Qual óleo usar depois que o motor foi retificado?
Perguntado por: Camila Santos Faria | Última atualização: 10. März 2025Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)
O ideal é que você sempre opte pela utilização dos óleos recomendados pela fabricante do seu veículo. Dessa forma, você não prejudica o funcionamento e a durabilidade do motor. Mas, caso a retífica tenha acontecido há pouco tempo, é melhor usar um óleo com baixa viscosidade, como o 15W40, por exemplo.
Qual óleo usar para motor retificado?
Qual óleo usar no motor retificado? Geralmente, é o mesmo óleo recomendado pelo fabricante. Porém, em alguns casos, pode ser melhor usar um óleo mais ou menos viscoso, o que irá depender da folga entre as peças do automóvel.
Como amaciar o motor que foi retificado?
Na etapa de amaciamento, assim que você receber o motor retificado é importante que ligue a chave do carro e deixe o propulsor aquecer em marcha lenta durante um tempo, até que a ventoinha seja acionada duas vezes.
É normal baixar o óleo do motor após retificado?
Todo motor vai consumir óleo e quando passou por retífica consome até um pouco mais até o amaciamento completo. Sugiro logo a troca e depois complete normalmente. Seu motor ainda está assentando, consome óleo e desgasta um pouco algumas peças até assentar ou amaciar como dizem.
Como saber se o motor retificado ficou bom?
Como saber se o motor foi retificado
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
QUAL ÓLEO COLOCAR DEPOIS DE RETIFICAR O MOTOR?
Quanto tempo para amaciar um motor retificado?
Cuidados que se deve ter para “amaciar” um motor retificado
Evitar forçar o motor com aceleração muito forte ou giro muito alto; Não deixar o óleo abaixo do nível mínimo; Não deixar faltar o líquido de arrefecimento; Fazer a troca do óleo após os 500 ou 1 mil km rodados.
Qual o tempo de vida de um motor retificado?
Quando um motor é retificado por profissionais experientes e usando peças de qualidade, a expectativa de vida pode ser semelhante a de um motor novo. Em geral, um motor retificado pode durar muitos anos, desde que seja mantido adequadamente e que o veículo seja operado dentro dos parâmetros recomendados.
Como saber se uma retífica foi bem feita?
Fumaça branca indica entrada de água no motor por meio de danos no cabeçote ou bloco. Já a fumaça preta é causada pela queima de óleo. Esses são sinais de que a retífica não foi bem feita.
Qual o valor de uma retífica do motor?
Quanto custa uma retifica completa de motor? O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.
Qual o tempo de garantia do motor retificado?
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.
O que acontece se não amaciar o motor?
Se no período de amaciamento o metal se expande mais do que o requerido, o desgaste entre as peças será maior, afetando a eficiência do nosso motor a longo prazo, em vista que as folgas tenderão a aumentar com o uso durante a vida útil do motor.
Como amaciar cabeçote retificado?
Evitar andar em rotações altas, não passar das 4 a 5 mil rotações por minuto; Aquecer o motor por um tempo antes de sair com o carro, por volta de 3 minutos; Trocar as marchas suavemente; Coloque combustível de qualidade para evitar falhas.
Qual o valor de uma retífica de cabeçote?
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Pode misturar óleo 20w50 e 15w40?
Pode misturar Óleo 20W50 e 15W40? Por possuírem aditivos químicos, os óleos passam por influências distintas de calor e atrito, e esse processo não pode misturar óleo 15w40 com 20w50, já que cada óleo passa por um processo diferente. Portanto, não misture o óleo 20w50 com o 15w40.
Quais são os melhores óleos de motor?
- Castrol: inovação e desempenho de ponta. ...
- Mobil: tecnologia avançada para eficiência aprimorada. ...
- Valvoline: Proteção Versátil para Motores. ...
- Shell: Tecnologia de Limpeza Ativa. ...
- Motul: Excelência em Performance Automotiva.
Qual a diferença de fazer o motor é fazer a retífica do motor?
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.
O que é melhor retificar ou comprar outro motor?
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda. Algumas das peças do veículo não possuem desgaste natural, e por isso podem ser mantidas, ajudando o proprietário a economizar dinheiro mesmo na hora de retificar um motor.
Quantas retífica um cabeçote aguenta?
É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.
Como saber se o motor já foi mexido?
Se quiser se certificar de que o motor nunca foi mexido, dê uma espiada em sua fixação. “É possível verificar marcas nos parafusos que fixam as tampas e componentes do motor.
O que é feito na retífica de cabeçote?
A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.
O que é feito na retífica do motor?
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.
Como amaciar o motor de um carro?
Evite rotações muito altas ou muito baixas
Evitar rotações extremas, tanto altas quanto baixas, é fundamental para acomodar as peças móveis do motor. Manuais de fabricantes recomendam manter a rotação entre 2.000 e 4.000 rpm para garantir o amaciamento ideal.
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?
Caso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
O que faz baixar o óleo do motor?
Uma causa relativamente comum para esse tipo de problema é o parafuso do cárter, também conhecido como bujão: se ele estiver mal-fixado ou desgastado, permitirá a saída do lubrificante. O próprio cárter, que é o reservatório do óleo, também pode ser a causa do vazamento.
O que fazer se o monitor não liga?
O que é considerado material de custeio?