Qual o vencimento do ITCMD SP?

Perguntado por: Luna Vieira de Antunes  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

Segundo disposição do Artigo 17 da Lei Estadual nº 10.705/2000, o prazo para o recolhimento do ITCMD é de 30 (trinta) dias após a homologação do cálculo, não podendo ultrapassar os 180 (cento e oitenta) dias contados da data do falecimento do autor da herança.

Qual o prazo para pagar o ITCMD em SP?

Nos casos de arrolamento ou inventário judicial, o imposto será pago até o prazo de 30 (trinta) dias após a decisão homologatória do cálculo ou do despacho que determinar seu pagamento, sendo que o prazo para o recolhimento não poderá ser superior a 180 dias da abertura da sucessão.

Como contar prazo ITCMD?

De acordo com a decisão do STJ, o prazo de cinco anos que os estados têm para cobrança do ITCMD, no caso de doações que não foram declaradas ao fisco, deve ser contado do primeiro dia do exercício seguinte àquele que deveria ter sido efetuado o lançamento (artigo 173, I, do Código Tributário Nacional).

Qual o prazo para pagamento do ITCD?

De acordo com o art. 13 da Lei Estadual nº 14.941/03, o imposto deve ser pago no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data da abertura da sucessão.

Quando pagar ITCMD de doação?

A declaração de ITCMD deve ser feita sempre que houver transmissão de bens motivada por doação ou herança. A obrigatoriedade de recolhimento do imposto dependerá de enquadramento da situação específica nas situações de isenção previstas na lei.

JUSTIÇA GRATUITA e as ISENÇÕES do ITCMD SP

42 questões relacionadas encontradas

Quem paga o ITCMD o doador ou quem recebe a doação?

Quem paga o ITD na doação? O valor referente ao ITD, Imposto de Transmissão por Doação, que é um outro nome para o imposto ITCMD, deve ser recolhido pela pessoa que está recebendo a doação do bem.

Quem recebe doação precisa pagar imposto?

Doações são isentas do imposto, mas Receita precisa identificar as transações que fizeram o patrimônio ficar menor. Se você doou dinheiro ou um bem, como um carro ou imóvel, em 2020, precisa declarar a transação no Imposto de Renda 2021.

O que acontece se eu não pagar o ITCMD?

O pagamento deste tributo é obrigatório para que a transferência da posse do bem seja efetuada! Ou seja, caso o ITCMD não seja pago, os bens não poderão ser registrados em nome dos herdeiros.

Como se dá o lançamento do ITCMD?

O lançamento do ITCMD se dá, em geral, por declaração, ou seja, o contribuinte presta informações ao Fisco, as quais são indispensáveis para o lançamento, e este então o realiza. Ocorre que, ultimamente, tem se tornando muito comum o lançamento de ofício do ITCMD pela Fazenda Pública, com base no art. 149 do CTN.

Como é feito o cálculo do ITCMD?

Calcular o ITCMD é bem simples: basta multiplicar o valor venal do bem ou direito pela alíquota correspondente. O valor venal é estipulado pelo próprio governo e não deve ser confundido com o preço de mercado.

Como calcular ITCMD atrasado SP?

ACRÉSCIMOS LEGAIS PARA PAGAMENTO DO ITCMD EM ATRASO

- multa, no percentual de 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por dia de atraso, limitado a 20% (vinte por cento); - juros de mora, a partir do dia seguinte ao do vencimento.

Qual o valor do ITCMD em SP 2021?

Em 2021 o valor da UFESP é R$ 29,09. 2. imóvel cujo valor não ultrapassar 2.500 (duas mil e quinhentas) UFESPs, desde que seja o único transmitido; Quando a herança for composta por um único imóvel e o valor dele não ultrapassar R$ 72.725,00 (valor válido para o ano de 2021), haverá isenção do ITCMD.

Como fazer com o ITCMD Se não tem dinheiro para pagar?

