Qual o vício de linguagem que se observa na frase eu não vi ele faz?

Perguntado por: Gustavo Diogo Teixeira Maia  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

O solecismo é caracterizado por erros de sintaxe. No enunciado, há desvio no uso do pronome com “eu vi ele” em vez de “eu o vi”.

Qual o vício de linguagem que se observa?

Eles ocorrem devido à falta de atenção do enunciador ou de seu desconhecimento da norma culta. Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

Qual o vício de linguagem presente na frase Todos os dias vejo ele no ponto de ônibus?

Pleonasmo Vicioso ou Redundância

O pleonasmo vicioso, diferente do tradicional, é quando existe uma repetição desnecessária de uma mesma informação na frase.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase liguei a televisão para assistir o jogo?

Ambiguidade ou anfibologia

Duplo sentido não intencional.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase eu vi ele e não faz muito tempo a solecismo C barbarismo B Cacófago d colisão?

Solecismo é um vício de linguagem caracterizado por ser um desvio gramatical que ocorre no nível sintático da língua. ... Além do solecismo, destacam-se como vícios de linguagem: barbarismo, pleonasmo, eco, cacófato, hiato, colisão, ambiguidade e plebeísmo.

VÍCIOS DE LINGUAGEM - AULA COMPLETA - Aula 3 - Profa. Pamba - Curso de Estilística

43 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre ambiguidade?

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase para abrir a embalagem levante a alavanca para cima?

"Para abrir a embalagem, levante a alavanca para cima.". Solecismo.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.

O que é pleonasmo gramatical?

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

O que é linguagem arcaica exemplos?

Linguagem antiga ou de épocas antigas; uma linguagem que não se utiliza mais, que está ultrapassada; linguagem antiquada. Os Lusíadas é considerado difícil de ler porque tem uma linguagem arcaica.

Qual o vício de linguagem das frases O rato roeu a roupa do rei de Roma o pintor pinta portas e paredes por preços populares?

Colisão. A colisão ocorre quando há um desvio dado pela sequência de consoantes idênticas ou semelhantes empregadas em uma mesma construção frasal. Veja só: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

O que é ambiguidade e exemplos?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

O que é um pleonasmo vicioso?

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Quais são os tipos de vícios?

Quais são os tipos mais comuns de vícios?
  • Bebidas alcoólicas. O alcoolismo é um dos vícios mais conhecidos e comuns. ...
  • Cigarro. ...
  • Internet e redes sociais. ...
  • Sexo. ...
  • Drogas ilícitas. ...
  • Jogos digitais. ...
  • Apostas. ...
  • Medicamentos.

Quais os três principais vícios de linguagem jurídica?

Entre os principais vícios, temos: solecismo, barbarismo, estrangeirismo, pleonasmo vicioso, ambiguidade, cacofonia e arcaísmo.

O que é eco vício de linguagem?

No eco ocorre a repetição de palavras que rimam (tem a mesma terminação). Por isso, ele é muito utilizado nos versos dos textos literários. Apesar disso, é considerado um vício de linguagem nos textos em prosa e não-literários, por exemplo: Certamente, realizamos o trabalho calmamente e alegremente.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Como por exemplo pleonasmo?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que significa a palavra Hiperbato?

O hipérbato é caracterizado pela inversão dos elementos de uma oração ou período. O hipérbato é a inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período. A ordem direta é: sujeito, verbo, complemento ou predicativo.

O que significa gradação em português?

A gradação é um recurso estilístico usado para aumentar (ou diminuir) a intensidade de um discurso por meio de termos dispostos sequencialmente. Há dois tipos de gradação: a ascendente (clímax) e a descendente (anticlímax).

Que vício de linguagem O autor utilizou na manchete da notícia campanha contra a violência do governo do Estado entra em nova fase?

(E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase. A resposta correta (E) apresenta a resolução de um problema de vício de linguagem, a ambiguidade. A ambiguidade, também conhecida como anfibologia, apresenta duplo sentido em uma frase ou oração.

O que é linguagem barbarismo?

É o uso incorreto de uma palavra

Essa é a classificação usada para falar sobre os erros referentes à pronúncia, prosódia, ortografia, dentre outros.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Artigo anterior
Qual o contrário de cochichar?
Artigo seguinte
Quantos inscritos Revalida 2020?