O que é característica homóloga?

Perguntado por: Cristiano Ivo Cardoso de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Nós utilizamos características homólogascaracterísticas similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.

O que são estruturas homólogas exemplos?

Estruturas homólogas

A definição mais correta para homologia seria: São estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.

O que é característica análoga?

Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária. Logo, as analogias não indicam ancestralidade comum. As analogias são resultadas de evolução convergente.

O que é homologia Cite um exemplo de características homólogas entre os seres vivos?

Outro exemplo de homologia é o membro dos tetrápodes (vertebrados com pernas). Sapos, pássaros, coelhos e lagartos, todos têm diferentes membros anteriores, refletindo seus diferentes estilos de vida. Mas todos esses membros anteriores diferentes compartilham o mesmo conjunto de ossos - o úmero, o rádio e a ulna.

Qual o conceito de homologia?

O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. Desde a sua origem, muitas definições propostas diferem na definição e na aplicação.

Significado da palavra Característica

28 questões relacionadas encontradas

Como surgiu o conceito de homologia?

Um biólogo britânico do século 19, Sir Richard Owen, foi o primeiro a definir homologia e analogia em termos precisos. Quando dois ou mais órgãos ou estruturas são basicamente semelhantes entre si na construção, mas são modificados para desempenhar funções diferentes, eles são considerados serialmente homólogos.

Onde podemos aplicar o conceito de homologia?

Na literatura científica, o conceito de homologia é geralmente contrastado ao conceito de analogia, que denota a similaridade funcional entre partes de dois organismos. Um exemplo clássico seriam as asas das aves, dos morcegos e dos insetos.

Quais são os tipos de homologia?

A homologia pode ser dividida em três grupos: ortologia, quando as seqüências têm um único e mesmo ancestral comum; paralogia, quando se originam de uma duplicação gênica; e xenologia, quando se originam por incursão lateral (ou horizontal).

O que é um órgão homólogo?

Tem mais depois da publicidade ;) Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

O que são estruturas homólogas e análogas?

Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

O que é analogia de um exemplo?

Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”. Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas.

O que são órgãos análogos exemplos?

Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos. Apesar de ambas ajudarem no voo, as asas citadas apresentam origens embrionárias distintas.

São exemplos de órgãos análogos?

Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

O que são estruturas vestigiais dê exemplos?

Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.

O que é um par de estruturas homólogas?

As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas: a) homólogas. ... Chamamos de estruturas ou órgãos análogos aqueles que possuem a mesma função, mas não apresentam a mesma origem.

Como são estruturas?

Estrutura é como algo está construído ou organizado. Como a estrutura de um prédio, que é o que sustenta a construção, ou a estrutura organizacional de uma empresa, com a disposição das áreas e hierarquia dos cargos e funções.

O que são órgãos homólogos e por que essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função. Esses órgãos são essenciais nos estudos evolutivos, uma vez que espécies que possuem essa característica certamente possuem certo grau de parentesco, ou seja, possuem um ancestral comum.

Qual é a diferença entre seleção natural e artificial?

Na seleção natural, o ambiente seleciona a propagação das características favoráveis, sendo, assim, um processo natural, diferenciando-se da seleção artificial, na qual o homem seleciona as características consideradas importantes e direciona o processo reprodutivo.

O que são os órgãos?

Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes, sendo responsáveis por realizar funções específicas no organismo. O corpo humano apresenta inúmeros órgãos, reunidos em sistemas, que atuam juntos para o pleno funcionamento do organismo.

O que é homologia do processo?

Isso se chama homologia de processos, também conhecida como isomorfismo, que em suma propõe aproximar os discursos e valores da educação ou de uma rede ou escola das ações e metodologias desenvolvidas em seus processos formativos, também alinhados com o currículo.

O que é homologia na literatura?

Retórica: Figura de estilo que consiste na repetição de palavras, conceitos ou outras figuras de estilo no mesmo discurso.

Quais são os conceitos biológicos desconhecidos por Charles Darwin?

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave?

Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave, podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos: a) análogos, pois apresentam origem embrionária semelhante.

Qual a importância da homologia?

A homologia é um forte evidência evolutiva, pois permite estabelecer ancestralidade comum entre organismos diferentes com base na suas semelhanças anatômicas, morfológicas e fisiológicas e seus órgãos reconhecidos como semelhantes, são chamados de órgãos homólogos.

Quais são os principais mecanismos evolutivos?

São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Artigo anterior
Por que a igreja de Coríntios usava o véu?
Artigo seguinte
O que tem haver o espelho a Psicologia?