Algumas dicas para pagar menos ou evitar o ITCMD:
  1. Fazer doações um pouco abaixo do limite de isenção, parceladamente e em anos distintos;
  2. Se a alíquota de doação no seu estado for menor que a de herança, você pode antecipar a herança em forma de doação;
  3. Integralizar o patrimônio em uma holding familiar.

Como pagar ITCMD vencido?

O recolhimento do ITCMD é feito, diretamente na rede bancária autorizada, por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) emitida exclusivamente no sistema da Secretaria da Fazenda.

Como é feito o lançamento tributário?

O lançamento tributário está previsto no artigo 142 do CTN e é definido como um procedimento que declara formalmente a ocorrência do fato gerador, definindo os elementos materiais da obrigação tributária, apurando o valor devido e identificando o sujeito passivo, para que assim, possa ocorrer a cobrança do tributo ou ...

Quais são as etapas do lançamento tributário?

Existem, nos moldes definidos pelo CTN, três modalidades de Lançamento Tributário: Lançamento por Declaração, Lançamento por Homologação e Lançamento de Ofício.

Quais são as etapas de um lançamento de um crédito tributário?

A sequência de atos administrativos consiste em: fato gerador da incidência do tributo; pagamento prévio do tributo; envio de documentos para a Fazenda Pública; homologação pela autoridade administrativa competente (a qual marca a existência do crédito tributário, sendo os atos anteriores meramente interprocedimentais ...

Qual o valor da multa de ITCMD?

Cita também a Lei nº 10.705/2000, que prevê que, se o inventário (ou arrolamento) não for requerido dentro do prazo de 60 (sessenta) dias da abertura da sucessão, o ITCMD será calculado com acréscimo de multa equivalente a 10 % do valor do imposto; e se o atraso exceder a 180 dias, a multa será de 20%.

O que acontece se não pagar inventário?

Se o inventário não for realizado, os bens não poderão ser transmitidos oficialmente aos herdeiros, automaticamente a herança poderá ser bloqueada, os herdeiros ficarão impossibilitados de efetuar qualquer transação bancária, levantamento de valores entre outros atos em nome do “de cujus”, sem contar a necessidade de ...

Quanto é o imposto de doação?

Essa movimentação de transferência de um bem ou dinheiro vai incidir no imposto estadual conhecido como ITCMD, ou seja, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

Qual o valor do imposto sobre doação em dinheiro?

Embora seja isenta de imposto de renda, a doação está sujeita a um tributo estadual, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). A alíquota varia de 2% a 8%, dependendo do estado. ... Vale a legislação do domicílio do doador, mas quem paga o ITCMD é quem recebe a doação.

Quem paga a doação?

O pagamento. O beneficiário da herança ou da doação é quem deve pagar o imposto ITCMD, ou seja, quem recebeu é que será o contribuinte.

Quem é o devedor do ITCMD?

O contribuinte do ITCMD, em regra, é o donatário, ou seja, aquele que recebe os bens e direitos doados, ficando o doador solidariamente responsável pelo pagamento do imposto. Caso o donatário domiciliado no Estado não seja localizado, o imposto será cobrado do doador.

Quem deve pagar o ITCMD no inventário?

Desse modo, conclui-se que o herdeiro é o responsável pelo pagamento do ITCMD, devendo para tanto conhecer a legislação dos Estados e o Distrito Federal, com o objetivo de identificar corretamente a sua base de cálculo e alíquota, bem como alguma hipótese de sua isenção.

Quem é o sujeito passivo do ITCMD?

Os sujeitos passivos do ITCMD são: os herdeiros ou legatários (nas transmissões causa mortis e quaisquer das partes adstritas à doação (doação ou donatário), na forma da lei. Ao legislador estadual é concedida a faculdade de eleger o responsável tributário.

Artigo anterior
Quais são as fases referentes à ação dos medicamentos?
Artigo seguinte
O que aconteceu com os gêmeos de Wanda?