Quantas vezes a mãe pode levar o filho no médico?

Perguntado por: Erica Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

Pais podem faltar no trabalho para levar o filho ao médico. Quem tem filho com até 6 anos de idade agora terá o direito assegurado por Lei de faltar um dia por ano no trabalho para acompanhar a consulta médica sem prejuízo no salário.

Quantos dias a mãe pode pegar atestado para cuidar do filho?

As crianças costumam ser mais suscetíveis a intempéries. Talvez, por isso, o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que “o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.”

O que diz a lei sobre atestado de acompanhamento?

Em termos legais, a legislação trabalhista brasileira não obriga o empregador a aceitar o atestado médico de acompanhante. Portanto, faltar um dia ou um período de expediente para levar filhos ou parentes próximos ao médico pode ocasionar, sim, descontos na folha de pagamento.

Quantos atestados de acompanhamento de filho por mês?

XI – por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica. (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016). Nestas condições, o profissional responsável pela avaliação analisará a situação e validará o atestado uma vez comprovada a necessidade de acompanhamento.

É direito do trabalhador acompanhar filho em médico?

A Lei 13257/2016, aprovada no ano de 2016 alterou a CLT e passou a garantir aos pais trabalhadores que acompanhem seus filhos de até 6 (seis) anos em consulta médica em 1 (um) dia por ano.

A empresa é obrigada aceitar atestado médico dos filhos ?

38 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito a atestado de acompanhamento?

Quem tem direito a um acompanhante? Ainda falando sobre a legislação brasileira vigente, temos a Lei Federal nº 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso, que prevê que pessoas de mais de 60 anos, quando internadas ou em observação, têm direito a um acompanhante.

Quantos dias posso levar meu filho ao médico?

227 da Constituição Federal. XI - por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica. Ante as hipóteses apresentadas, o atestado médico, documento necessário para que a falta do empregado seja devidamente justificada e abonada, deve ser entregue no prazo estabelecido pela empresa.

Quantos vezes posso acompanhar o filho ao médico?

Quem tem filho com até 6 anos de idade agora terá o direito assegurado por Lei de faltar um dia por ano no trabalho para acompanhar a consulta médica sem prejuízo no salário.

Qual o limite de atestado por mês?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Qual o CID para acompanhamento de filho?

CID 10 Z76. 1 Supervisão e cuidado de saúde de crianças assistidas – Doenças CID-10.

Quantos atestados de acompanhamento a empresa pode aceitar?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (...) X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

Tem limite de atestado de acompanhamento?

De acordo com o artigo 473 da CLT, o funcionário só poderá se ausentar até 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.

Qual atestado pode ser recusado pela empresa?

A empresa pode recusar o atestado médico pode acreditar que o funcionário não apresenta problemas de saúde e que por consequência o trabalhador está mentindo. Contudo, só é possível a empresa se recusar o atestado caso seja comprovado a farsa através de uma junta médica.

Quais são os direitos da mãe trabalhadora?

Saiba os direitos das mães que trabalham com carteira assinada
  1. 1- Vedação à discriminação de gênero. ...
  2. 2- Direito à licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário. ...
  3. 3- Direito à amamentação. ...
  4. 4- Dispensa para consultas médicas. ...
  5. 5- Repouso em caso de aborto espontâneo.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Como não há um limite de atestados médicos, pode-se afirmar que o excesso de atestados médicos apresentados por um único funcionário não caracteriza motivo para dispensa por justa causa.

Como fica os atestados na nova lei trabalhista?

Nova lei dispensa atestado médico de trabalhador com suspeita de Covid-19 por sete dias. A lei que dispõe sobre o repouso semanal remunerado teve uma alteração significativa publicada em 26/03/2021, por meio da Lei n° 14.128/21 referente ao estado de pandemia vivenciado globalmente.

Quantos atestados funcionário pode dar?

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho. No entanto, existe um limite máximo de dias de afastamento que deverão ser pagos pela empresa — 15 dias pela mesma doença.

Quantas consultas a mãe tem direito no trabalho?

A trabalhadora gestante tem direito à dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de no mínimo seis consultas médicas e exames complementares.

Porque as empresas pedem documentos dos filhos?

Você precisa deles para dar entrada a benefícios e direitos do dependente. Esses documentos também servem para oficializar a Licença Maternidade ou Paternidade.

Como fazer uma declaração de acompanhamento médico?

(nome do paciente), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), paciente sob meus cuidados, foi atendido(a) no dia (data) às (horário), apresentando quadro de (informar), tendo sido acompanhada pelo seu (parentesco), Sr(a). (nome do representante), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar).

Quantos dias de Licença-paternidade 2020?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante um afastamento de 5 dias do pai trabalhador após o nascimento do filho. O período sobe para 20 dias no caso de empresas que tenham aderido ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal.

Pode levar o filho para o trabalho?

Posso levar meu filho para o trabalho? O que diz a lei? No geral, nada permite e ao mesmo tempo nada impede a mãe de levar seu filho para o trabalho, da mesma forma não há lei que obrigue empregadores com menos de 30 funcionárias e permitir essa prática.

Quem pôde acompanhar paciente?

Quem pode ser acompanhante hospitalar? O acompanhante é de livre escolha do paciente, podendo ser algum parente, amigo ou cuidador. Apenas quando se trata de internação de um paciente que é menor de idade, determina-se que o acompanhamento deve ser feito por um dos pais ou pelo responsável.

Quando um atestado pode ser contestado?

Atestado médico de funcionário poderá ser contestado pela empresa Apresentar atestado falso pode dar justa causa, mas empresa deverá provar a fraude. O atestado médico garante ao trabalhador o abono dos dias ou das horas de afastamento do serviço e é concedido para justificar a ausência da empresa.

Quais atestados não são aceitos?

A recusa de um atestado só se justifica se ele for contrariado por junta médica. A empresa possui o direito de exigir uma nova avaliação por seu médico. Caso não haja concordância com o atestado emitido anteriormente, o médico da empresa deverá realizar um novo exame e fundamentar sua decisão mediante novo atestado.

Artigo anterior
Qual era o objetivo da Nova Política Econômica?
Artigo seguinte
Qual seria o ping ideal?