Qual passaporte usar dupla cidadania?

Perguntado por: Joana Letícia Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Se você vai viajar para o país do qual possui nacionalidade, também deverá apresentar o seu documento emitido pelas autoridades desse país. Por exemplo: se você tem dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, vai passar pela imigração brasileira utilizando o seu passaporte brasileiro.

Quem tem dupla cidadania precisa de passaporte?

Basta um documento de identificação de cidadania brasileira e o passaporte português. Não é necessário o passaporte brasileiro.

Como provar que tenho dupla cidadania?

Como solicitar a dupla cidadania
  1. Certidão negativa de naturalização (CNN) emitida pelo Ministério da Justiça;
  2. Certidão de nascimento do requerente;
  3. Certidão de casamento;
  4. Certidão de óbito;
  5. Certidão de nascimento do descendente naturalizado.

Como faz para viajar com 2 passaportes?

Superior Tribunal Eleitoral 15) Posso ter mais de um passaporte brasileiro válido? Não. Em nenhum caso é permitido.

Quem tem dupla cidadania pode viajar para Europa?

1 – Viajar pela Europa tendo dupla cidadania

Cidadãos europeus podem circular pelos países da União Europeia tranquilamente, sem necessidade de visto e nem mesmo de um passaporte, basta um documento de identificação com foto e dentro da validade. Só sua carteira de identidade já vale.

Como Viajar Com a Dupla Cidadania - Passaporte Italiano e Passaporte Brasileiro

40 questões relacionadas encontradas

Quem tem dupla cidadania pode entrar em Portugal?

Precisa de visto para morar em Portugal com cidadania europeia? Não precisa. Quem tem cidadania de algum país europeu não precisa solicitar um visto para morar em Portugal. Essa é uma das principais vantagens de ter cidadania europeia (a seguir falamos sobre outros benefícios).

Quem tem dupla cidadania pode viajar para Portugal?

Por exemplo: se você tem dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, vai passar pela imigração brasileira utilizando o seu passaporte brasileiro. Ao chegar em Portugal (ou na União Europeia), deverá apresentar o documento português, afinal, é o país do qual você também é cidadão.

Pode usar dois passaportes?

Quem tem dois documentos, pode utilizar os dois numa mesma viagem – não é crime. Apresente sempre o seu passaporte brasileiro na saída do Brasil, no guichê da Polícia Federal.

É possível ter dois passaportes?

Primeiro é relevante salientar que ao viajar com dois passaportes, você não está cometendo crime algum. Mas, é bom que você saiba o momento ideal para utilizar cada um de seus documentos e aprenda a fazer essa avaliação se informando das leis e procedimentos de entrada e saída do país que você vai visitar.

É possível ter mais de um passaporte?

Segundo a constituição brasileira, cidadãos brasileiros podem ter duas ou mais nacionalidades e consequentemente possuir mais de um passaporte. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam qual é o melhor passaporte para utilizar nas viagens, para solicitar algum visto ou fazer um intercâmbio…

Como conseguir dupla cidadania pelo sobrenome?

Possuir um parente ascendente pode facilitar o processo de requerer a cidadania portuguesa, para isso é necessário provar a ligação sanguínea.
...
O cidadão deve preencher os seguintes requisitos:
  1. Ser emancipado de acordo com a lei portuguesa ou ser maior de idade;
  2. More legalmente no país há mais de 5 anos;
  3. Saber o idioma;

Quem tem cidadania italiana precisa de passaporte brasileiro?

A posse do reconhecimento da cidadania italiana gera o direito de ter o passaporte italiano. Portanto é necessário primeiro fazer o processo de cidadania italiana para depois obter o passaporte. Muitos italianos não possuem o passaporte italiano, assim como muitos brasileiros também não possuem o passaporte brasileiro.

Quem tem dupla nacionalidade precisa de RNE?

Sempre que for realizar uma viagem o brasileiro que possui dupla nacionalidade deve ter em mãos os seguintes documentos: Passaporte brasileiro válido; Passaporte da sua outra nacionalidade válido; RG (atualizado e com boa aparência para identificação);

O que fazer com dupla cidadania?

O processo para dupla cidadania é um processo burocrático, por isso é importante se atentar às condições dos países que você tentará o visto. Após reunir todos os documentos e consultar todas as exigências que o país pede, você deve ir ao Consulado para resolver todos os recursos.

Quantos passaportes uma pessoa pode ter?

A boa notícia é que o brasileiro pode ter mais de uma nacionalidade! Segundo a Constituição Federal Brasileira: “Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros.

O que é ter dupla nacionalidade?

Dupla nacionalidade comumente referida também como dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais concomitantemente.

O que significa ter dupla nacionalidade?

Cidadania múltipla é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois ou mais Estados nacionais, concomitantemente. A situação mais comum é a da dupla cidadania, i.e., um cidadão que é titular da nacionalidade de dois países.

Quais países o passaporte italiano não precisa de visto?

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

Quanto tempo posso ficar nos EUA com passaporte europeu?

Agora, mesmo sendo cidadão europeu, você vai precisar solicitar um visto quando: pretende estudar, quer permanecer nos Estados Unidos por mais de 90 dias, tem antecedentes criminais ou sofre de alguma doença infectocontagiosa.

Como entrar no Brasil sem passaporte?

O Brasil possui convênios com países do Mercosul e da América do Sul, que permitem aos seus cidadãos viajar sem passaporte, portando apenas o Documento de Identidade (RG).

Qual a vantagem de ter dupla cidadania portuguesa?

Além da vantagem da moradia, ter a cidadania portuguesa também dá a possibilidade de se frequentar universidades e cursos em todos os países-membros da União Europeia por um custo bem mais baixo – o mesmo que cidadãos europeus pagam, tendo em vista que um estrangeiro não desfruta do benefício do “desconto” no ensino.

Como comprovar dinheiro para entrar em Portugal?

Comprovante de meios de subsistência:

Isto engloba tudo o que sirva para comprovar que o cidadão brasileiro tem forma de se sustentar em Portugal, desde dinheiro, cartões de crédito internacionais ou cheques.

Quais são as exigências para entrar em Portugal?

Existem várias opções de como permanecer legalmente em Portugal:
  1. Dupla Cidadania Portuguesa.
  2. Visto de Estudante.
  3. Visto de Trabalho.
  4. Visto de Empreendedor e Golden Visa.
  5. Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo)
  6. Autorização de Residência Permanente.

Como entrar em Portugal com cidadania portuguesa?

Os estrangeiros que vivam em Portugal de forma legal há pelo menos 05 anos possuem direito ao pedido de cidadania portuguesa por tempo de residência legal. Esse tempo passa a contar a partir do momento em que a pessoa recebe o título de residência legal no país.

Quem tem RNE pode ter RG?

Quem tem RNE pode ter RG? Quem tem RNE pode ter o RG se conseguir ou puder ser naturalizado no Brasil. Isso porque o RNE-CRNM é dedicado ao estrangeiros que têm residência temporária ou permanente no Brasil, ou seja, é o documento que atesta a identidade, mas não necessariamente de pessoa naturalizada.

Artigo anterior
Como dormir depois de colocar brinco?
Artigo seguinte
O que é feito linha de pesca?