O que é uma exportação indireta?

Perguntado por: Rita Cardoso  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

A exportação indireta ocorre quando uma empresa adquire produtos de outra empresa com o objetivo de exportá-los. ... Nessa modalidade inclui-se a exportação via Tradings Companies e Empresas Comerciais Exportadoras. As Trading Companies e as Empresas Comerciais Exportadoras adquirem os produtos e exportam como seu.

O que é exportação direta ou indireta?

A diferença básica entre exportação direta e indireta é que, na exportação direta, não existe nenhum intermediário no processo, ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda externa. Já a exportação indireta ocorre com o intermédio de algum profissional ou empresa contratada para isso.

Quais empresas fazem exportação indireta?

Exportação Indireta é alternativa para empresas que iniciam no comércio exterior. A exportação indireta é aquela realizada com a interveniência de uma terceira empresa, seja uma trading company ou uma comercial exportadora.

Como funciona a atividade comercial da exportação indireta?

A exportação indireta é aquela que é intermediada por uma terceira empresa, geralmente uma empresa comercial exportadora ou trading company. Neste tipo de exportação, a empresa produtora não precisa se preocupar com o transporte dos produtos para o destino final, nem com os demais processos envolvidos na exportação.

Quais as vantagens da exportação indireta?

Vantagens da exportação indireta
  • praticidade e simplicidade, pois a empresa não precisa se preocupar com as etapas da exportação, as quais exigem determinada estrutura e funcionários especializados;
  • maior segurança, uma vez que os riscos da exportação ficam por conta da empresa que faz a intermediação;

CBW Export - Qual a diferença entre exportação direta e indireta?

20 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da exportação direta?

Vantagens
  • redução dos gastos com terceiros;
  • internacionalização da marca;
  • melhor margem de lucro a médio e longo prazo;
  • autonomia sobre as estratégias do processo de negociação internacional;
  • maior domínio do planejamento interno;
  • controle das demandas, pedidos e vendas;
  • contato direto com o importador.

Quais são as vantagens da exportação?

7 Vantagens Competitivas da Atividade de Exportação
  • Aumento da produtividade. ...
  • Redução da carga tributária. ...
  • Maior segurança contra oscilações. ...
  • Melhores condições de crédito. ...
  • Incentivo à inovação. ...
  • Aperfeiçoamento por contiguidade. ...
  • Valorização da imagem.

Como emitir nota fiscal de exportação indireta?

As exportações indiretas, aquelas cuja Nota Fiscal de Exportação é CFOP 7501, usada principalmente pelas Comerciais Exportadoras, possuem diversas peculiaridades na elaboração da DU-E – Declaração Única de Exportação. O Governo requer através da DU-E, que sejam vinculadas as Notas Fiscais dos Produtores Internos.

Como funciona a importação indireta?

A Importação Indireta é aquela operação de compra no exterior realizada através de uma Trading Company, uma empresa intermediária. Esta empresa poderá ter a exclusividade da operação do produto desejado ou ser apenas um facilitador (intermediário entre o importador e o exportador).

O que é comercialização indireta?

Formas de Comercialização Indireta

Esta modalidade requer a participação de uma empresa mercantil, que adquire mercadorias de indústrias ou produtores no mercado interno para posterior exportação.

Quais são os tipos de exportação?

O que é exportação?
  • Direta: exportação realizada pelo próprio produtor, que fatura diretamente em relação ao importador. ...
  • Indireta: exportação na qual a venda de produtos e serviços é realizada por empresas que os adquirem para exportá-los.

Quando ocorre a exportação?

A exportação perfeita ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo. ... Essas empresas podem ser: - trading companies; empresas comerciais exclusivamente exportadoras; empresa comercial que opera no mercado interno e externo; etc.

Como funciona a exportação direta?

A exportação direta ocorre quando o produtor é o responsável pelo faturamento do produto e pela exportação do mesmo. Essa operação requer maior nível de envolvimento do produtor e exige conhecimento sobre todos os aspectos que estão envolvidos no processo de exportação.

Por que se exporta?

Assim, as exportações, de modo geral, beneficiam o país como um todo, promovem o ingresso de divisas, a geração e manutenção de emprego e renda, o aumento na qualificação dos recursos humanos, a evolução e o crescimento do parque industrial e do universo empresarial como um todo.

O que é o contrato Assembly?

Consiste em contratar uma empresa no exterior para que ela fabrique seu produto em determinadas condições, geralmente com a marca da contratante e buscando ganhos de competitividade.

É mais vantajoso exportar diretamente ou indiretamente?

9. É mais vantajoso exportar diretamente ou indiretamente? Na exportação direta, a empresa evitar os custos com as intermediadoras e mantém um contato direto com o importador. ... Do contrário, a exportação indireta pode ser mais estratégica aos interesses da empresa.

Como funciona a importação por encomenda?

O que é a importação por encomenda? Trata-se de uma modalidade de importação onde a pessoa jurídica (importadora) é contratada com objetivo de promover, em seu nome e com seus recursos, o despacho aduaneiro de mercadoria estrangeira, com intuito de revenda à encomendante.

Como funciona a importação por conta e ordem de terceiros?

Art. 2º Considera-se operação de importação por conta e ordem de terceiro aquela em que a pessoa jurídica importadora é contratada para promover, em seu nome, o despacho aduaneiro de importação de mercadoria estrangeira, adquirida no exterior por outra pessoa jurídica.

O que é importação própria?

Na importação própria, o importador é o consumidor final antes de transformar ou revender tal mercadoria importada. Nesta operação, a empresa importa utilizando seus próprios recursos para a nacionalização dos bens.

Como emitir uma Nota Fiscal de exportação?

Nota Fiscal de Exportação: Como emitir sem erros
  1. A Nota Fiscal é um dos documentos obrigatórios na exportação. ...
  2. Dados da empresa emitente: O emissor da NF-E de exportação é o exportador, informe com cuidado os seguintes dados: CNPJ, razão social, endereço completo, inscrição estadual e municipal.

Como emitir Nota Fiscal de exportação direta?

Clique em “Registro de Nota Fiscal referente á exportação direta”. Preencha os campos a seguir com a quantidade de notas fiscais de remessa e o país de destino final das mercadorias. Não é permitida a emissão de um DCE para mais de um veículo. Preencha os campos a seguir com os dados das notas fiscais de remessa.

Que CFOP utilizar na nota de exportação?

7.501 – Exportação de mercadoria recebida com fim específico de exportação. O código CFOP 7.501 é muito usual em empresa Comercial Exportadora e Trading Companies. Ou seja,7501 é a cfop de exportação indireta.

Quais as vantagens em fortalecer nosso comércio exterior?

5 ótimas vantagens da exportação
  1. Acessar outros mercados. Exportar é destinar parte da produção para o mercado externo e, com isso, estender sua cartela de clientes para o exterior. ...
  2. Driblar crises econômicas nacionais. ...
  3. Aumentar produção e venda. ...
  4. Reduzir a carga tributária. ...
  5. Potencializar os lucros por meio do câmbio.

Qual é a grande vantagem para uma empresa se tornar exportadora?

Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).

Artigo anterior
O que é bom tomar antes de dormir para emagrecer?
Artigo seguinte
Qual principal fator de risco para a doença aterosclerótica?