Qual prazo para distrato de contrato?

Perguntado por: Artur Nelson Moura de Magalhães  |  Última atualização: 22. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

180 dias, contado da data de desfazimento do contrato, nos casos em que não há patrimônio de afetação.

Qual o prazo para distrato de contrato?

Ele deverá notificar o proprietário (geralmente com 30 ou 60 dias de antecedência), informando a sua intenção de devolver o imóvel. Neste caso, poderá ou não haver multas de acordo com o que prevê o contrato.

O que diz a nova lei do distrato?

Agora a incorporadora poderá reter até 50% do valor pago pelo consumidor. Sancionada pelo então Presidente Michel Temer, a Lei nº 13.786/18, conhecida também como a nova Lei do "Distrato Imobiliário", entrou em vigor em 27 de dezembro de 2018.

Quanto tempo dura um processo de distrato?

Decorridos os 180 dias em questão, o comprador passa a poder solicitar o distrato de 100% dos valores pagos, em parcela única. Não há multas nesse caso porque a Justiça entende que, ao atrasar a obra, a construtora motivou o distrato e que, neste caso, o consumidor não deve ser penalizado.

Como funciona o processo de distrato?

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

DISTRATO DE CONTRATO DE COMPRA DE IMÓVEL

30 questões relacionadas encontradas

Como é feito o distrato de um contrato?

Procedimento para Distratar
  1. Comunicação entre as Partes. O primeiro passo é estabelecer uma comunicação clara e transparente entre os envolvidos. ...
  2. Revisão do Contrato Original. ...
  3. Elaboração do Termo de Distrato. ...
  4. Assinatura por Todas as Partes. ...
  5. Registro em Cartório (quando necessário) ...
  6. Cumprimento das Condições Estabelecidas.

Quando posso pedir o distrato?

O distrato da compra e venda do imóvel é um direito do comprador e pode ser exercido a qualquer momento, com a devida restituição da maior parte do que foi pago (em regra 90%).

Qual o prazo para fazer um distrato de compra e venda?

A falta de qualquer item mencionado no artigo anterior resulta no prazo de 30 (trinta) dias para saná-lo, devendo ser dada ciência ao adquirente e caso não seja feito, é passível de rescisão contratual.

Qual o valor da multa por distrato?

Conforme comentamos no tópico anterior, antes da lei do distrato, o consumidor recebia de volta até 90% do valor pago. Com o início da vigência da lei, esse percentual diminuiu para 75%, permitindo que sejam descontados até 25% do valor total como multa de rescisão.

Sou obrigado a assinar um distrato?

Para encerrá-lo, deve haver um distrato do negócio jurídico, que deverá ser formalizado em um documento assinado por ambas as partes, seguindo a mesma forma utilizada no contrato anterior. É isso o que prevê o artigo 472 do Código Civil: Art. 472.

Quanto se perde em um distrato?

De acordo com a lei, quando o comprador pede o distrato de imóvel na planta, a construtora poderá descontar do valor a ser devolvido o seguinte: A comissão de corretagem; A multa pela desistência do negócio, que varia entre 25-50% dos valores pagos.

Qual é o valor do distrato?

Quando ocorrem processos judiciais que discutem a devolução do valor, os juízes variam a porcentagem de devolução do dinheiro. Se o comprador estiver devendo parcelas, ocorre a devolução de 75% dos valores; se estiver em dia com os pagamentos, ocorre a devolução de 80 a 90% dos valores.

O que diz a Súmula 543 do STJ?

A Súmula 543 estabelece que, na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou ...

Qual a diferença entre distrato e rescisão de contrato?

Resilição - Distrato, extinção do contrato por vontade das partes. Rescisão significa anular ou romper.

Como funciona o distrato em caso de desistência do contrato de prestação de serviços?

É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.

O que diz o artigo 472 do Código Civil?

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil. Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato.

É possível cancelar um contrato de compra e venda?

Posso desistir da compra? Pode. Em até 7 dias, o comprador pode exercer o chamado direito de arrependimento, e cancelar o contrato sem pagar multa. Depois desse prazo, é possível desistir da compra (cancelar o contrato) a qualquer momento, mas serão aplicadas multas contratuais.

Pode cobrar multa por quebra de contrato?

Cobrança de multa para rescisão contratual é cabível desde que prevista. Se estipulada de forma clara no contrato, não há abusividade na cobrança da multa de 30% para rescisões antecipadas.

Como desfazer um contrato de compra e venda no cartório?

O cancelamento de um contrato de compra e venda pode ocorrer em várias circunstâncias, tais como: Mútuo acordo das partes: Se ambas as partes concordarem em cancelar o contrato, devem formalizar essa decisão por meio de um instrumento escrito, preferencialmente por meio de um aditivo contratual ou um distrato.

Como funciona a Lei do distrato imobiliário?

De acordo com a legislação, o comprador tem direito a receber a restituição de até 50% dos valores pagos, desde que o imóvel esteja na planta ou em construção. Caso o imóvel já tenha sido concluído, a devolução pode variar entre 75% e 90% dos valores pagos, dependendo das negociações entre as partes.

Como rescindir um contrato particular?

A rescisão de contrato pode acontecer através de acordo entre as partes, no qual serão estabelecidos os seus termos, de forma amigável. Contudo, ela também pode ser solicitada por uma das partes. Neste caso, é preciso que haja uma notificação com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Como funciona o distrato de compra e venda?

O distrato imobiliário é a anulação do contrato de compra e venda de um imóvel. Essa solicitação de cancelamento pode ser feita tanto pelo comprador quanto pela incorporadora responsável pelo empreendimento imobiliário. O distrato de contrato imobiliário é um direito das partes envolvidas na transação imobiliária.

Quanto tempo demora um distrato imobiliário?

Prazo amplo de atraso sem multa

Se passar do prazo além desses 180 dias, o cliente pode desistir do imóvel, receber de volta tudo o que já pagou e a multa contratual, em valores revisados e corrigidos. O pagamento deve acontecer em até 60 dias corridos depois do pedido de distrato.

O que diz o artigo 475 do Código Civil?

Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

O que diz a Súmula 235 do STJ?

A conexão não implica na reunião de processos, quando não se tratar de competência relativa - art. 102 do CPC. A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.

Artigo anterior
É normal minoxidil arder?
Artigo seguinte
Quando um homem está flertando?