Qual o valor da causa na ação de alimentos?

Perguntado por: Íris Domingues de Borges  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

Compreenda qual o valor da causa na ação de alimentos, conforme novo cpc de 2015. Segundo previsão contida no art. 292, III, do novo CPC, o valor da causa, na ação de alimentos, deve corresponder à soma de 12 (doze) prestações mensais, perseguidas na ação.

O que é valor da causa na ação de alimentos?

O valor da causa é o valor econômico a ela atribuído. Ou seja, o potencial proveito econômico para as partes que demandam a tutela jurisdicional. E equivale, então, à monetarização dos fatos e fundamentos jurídicos da causa.

Como calcular o valor da causa na ação de exoneração de alimentos?

VALOR DA CAUSA. O valor da causa na ação de exoneração de alimentos deve corresponder à anuidade dos valores alimentares fixados em favor da alimentada, incluídas todas as fontes pagadoras.

Quem paga o valor da causa ação de alimentos?

O valor da causa, quando visa benefício econômico, é devido pelo réu e deve ser pago ao requerente da ação. Todavia o ideal seria se o valor da causa fosse fixado de forma definitiva desde o início da ação (arts. 290 e 319 do CPC) e assim permanecesse até o encerramento do processo. Mas, nem sempre poderá ser assim.

Como é atribuído o valor da causa?

A regra para atribuição do valor da causa encontra-se no artigo 259 do CPC. Na ação de cobrança de dívida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos até a propositura da ação será o valor da causa. Já quando há cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles.

VALOR DA CAUSA NA AÇÃO DE ALIMENTOS

43 questões relacionadas encontradas

Como calcular o valor da causa na reconvenção?

Valor da causa da reconvenção. O valor da causa deve corresponder ao valor do imóvel reivindicado somado a indenização pretendida, nos termos do artigo 292 , IV, V e IV do CPC .

O que é a incorreção do valor da causa?

337 do CPC, que trata da chamada “incorreção do valor da causa”, que basicamente é a hipótese em que o demandado, após citado, argui que o valor atribuído pelo requerente é incompatível com o direito em litígio.

Como calcular o valor da causa na ação de execução de alimentos?

Segundo previsão contida no art. 292, III, do novo CPC, o valor da causa, na ação de alimentos, deve corresponder à soma de 12 (doze) prestações mensais, perseguidas na ação.

Como distribuir ação de exoneração de alimentos?

De se frisar que a ação de exoneração de alimentos, consensual ou litigiosa, pode ser livremente distribuída a uma das Varas de Família do domicílio do alimentando.

Quanto tempo demora um processo de exoneração de pensão alimentícia?

O tempo de demora de um processo de exoneração de pensão alimentícia vai depender do seu caso específico, podendo variar de 05 (cinco) meses até alguns anos. Os atos processuais, volume de processos e a agilidade do seu advogado influenciarão esse tempo.

Qual o valor da causa na partilha de bens?

1. Na ação de divórcio consensual em que há partilha de bens, o valor da causa deve corresponder ao acervo patrimonial que se pretende dividir, pois, embora a extinção do vínculo matrimonial tenha valor inestimável, é evidente o conteúdo econômico imediato da repartição do patrimônio.

Qual o valor dos alimentos gravídicos?

Esse valor é relativo, de 5% a 30% ou 1/3 dos rendimentos de quem está sendo obrigado a pagar. Mas, vale ressaltar que não há nenhuma obrigatoriedade, nem um padrão, podendo essas porcentagens serem alteradas em cada caso visto as necessidades da gestante e das despesas com a gravidez.

Como funciona o processo de exoneração de alimentos?

Entende-se por ação de exoneração de pensão alimentícia a medida processual que visa liberar o ônus do alimentante de prestar alimentos. Ela tem o fim exclusivo de cessar o pagamento dos alimentos devidos por lei. ... Assim, caso o alimentado não mais necessite da pensão alimentícia, essa é ação cabível para cessá-la.

Quando pode ocorrer a exoneração de alimentos?

