Qual país com a maior inflação do mundo?

Perguntado por: Liliana Jéssica de Costa  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

Entre as maiores do mundo
A taxa de inflação no Brasil (10,7%), segundo a OCDE, está atrás apenas da Argentina (50,9%), Turquia (36,1%) e Estônia (12,1%).

Qual a pior inflação do mundo?

Mesmo tendo divulgado a inflação apenas até novembro, a Argentina ocupa o primeiro lugar no ranking das maiores inflações globais desse grupo, com alta de preços de 51,2%.

Qual é a inflação do Brasil?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, apresentou alta de 0,73% em dezembro, acumulando aumento de 10,06% em 2021. Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual a maior inflação da América do Sul?

Na Argentina, a inflação atingiu 51,2% nos 12 meses até novembro; na Venezuela, bateu impressionantes 2.700%, conforme a projeção do Fundo Monetário Nacional (FMI) para 2021 fechado.

Qual a inflação mais alta do Brasil?

O IPCA ficou em dois dígitos em 2021, com alta de 10,06%, o maior aumento desde 2015 (10,67%), e superou em muito o teto da meta de inflação (5,25%) – o centro era de 3,75%.

Países com as Maiores Taxas de Inflação do Mundo

25 questões relacionadas encontradas

Quem mais sofre com a inflação?

Pesquisa EXAME/IDEIA mostra que a alta nos preços de itens básicos é mais sentida pelas classes sociais mais vulneráveis. O aumento da inflação no Brasil, com o IPCA, índice oficial de preços no país, tendo registrado alta de 10,25% no acumulado de 12 meses, tem impactado a população de maneiras distintas.

Quanto está a inflação no Brasil 2021?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2021 a 10,06%. O resultado fica acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 5,25%, e é o maior em seis anos.

Quanto está a inflação no Brasil 2022?

IPCA, inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%

Instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central (BC) estimam, em boletim divulgado hoje (24), que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%.

Quanto está a inflação hoje 2022?

Pressionado por alimentos, o índice oficial de inflação no Brasil começou 2022 com alta de 0,54% em janeiro, informou nesta quarta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do maior resultado no mês para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em seis anos.

Qual o país com a menor inflação do mundo?

A taxa de inflação no Brasil (10,7%), segundo a OCDE, está atrás apenas da Argentina (50,9%), Turquia (36,1%) e Estônia (12,1%).

Qual a inflação da Alemanha?

Alemanha: taxa anual de inflação ao produtor atinge recorde de 24,2% em dezembro. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha saltou 24,2% em dezembro de 2021 ante igual mês de 2020, segundo dados publicados nesta quinta-feira pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

Porque a inflação afeta mais os mais pobres?

A alta no custo da energia elétrica e do gás de botijão foi o principal fator que fez a inflação pesar mais no bolso dos mais pobres. Além disso, a escalada do preço dos alimentos também tem impacto proporcionalmente maior para os estratos de menor renda.

Quais são as principais causas da inflação?

As causas da alta de preços

Inflação monetária: emissão de dinheiro fora do controle por parte do governo. Este é o conceito correto de inflação. Inflação de demanda: demanda por produtos (aumento do consumo) maior do que a capacidade de produção do país.

Como a inflação afeta a população mais pobre?

No caso das famílias de renda mais baixa, a inflação mais amena em 2020 é consequência das deflações de alguns subgrupos de alimentos, como hortaliças (4,8%) e ovos (1,1%), dos itens de vestuário (0,78%), mas também dos reajustes menos intensos da energia elétrica (0,27%) e do gás de botijão (0,52%).

Quais são os principais tipos de inflação?

Os principais tipos de inflação são:
  • Inflação de demanda. A inflação de demanda está ligada a uma das mais importantes leis da economia: oferta x demanda. ...
  • Inflação de custos ou inflação de oferta. ...
  • Inflação estrutural. ...
  • Inflação espiral. ...
  • Inflação global. ...
  • Inflação inercial. ...
  • Inflação reprimida. ...
  • Estagflação.

Quais são os principais indicadores de inflação?

IPCA, IGP-M, IPC-S: Conheça os principais índices de inflação do Brasil.

Quais são as duas forças principais que afetam a inflação?

Há duas forças principais que afetam a inflação: custos e demanda. Do lado dos custos, podemos citar reajustes nos preços dos chamados insumos básicos (como energia elétrica e combustíveis).

Por que razão a inflação penaliza os mais pobres pense na propensão média a consumir para responder?

A explicação para essa diferença no peso da inflação para famílias ricas e pobres está principalmente no aumento expressivo de preços de alimentos neste ano. O brasileiro viu diversos preços no mercado subirem nos últimos meses — apesar de vários alimentos terem ficado mais caros, o arroz ganhou destaque.

O que é inflação dos pobres?

Inflação para mais pobres é 15% superior à dos mais ricos no último ano, diz Ipea. ... O aumento de custos foi mais brando entre as famílias mais pobres, com renda domiciliar inferior a R$ 1.808,79 mensais: a variação dos preços passou de alta de 1,35% em outubro para elevação de 0,65% em novembro.

Como a inflação afeta as famílias?

Inflação atinge 10,63% para famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos, aponta Fipe. O aumento da inflação afeta de forma mais dramática as famílias com renda mais baixa, que sentem de forma diferenciada o peso da alta de preços de produtos e serviços básicos, como alimentação, energia eletrica e gás de cozinha.

Qual a taxa de inflação em Portugal?

Inflação em Portugal foi de 1,3% em 2021, um ano em que os preços tiveram um "forte movimento ascendente", diz o INE. A inflação média em 2021 foi confirmada pelo INE em 1,3%, com um aumento dos preços (homólogo) de 2,7% no mês de dezembro (uma décima menos do que tinha sido calculado anteriormente).

Qual a inflação no Japão?

TÓQUIO (Reuters) – O núcleo dos preços ao consumidor do Japão subiu 0,5% em dezembro em relação a um ano antes, avançando pelo segundo mês consecutivo e ao ritmo mais rápido em quase dois anos, num sinal de ampliação da pressão inflacionária em meio aos custos crescentes de combustíveis e matérias-primas.

Qual a inflação da China?

O índice de preços ao consumidor subiu 0,9% em 2021, de 2,5% em 2020. “A inflação mais baixa abre espaço para o governo afrouxar as políticas monetárias mais. A probabilidade de um corte de juros está aumentando, na nossa visão”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, em nota.

Qual é a inflação na Argentina?

A Argentina encerrou o ano com a inflação em 50,9%, comunicou o Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos) nesta 5ª feira (13. jan. 2022).

Qual a inflação de Cuba?

O aumento dos preços ao consumidor fechará em torno de 70% em 2021 em Cuba, informou nesta terça-feira (21) o ministro da Economia, Alejandro Gil, ao apresentar seu relatório à Assembleia Nacional do Poder Popular, o Parlamento cubano.

Artigo anterior
O que é o exame Coombs Direto?
Artigo seguinte
O que fazer para curar neuropatia dos pés?