Qual prazo para impugnar penhora On-line?

Perguntado por: Vicente Miranda  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

854, § 3º, inciso I, do Código de Processo Civil, incumbe ao executado, no prazo de 5 (cinco) dias, comprovar que as quantias tornadas indisponíveis são impenhoráveis.

Qual o prazo para impugnar a penhora On-line?

Assim, o executado, após a intimação para pagar a dívida, terá o prazo 30 dias úteis para apresentar a impugnação, ou seja, 15 dias para realizar o pagamento voluntário, e mais 15 dias para a impugnar o cumprimento da sentença, contando-se o prazo independentemente de penhora ou depósito.

Qual o prazo para impugnar bloqueio Sisbajud?

O prazo para o executado oferecer impugnação ao bloqueio realizado via sistema BacenJud é de cinco dias, contados a partir de sua intimação do bloqueio eletrônico, sendo certo que sua apresentação extemporânea implica em não se conhecer da impugnação.

Qual o recurso cabível contra a penhora On-line?

O devedor que é alvo de decisão de penhora pode interpor diretamente o recurso de agravo de instrumento sem a necessidade de usar a impugnação prévia por meio de petição, que está prevista no artigo 525, parágrafo 11º do Código de Processo Civil.

Quando é cabível impugnação a penhora?

A Impugnação à penhora é utilizada para liberar constrições judiciais sobre bens que não podem ser penhorados, de acordo com o Código de Processo Civil, por meio de uma petição simples intermediária dentro dos próprios autos executivos.

Qual tipo de conta a justiça não pode bloquear? Tem Conta Bancária à Prova de Bloqueios Judiciais? 🔓

20 questões relacionadas encontradas

Qual é o prazo para impugnação?

O prazo para entrar com uma impugnação ao cumprimento de sentença é de 15 dias e começa após o término do prazo do pagamento voluntário da sentença, que também é de 15 dias. Não é necessária nova intimação. No momento que um prazo termina, o outro começa.

Qual o prazo para impugnação?

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação? O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

O que acontece depois da penhora online?

O que acontece depois da penhora online? Após a penhora online, o juiz verifica se o bloqueio ocorreu corretamente e, em seguida, solicita a transferência dos valores bloqueados para uma conta judicial. O credor pode então requerer a transferência desses valores para sua conta, efetivando o pagamento da dívida.

Qual o prazo para embargos à penhora?

Eles são cabíveis sempre que houver algum vício ou irregularidade na penhora, seja na sua legalidade ou na forma como se realizou. Por exemplo, se se realizou a penhora sobre um bem que é legalmente impenhorável, como o salário ou um bem de família, pode-se utilizar os embargos à penhora para contestar essa ação.

O que acontece se perder o prazo para impugnação?

Ultrapassado o prazo concedido para a prática de ato processual sem sua realização pela parte, tem-se operada a preclusão temporal, acarretando a perda do direito de praticá-lo posteriormente.

Quando começa a contar o prazo para réplica?

O Código de Processo Civil, estabelece que o prazo para a apresentação da replica é de 15 dias úteis, como já mencionado. Além disso, frisa-se que esse prazo é contado a partir da data da citação ou da publicação.

Qual a diferença entre embargos à penhora e impugnação a penhora?

Parte-se da ideia de que a impugnação é petição para resistir ao título judicial, ao passo que os embargos constituem ação autônoma para contrariar título extrajudicial.

Qual o prazo para Sisbajud?

O prazo padrão previsto no SISBAJUD para resposta de informações pelo SIMBA é de 30 dias, o qual poderá ser alterado selecionando as setas (5), já que no caso de extrato estruturado é demandado mais tempo para a instituição financeira responder.

Como funciona o processo de penhora online?

O Penhora Online foi desenvolvido pensando em interligar o Poder Judiciário ao Registro de Imóveis. O sistema permite realizar pesquisa de bens pelo CPF/CNPJ ou pedir uma certidão digital através do número da matrícula. É possível também a solicitação de Penhora, Arresto, Sequestro.

Pode impugnar penhora no rosto dos autos?

A reserva de crédito/penhora no rosto dos autos não pode ser impugnada no processo em que a ordem foi cumprida, devendo o exequente, devedor no outro processo, requerer, junto àquele juízo, o que for do seu interesse para sua defesa, observada a forma própria.

Quantas vezes posso pedir penhora online?

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera que, uma vez aceito o pedido de penhora on-line e caso tal medida não obtenha êxito, o novo pedido deve vir acompanhado com a devida justificativa, demonstrando eventual alteração econômica no patrimônio do devedor.

O que fazer após bloqueio Bacenjud positivo?

O primeiro passo após perceber o bloqueio judicial é ir atrás das informações que levaram a ele, como o número do processo e o montante que está congelado. Depois disso, é preciso procurar um advogado, pois apenas ele terá acesso ao processo, e entender de que forma a situação chegou a esse ponto.

Quem pode impugnar penhora?

Nos termos do art. 872 , § 2º do CPC , somente as partes detém legitimidade para impugnar o laudo de avaliação do imóvel penhorado.

O que acontece depois do Sisbajud?

A ferramenta funciona da seguinte forma: depois da emissão da ordem judicial pelo juiz, o Sisbajud envia arquivos às instituições financeiras com as determinações. Estas analisam e executam as ordens, comunicando os seus clientes sobre as medidas tomadas — como bloqueios ou transferências para contas judiciais.

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação?

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação? O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Como funciona a penhora online Sisbajud?

O Sisbajud é um sistema que apenas pode ser acessado por juízes e por funcionários públicos credenciados. Ao acessar o sistema, o juiz pode dar ordens para pedir informações, afastar sigilo bancário, realizar bloqueios e desbloqueios de contas, transferir valores, de reiteração e de cancelamento.

Como funciona a penhora On-line Teimosinha?

Nesse sistema, basta apenas uma emissão de ordem de penhora online, sendo o magistrado responsável por registrar a quantidade de vezes que a mesma ordem deverá ser repetida, então o mesmo passará a repetir automaticamente os bloqueios nas datas desejadas.

Como se livrar de uma penhora?

Em regra, a defesa e reversão da penhora ilicitamente realizada (como é o caso da penhora incidente sobre bens impenhoráveis) é feita no processo judicial em que ela foi decretada, sendo sempre necessária a assistência de um de advogado.

Qual o próximo passo após a impugnação?

O que acontece após a impugnação à contestação? Após a parte autora impugnar a contestação do réu, o processo tem como andamento o julgamento pelo juiz. Entretanto, pode acontecer de o juiz adiantar esta etapa ou ainda, extinguir o caso.

Quando se efetiva a penhora?

Quando o direito estiver sendo pleiteado em juízo, a penhora que recair sobre ele será averbada, com destaque, nos autos pertinentes ao direito e na ação correspondente à penhora, a fim de que esta seja efetivada nos bens que forem adjudicados ou que vierem a caber ao executado.

Artigo anterior
Como colocar Disney Plus na TV?
Artigo seguinte
Quanto tempo o NIC 2 pode virar câncer?