Isso pode acontecer em casos onde o alimentando completa 18 anos ou está inserido no mercado de trabalho, tendo assim como sustentar-se sozinho, sem a ajuda dos pais. Ou, também, pode acontecer caso o menor de idade esteja casado ou com emprego fixo, com sustento garantido.

Quais os documentos necessários para exoneração de pensão alimentícia?

Exoneração De Alimentos
  • Certidão de nascimento dos filhos ou casamento atualizada (90 dias de emissão)
  • Documento que comprove a modificação da situação financeira das partes.
  • Endereço completo da pessoa que recebe os alimentos.
  • Sentença que determinou os alimentos.
  • Relação de 3 testemunhas.
  • Endereço da parte contrária.

Qual o valor da causa na ação de execução?

VALOR DA CAUSA. Na ação de execução, o valor da causa é o montante do crédito reclamado, à data do respectivo ajuizamento.

Como calcular o valor da causa em ação de divórcio?

Para se encontrar o valor da causa, aplica-se a regra do artigo 292, inciso VI. Ou seja, na ação em que há cumulação de pedidos, o valor da causa será a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles. Assim, considerando que o divórcio não tem expressão econômica, o valor da causa fica a critério do autor.

Como calcular o valor dos alimentos provisorios?

Os alimentos (provisórios e definitivos) devem ser fixados em X% (porcentagem) dos rendimentos líquidos (salário total -IR e -INSS) do (a) alimentante, inclusive sobre os 13ºs salários, férias, horas extras, adicionais, verbas rescisórias (exceto FGTS e verbas indenizatórias eventuais), devidos a partir da citação.

Pode o juiz de ofício conhecer de irregularidades referentes ao valor da causa?

Nos termos do art. 292, § 3º, do CPC, o juiz poderá corrigir de ofício o valor da causa, quando verificar que este não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor.

Como fazer uma impugnação ao valor da causa?

A impugnação ao valor da causa pode ser feita pelo réu, no período de contestação. Para isso, é necessário que seja acrescentado ao processo uma peça jurídica a parte. Depois da apresentação do documento, o autor do processo tem o prazo de cinco dias para expor seus argumentos a impugnação.

Como fica o valor da causa no novo CPC?

292, caput, do Novo CPC. (1) Segundo o art. 292 do CPC/2015, então, o valor da causa deverá constar da petição inicial ou da reconvenção – e por incluir a reconvenção em seu caput, difere da redação do art. 259 do CPC/1973.

Como calcular valor da causa danos morais e materiais?

À inteligência do art. 259, II, do Código de Processo Civil, havendo a cumulação de pedidos, o valor atribuído à causa será o somatório desses. Sendo a ação de indenização ajuizada cumulando pedidos de ressarcimento de danos materiais e morais, o valor da causa deverá ser o somatório do dois pedidos.

Quanto tempo leva para ser exonerado?

O servidor poderá desistir do pedido de exoneração no prazo de 30 (trinta) dias, corridos e improrrogáveis, contados da data do Protocolo do formulário de exoneração, encaminhando à Divisão de Cadastro e Benefícios/SPGF um requerimento de próprio punho pedindo a reconsideração.

O que é preciso para um pedido de alimentação Gravidica?

A ação de alimentos gravídicos é movida pela gestante face o suposto pai do nascituro. Para ser aceito o pedido basta que ocorram fortes indícios da paternidade, não precisando existir casamento, união estável ou sequer um relacionamento duradouro entre as partes.

O que acontece se no curso de uma ação de alimentos gravídicos ocorre o nascimento da criança haverá perda do objeto?

A ação de alimentos gravídicos não se extingue ou perde seu objeto com o nascimento da criança, pois os referidos alimentos ficam convertidos em pensão alimentícia até eventual ação revisional em que se solicite a exoneração, redução ou majoração de seu valor ou até mesmo eventual resultado em ação de investigação ou ...

Artigo anterior
Quantos feriados tem em 2021?
Artigo seguinte
Como se pronuncia em fim?