Qual principal fator de risco para a doença aterosclerótica?

Perguntado por: Érika Alice Correia Tavares Pinheiro  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Causas e fatores de risco
Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.

Quais são os fatores de riscos associados à dislipidemia?

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento das dislipidemias ressaltam o sexo, a idade, o habito de fumar, a composição corporal, o consumo alimentar, alterações nos níveis de glicemia e pressão arterial.

Quando ocorre a ruptura da placa aterosclerótica?

A ruptura da placa envolve a secreção de metaloproteinases, catepsinas e colagenases por macrófagos ativados na placa. Essas enzimas digerem a capa fibrosa, especialmente nos membros, causando adelgaçamento da capa e, finalmente, a ruptura. As células T da placa contribuem com a secreção de citocinas.

Por que a hipertensão arterial associada a dislipidemia são os principais fatores de risco para aterosclerose?

O papel da dislipidemia na deflagração da aterosclerose coronariana está bem estabelecido. Em especial, níveis elevados do colesterol total e LDL, redução nos níveis do colesterol HDL e aumento dos níveis de triglicérides, podem induzir à doença coronariana.

Quais são as principais artérias envolvidas na patologia da aterosclerose?

A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado.

Doença aterosclerótica e Fatores de Risco

21 questões relacionadas encontradas

Qual a patogenia da aterosclerose?

Fisiopatologia. A lesão aterosclerótica nas artérias, que começam silenciosamente na infância, ocorrem primariamente a partir de dois processos: acúmulo de colesterol e a proliferação de células musculares lisas na túnica íntima.

Quais são as causas mais conhecidas da aterosclerose?

Causas e fatores de risco da aterosclerose
  • Pressão alta.
  • Diabetes.
  • Tabagismo.
  • Obesidade.
  • Sedentarismo.
  • Predisposição genética.

Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão?

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
  • Fumo.
  • Consumo de bebidas alcoólicas.
  • Obesidade.
  • Estresse.
  • Elevado consumo de sal.
  • Níveis altos de colesterol.
  • Falta de atividade física;

Por que os pacientes diabéticos apresentam dislipidemias riscos de infarto e acidentes vasculares bem como ateroma?

Isso ocorre devido à presença de níveis altos de lipídeos, ou gordura no sangue, que eleva consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC) em diabéticos.

Por que a lipoproteína A pode ser considerada fator de risco para as doenças cardiovasculares?

Como a Lp(a) é similar ao LDL, ela tem o potencial de causar aterosclerose por mecanismos parecidos (entrar na parede vascular, sofrer oxidação, etc). Há vários outros mecanismos que são propostos para explicar o aumento do risco cardiovascular caudado pelos níveis aumentados de Lp(a).

Que exames podem identificar o paciente vulnerável a ruptura da placa?

A PCR pode refletir um maior processo inflamatório ou talvez identificar um fenótipo de alto risco para aterosclerose com inflamação em atividade ou ainda com placas ateroscleróticas vulneráveis à ruptura.

Como a aterosclerose atua com um fator de predisposição aos aneurismas tromboembólicos?

O tabagismo e a aterosclerose

Parar de fumar também diminui o risco de morte após cirurgia de revascularização do miocárdio ou de um ataque cardíaco, além de reduzir o risco de doenças e de morte em pessoas que têm doença arterial periférica. Os benefícios de parar de fumar começam imediatamente a aumentam com o tempo.

Quais os locais mais comuns do aparecimento de doença aterosclerótica?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Quais são as possíveis causas de dislipidemia?

Causas das dislipidemias

Dislipidemia primária - surge devido à fatores genéticos. Normalmente, o pai ou a mãe também têm dislipidemia. Dislipidemia secundária - pode ser causada por outras doenças, como diabetes, por uso de medicações, como diuréticos e corticoides.

Qual lipoproteína está elevada levando a piora do quadro de aterosclerose do paciente?

Ocorre elevação da lipoproteína X, com mensurações aumentadas de LDL. Ocorre por extravasamento do colesterol biliar e fosfolípides na circulação. Apesar dessa dislipidemia ser associada com aumento da hiperviscosidade, a associação com aumento de eventos cardiovasculares é indefinida.

O que os Quilomicrons transportam?

Os quilomícrons têm a função de transportar ácidos graxos da dieta para os tecidos onde eles serão consumidos ou armazenados como combustível.

Qual a importância de avaliar o risco cardiovascular em pacientes com DM HAS e dislipidemias?

Em função do maior risco cardiovascular na população em estudo, o controle destes fatores de risco assume significativa importância na prevenção do desenvolvimento de perfis mais aterogênicos, bem como das complicações associadas.

Qual outro fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes deveria ter sido investigado na consulta?

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NO DIABETES MELLITUS

Historicamente, o Framingham Heart Study definiu os fatores de risco clássicos como sendo DM, HAS, hipercolesterolemia, tabagismo e os não-modificáveis, como idade, sexo masculino e história familiar de DCV (37).

O que é HAS DM dislipidemia?

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Quais são os tipos de arteriosclerose?

Tipos da arteriosclerose
  • Aterosclerose - a aterosclerose afecta as artérias elásticas e grandes em que há uma formação do atheroma.
  • Esclerose calcificante central de Moenckeberg.
  • Arteriolosclerosis.

É possível reverter a aterosclerose?

Controlar a dieta e o estilo de vida juntamente com o remédios e colocando o colesterol na faixa pode diminuir o ritmo da progressão da aterosclerose e reduzir o volume das placas não calcificadas em comparação com o tratamento medicamentoso unicamente.

Como tratar aterosclerose naturalmente?

3 Remédios caseiros para combater a Aterosclerose
  1. Chá de cavalinha. Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. ...
  2. Água de berinjela com limão. ...
  3. Chá de ervas.

O que pode causar a aterosclerose?

Principais causas

O consumo frequente de alimentos ricos em gordura como bolos, biscoitos, alimentos industrializados ou processados, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue, que pode se acumular nas paredes das artérias, causando aterosclerose.

Qual a relação existente entre aterosclerose e doença cardiovascular?

As placas de ateroma se formam na camada íntima da parede vascular a partir da deposição de lipídios que resulta em um processo inflamatório crônico. A alteração da parede vascular interfere na hemodinâmica e acarreta outras patologias cardiovasculares.

Qual o papel da LDL na aterosclerose?

Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) penetram na parede do vaso, atravessando o endotélio, chegando à camada íntima da parede. Neste local são fagocitados. A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria.

Artigo anterior
O que é uma exportação indireta?
Artigo seguinte
É permitido trabalhar 9 horas por dia?