

O que devemos fazer caso algum medicamento esteja em falta?

Contatar o departamento de assistência social do estabelecimento de saúde. Os profissionais podem indicar soluções e orientar o paciente. Caso se verifique que o medicamento que faz parte dos protocolos assistenciais está em falta na unidade, é conveniente notificar o caso para o Ministério Público.

Como entrar na Justiça para conseguir remédio?

Como pedir medicamentos na justiça?
  1. Ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível, se o valor total do tratamento (incluindo o medicamento) não ultrapassar 40 salários mínimos no período de 12 meses.
  2. Ingresse na justiça comum, com o auxílio de um defensor público ou advogado.

Como entrar com pedido de medicamento de alto custo?

Como ter acesso aos medicamentos

O primeiro passo é ter o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser requerido em uma das Unidades Básicas de Saúde habilitada a emitir o Cartão. Será necessário apresentar um documento de identidade válido, o CPF e um comprovante de residência.

Como conseguir tratamento médico pela Justiça?

Entre os documentos básicos necessários para entrar com uma ação judicial para obter o tratamento médico, podemos citar:
  1. Documentos pessoais do paciente (RG, CPF, CNH)
  2. Carteirinha do Plano de Saúde;
  3. Relatório médico que comprove a necessidade do tratamento.
  4. Negativa do plano de saúde.

Quem pode pegar remédio no posto?

Quem pode solicitar medicamento gratuito pelo SUS? Desde que apresente a receita médica e o Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME) fornecido pelo médico, o paciente pode fazer a solicitação do medicamento pelo SUS gratuitamente.

Para que serve o remédio prednisona?

A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.

Para que se usa fluoxetina?

A medicação pode ser prescrita para adultos, com o objetivo de aliviar sintomas relacionados às seguintes condições: Depressão (associada ou não à ansiedade) TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) Transtorno de pânico.

Quais medicamentos são distribuídos pela Farmácia Popular?

Entre os medicamentos oferecidos, os mais conhecidos são: sinvastatina, timolol, budesonida, alendronato, carbidopa, metformina, glibenclamida, insulina, atenolol, captopril, losartana, propranolol, hidroclorotiazida e enalapril.

Artigo anterior
Quem trouxe a jaca para o Brasil?
Artigo seguinte
O que Anísio Teixeira defendia?