Qual o valor da indenização por assédio moral no trabalho?

Perguntado por: Lisandro Sérgio Leite Valente Valente  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

No caso de a ofensa ser leve, a indenização seria de até três vezes o último salário; média até cinco vezes; grave até 20 vezes e gravíssima até 50 vezes.

Como calcular indenização por assédio moral?

O cálculo do valor da indenização, também deverá seguir os parâmetros definidos em lei, como: Dano leve: Até 3 vezes o salário da vítima. Dano médio: Até 5 vezes o salário da vítima. Dano grave: Até 20 vezes o salário da vítima.

Qual o valor de uma indenização trabalhista?

As alterações na CLT fixaram que a indenização será de até três vezes o último salário contratual do ofendido nos casos de ofensa de natureza leve. Para ofensas de natureza média, o valor pode chegar a cinco vezes o último salário. Se o dano moral tiver natureza grave, o trabalhador poderá receber até 20 vezes.

Qual o valor da indenização por assédio moral?

A condenação é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (ACP nº 00843.2008.007.05.00-9) e, em caso de descumprimento, a empresa deverá arcar com multa diária de R$ 5 mil.

Como calcular o valor da indenização por dano moral?

Não existe uma fórmula pronta para calcular o valor desse tipo de indenização. O valor será baseado na dimensão do dano sofrido pela pessoa. Muitos fatores, portanto, podem influenciar o valor final, e é preciso comprovar tudo.

Assédio Moral no Trabalho Gera Indenização

21 questões relacionadas encontradas

Quem decide o valor da indenização?

O artigo 387, inciso IV genericamente diz que o juiz, ao prolatar a sentença, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.

Quanto tempo demora um processo de indenização por danos morais?

O tempo de demora varia de acordo com os envolvidos bem como a situação, como documentos, necessidade de perícias e mais. Isso porque, é preciso analisar as partes envolvidas no processo. Além dos argumentos e documentação apresentada por cada um. Geralmente, existe uma média de um a três anos de duração.

Quanto vale um processo por assédio?

Com a reforma trabalhista a CLT fixou que o valor da indenização pode ser até 50 vezes o valor do último salário do trabalhador, mas o STF já se pronunciou dizendo que este valor pode ser superado, a critério do Juiz.

Qual a punição para quem pratica assédio moral?

“Assédio moral

Art. 146-A. Ofender reiteradamente a dignidade de alguém causando-lhe dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função. Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

Quanto tempo posso processar por assédio moral?

O prazo para a reclamação dos créditos resultantes de dano moral decorrente da relação de trabalho, como é o caso de assédio moral, esclarece o relator, é de cinco anos durante o curso do contrato e até o limite de dois anos após o término da relação de emprego.

Qual é o valor mínimo de uma indenização?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

Quais são as chances de ganhar uma causa trabalhista?

A maioria dos processos trabalhistas ganhos na justiça é em favor do trabalhador. Segundo uma pesquisa do Insper, noticiada pelo jornal Gazeta do Povo em junho de 2018, 88,5% dos casos do TRT da 2ª Região (SP) foram integralmente ou parcialmente favoráveis ao trabalhador.

Como provar o assédio moral no ambiente de trabalho?

Testemunhas. Todas as pessoas que presenciaram os momentos de constrangimento e humilhação, podem ser testemunhas como prova de assédio moral. São elas que vão comprovar que aquela circunstância de fato existiu para a justiça do trabalho.

Quando posso processar a empresa por assédio moral?

Então, quando você realiza suas atividades em um ambiente tóxico, com exposição a situações degradantes, cabe ao seu empregador reparar os danos sofridos, sejam eles materiais, morais ou existenciais.

Qual o valor máximo de indenização por danos morais?

Quando a ação por dano moral é movida contra um ente público, cabe às turmas de Direito Público do STJ o julgamento do recurso. Seguindo o entendimento da 2ª Seção, a 2ª Turma vem fixando o valor de indenizações no limite de 300 salários mínimos.

Qual a diferença entre dano moral e assédio moral?

O assédio moral exige que sejam realizadas práticas humilhantes de forma reiterada, com uma certa frequência e duração. Já no dano moral um simples ato gerador de ofensa à honra pode caracterizá-lo. Se você se deparou com uma dessas situações em seu ambiente de trabalho, denuncie!

Quais são os 4 tipos de assédio?

Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying. Entenda melhor cada um deles, saiba como se proteger e alertar os outros sobre a situação.

Quais são os 3 requisitos para configuração do assédio moral?

Assim, para o jurista, os requisitos caracterizadores do assédio moral são: a) conduta abusiva; b) natureza psicológica do atentado à dignidade psíquica do indivíduo; c) reiteração da Conduta; e d) finalidade de exclusão.

Quais as consequências jurídicas do assédio moral no trabalho?

A prática de assédio moral pode gerar rescisão indireta do contrato de trabalho por ofensa a várias alíneas do art. 483 da CLT, como rigor excessivo, perigo manifesto de mal considerável, descumprimento de obrigações legais ou contratuais, serviços superiores às forças do trabalhador, ofensa à honra e à boa fama.

Qual a maior indenização trabalhista paga no Brasil?

A primeira indenização milionária (R$1.350. 440,00) havia sido obtida através de um acordo entre o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e a empresa Jorge Mutran por escravidão na fazenda Cabaceiras, em Marabá (PA), em agosto de 2004. Esse acordo também foi selado por Jorge Vieira.

Qual a maior indenização trabalhista?

O artigo 223-G da lei 13.467/2017 estabeleceu uma gradação para a concessão de indenização por dano moral que levaria em conta uma série de fatores com base em uma escala de gravidade. Para casos gravíssimos, o teto ficou em 50 vezes o salário contratual do trabalhador.

Como funciona um processo por assédio?

A denúncia pode ser feita através do canal especializado de atendimento, orientação e denúncias de assédio sexual.

Quando não cabe indenização por dano moral?

Mero aborrecimento: Pequenos dissabores ou aborrecimentos do cotidiano, que não causem um abalo emocional significativo, geralmente não são considerados passíveis de indenização por danos morais. É necessário que a situação ultrapasse a normalidade e cause um dano mais grave.

Em quais casos Posso pedir indenização?

Quando alguém é lesado por uma pessoa física ou jurídica, pode ter direito a receber uma indenização. Para isso, é necessário que elementos de prova contra o dano sejam coletados. Além disso, a vítima precisa de um advogado que atue na área indenizatória para guiá-la durante o processo e entrar com a ação na justiça.

Como provar o dano moral em audiência?

O Trabalhador deve ter Testemunhas!

Portanto as provas apresentadas pelas testemunhas podem confirmar a veracidade sobre a conduta do chefe, ou do colega, e tornam-se fundamentais para o processo de danos morais.

Artigo anterior
Como saber se tenho direito à licença prêmio?
Artigo seguinte
Porque dá dor de cabeça depois de beber?