Qual poder garante o cumprimento das leis?

Perguntado por: Dinis Lucas de Castro  |  Última atualização: 17. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

O Poder Judiciário tem a incumbência de aplicar a lei em casos concretos, para assegurar a justiça e a realização dos direitos individuais e coletivos no processo das relações sociais, além de velar pelo respeito e cumprimento do ordenamento constitucional.

Qual o poder que faz cumprir as leis?

O Executivo administra, o Legislativo cria as leis e o Judiciário faz com que sejam cumpridas.

Qual poder é responsável pela execução das leis?

O Poder Executivo é responsável pela administração do Estado. Esse poder é representado por aqueles que têm funções governamentais e administrativas no Estado.

Qual é o papel do Poder Executivo?

O Poder Executivo, como o nome descreve, é direcionado à execução, responsável por realizar ações práticas e transformar em atos as leis promulgadas pelo Legislativo. Ele é representado pelos prefeitos e pelo presidente, responsáveis por administrar e governar para o bem-estar da população.

Qual é a função do Poder Legislativo?

No caso do Poder Legislativo sua função é criar e ordenar as leis que regem o país.? Além disso, também possui a responsabilidade de julgar e fiscalizar as ações do Poder Executivo a fim de certificar que está tudo de acordo com a Constituição Federal.

Poder Executivo (Direito Constitucional) - Resumo Completo

25 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha no Poder Executivo?

Poder Executivo no Brasil

O Poder Executivo brasileiro é representado pelo presidente da república e seus ministros; pelo governador e seus secretários estaduais; e pelo prefeito e seus secretários municipais.

Quem é responsável por criar leis?

Como nasce uma lei

Os deputados, o governador e em alguns casos o Tribunal de Justiça, o Procurador Geral de Justiça e os cidadãos, podem propor um projeto de lei ou outras proposições.

Qual é a função do Poder Legislativo Executivo e Judiciário?

O Legislativo tem a função de discutir as leis e negociar com a sociedade e o Executivo o formato dessas propostas para, finalmente, votá-las. Também cabe ao Legislativo fiscalizar o Executivo e representar vários setores da sociedade. O Judiciário é o Poder que faz os julgamentos.

Qual a função de cada um dos 3 poderes?

Os Três Poderes são uma teoria política que se consolidou no século XVIII e que foi adotada em nosso país. Os poderes são Executivo, Legislativo e Judiciário. Montesquieu, iluminista francês do século XVIII, propôs a divisão dos poderes para limitar a soberania dos monarcas.

Qual é a diferença entre os três poderes?

Tipicamente, o Executivo realiza concretamente as políticas públicas e executa as leis. O Legislativo cria normas e fiscaliza o Poder Executivo. Já o Judiciário busca garantir os direitos e o cumprimento das leis.

Quem tem o poder de mudar as leis?

Qualquer deputado ou senador, qualquer comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso Nacional, o presidente da República, o Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores, o procurador-geral da República e os cidadãos (iniciativa popular).

Quem zela para que as leis sejam cumpridas?

Uma das missões do Ministério Público Federal é fiscalizar o cumprimento das leis federais. Essa é mais uma forma de o MPF zelar para que as leis sejam cumpridas e os direitos dos cidadãos respeitados.

Quem fiscaliza o Poder Judiciário?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do Judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

Quem são os três poderes?

10 de agosto de 2017 às 00h00. Em âmbito geral o Estado é o poder que administra o país e aqui no Brasil esse Estado é dividido em três poderes: Executivo; Legislativo; Judiciário. Cada um desses poderes tem deveres específicos para cumprir junto à sociedade na busca por uma eficaz Gestão Pública.

Quais são os cargos que fazem parte do Poder Legislativo?

Resumo sobre Poder Legislativo

É representado pelos cargos de deputado (estadual, distrital e federal), senador e vereador. Seus representantes são eleitos por voto popular, e a eleição baseia-se no sistema proporcional.

O que fazer quando a lei não é cumprida?

Qualquer cidadão pode apresentar uma denúncia à Controladoria-Geral da União (CGU). Também o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) têm competência para controlar e fiscalizar o cumprimento da legislação em âmbito federal.

Qual é a função de uma lei?

Considerada como primeiro instrumento do Estado Democrático de Direito, a lei sustenta os pilares e orienta os caminhos da democracia. A data enfatiza a importância do conhecimento da legislação pela população.

Quem é o chefe do Poder Executivo do Brasil?

O principal representante do Executivo é o presidente da República, que desempenha o papel de chefe de Estado e de Governo.

Quais são os órgãos do Poder Executivo?

Autoridades
  • Autoridades federais. Presidente e Vice; Ministros.
  • Autoridades estaduais. Governadores e Vices; Secretários Estaduais.
  • Autoridades municipais. Prefeitos e Vices; Secretariado.

Qual dos três poderes fiscaliza?

Poder Legislativo

Dessa forma, é de sua responsabilidade legislar e criar políticas públicas, acompanhar a administração do governo e fiscalizar o uso do dinheiro público.

Quem fiscaliza os juízes?

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável pela orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do País.

Quem controla o poder legislativo?

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.

Como saber se a lei é federal ou estadual?

A primeira coisa a ser identificada numa lei é a sua entidade de origem. Existem leis federais (e nacionais, mas esta diferenciação fica para um próximo texto), estaduais (e distritais, no caso de Brasília) e municipais. Essa identificação vai indicar qual o espaço geográfico de incidência daquela lei.

Qual é a segunda lei do poder?

Lei 2: Nunca confie demais nos amigos, aprenda a usar os inimigos. Os amigos, rapidamente, o trairão. Portanto, contrate pessoas que, no passado, se colocaram como seus inimigos ou rivais: eles serão mais leais.

Qual a diferença de Poder Legislativo e Judiciário?

O Poder Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo. JUDICIÁRIO - O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

Artigo anterior
Como dar cor e brilho a resina?
Artigo seguinte
Como por em tela cheia pelo teclado?