Qual período compreende a Grécia Antiga?

Perguntado por: Cátia Ariana Santos Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Que período compreende a Grécia Antiga?

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.

Quantos períodos tem a Grécia Antiga?

A origem da Grécia Antiga

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

São períodos gregos?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Quais são os 4 períodos que a Grécia Antiga está dividida?

A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos: Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.) Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico.

Grécia Antiga (Resumo Completo) - Estudante Eficiente

32 questões relacionadas encontradas

O que foi o período pré-homérico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

O que significa o termo Oikos?

O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.

Quais são os cinco períodos da história da Grécia antiga caracterize os?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Quais os períodos da organização política grega?

Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C. Homérico – do século XII ao século VIII a.C. Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.

O que são os gregos?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C. O período grego não mencionado nas alternativas foi o Arcaico (800-500 a.C.).

Como se divide a sociedade grega?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Como está dividido o território da Grécia Antiga?

A Grécia dividia-se em: continental, situada na região meridional da Península Balcânica; peninsular, separada da Grécia continental pelo golfo de Corinto; insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo; e asiática, formada após a colonização da Ásia Menor.

Como foi o Período Homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.

Como surgiu a Grécia Antiga resumo?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

Quais as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Como era a organização política dos gregos?

Grécia Antiga: organização política

A civilização da Grécia Antiga era organizada em cidades-Estado. Essas cidades chamadas de pólis, eram como países independentes, que possuíam o próprio tipo de governo. Algumas dessas cidades-Estado eram: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, Argos, Mégara, Mileto, Éfeso e Delfos.

Como se organizavam politicamente os gregos?

Na Grécia Antiga, cada pólis se organizava de acordo com os interesses de sua classe dominante. Em Esparta sobressaiu o caráter militar do dórios que colonizaram a Lacônia, região da Grécia onde se localizava a cidade-Estado espartana. ... Hilotas: Eram a base da sociedade espartana e viviam em condições servis.

Qual é a organização política mais relevante da Grécia Antiga?

A base da organização política dos gregos foi a cidade-Estado ('polis'). Cada 'polis' possuía completa autonomia em relação às demais, tendo seu governo próprio, seu culto local, sua força militar e vida econômica própria. Cada cidade-Estado ('polis') era uma unidade política totalmente independente.

Quais são as características da Grécia Antiga?

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania.

Quais são as características fundamentais do território grego?

A Grécia é um país localizado na porção sul da Europa, fazendo fronteira com a Albânia, a Macedônia e a Bulgária, ao norte, e com a Turquia, a nordeste. O país é banhado a leste pelo Mar Egeu, ao sul pelo Mar de Creta e a oeste pelo Mar Jônico, todos esses mares pertencentes ao Mar Mediterrâneo.

Quais as principais características da cidade de Atenas?

É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia. A pólis (ou cidade-estado) de Atenas estava localizada na península Ática, uma região do litoral grego muito acidentada e com poucas terras férteis.

O que significa oikos de Deus?

O que é Oikos:

O oikos da Grécia Antiga era similar aos feudos medievais, grandes propriedades rurais ou casas dominadas por um senhor, que abrigavam súditos e uma população local livre que obedecia as ordens do senhor do oikos, mas que tinham a liberdade para abandonar o local quando quisessem.

O que significa oikos e cidade-estado?

O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).

O que é oikos e pólis?

Enquanto a polis é o âmbito do político e do público, oikos é o âmbito do privado, o espaço em que o indivíduo age como membro de uma família e, como tal, defende seus interesses particulares, tendo deveres a cumprir em relação aos membros de sua família, às suas tradições e também em relação aos seus bens.

Artigo anterior
Quantos grupos existem na Tabela Periódica?
Artigo seguinte
Como concluir o ensino fundamental gratuito?