Qual o tratamento realizado após a têmpera e por que ele é realizado?

Perguntado por: Rodrigo Cardoso Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

A martensita primária formada após a têmpera apresenta tensões internas elevadas, por isso é dura e frágil (baixa tenacidade). Para diminuir essa fragilidade da martensita, realiza-se o tratamento térmico de revenimento.

O que é tratamento térmico de têmpera?

INFORMAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO TÉRMICO TEMPERA. O tratamento térmico tempera é o nome dado a um processo térmico em aços que aumenta a resistência e dureza do material. O tratamento térmico tempera é realizado por meio das etapas de austenitização até uma determinada temperatura e esfriamento de forma muito rápida.

Em que consiste o tratamento de têmpera e que utilidade possui?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. ... O objetivo é conduzir o aço a uma fase, na qual se obtém o melhor arranjo possível dos cristais do aço, para obter a futura dureza.

Como funciona o processo de têmpera?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

Quais os tipos de tratamento térmico de têmpera?

O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:
  • Aquecer até a temperatura de austenitização;
  • Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)
  • Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.

TRATAMENTO TÉRMICO - Tempera, revenimento, recozimento e normalização

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais tratamentos térmicos?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Quais os tipos de têmpera?

Este tratamento é um tipo de têmpera superficial. Têmpera superficial: Aquecimento somente da superfície através de indução ou chama até a austenitização, seguida de um resfriamento rápido. Têmpera total: Aquecimento total da peça até temperatura de austenitização seguida de resfriamento, em meio pré-determinado.

Como é feito o processo do tratamento térmico por têmpera?

O tratamento térmico de têmpera na fase de aquecimento realiza, com um aquecimento superior à 727°C, a organização dos cristais do metal, e para isso eleva a temperatura para conduzir o aço à uma fase onde seja muito mais fácil obter o arranjo dos cristais e, com o controle destes, pode-se obter maior dureza do ...

Qual a temperatura para têmpera?

O objetivo da têmpera esta na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica. O processo consiste no aquecimento até a temperatura de austenitização, ou seja entre 815 ºC e 870 ºC.

Quais são os efeitos da têmpera?

Efeitos da Têmpera

1 - Aumento considerável da dureza do aço. 2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço). Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.

Para que serve a têmpera de um aço?

A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.

Como fazer tratamento térmico?

Consiste em aquecer a peça a uma temperatura adequada seguida de um resfriamento rápido, normalmente em água ou óleo visando aumentar a sua dureza.

Qual a principal característica da têmpera?

O Processo de têmpera é um tipo de tratamento térmico, cuja principal característica é o resfriamento do material, que ocorre em uma velocidade maior do que a velocidade crítica de têmpera, partindo de uma temperatura acima da zona crítica para aços hipoeutetoides, que contém menos carbono do que a composição eutetoide ...

Qual a temperatura para temperar o aço?

O processo de têmpera consiste no aquecimento do aço a uma temperatura criticamente alta (normalmente entre 480 e 1100 graus Celsius) para melhorar sua dureza.

Qual a temperatura do aço?

Além disso, o aço também é uma liga metálica comumente usada para produzir outras ligas e o seu ponto de fusão está em torno de 1370 a 1510 ºC.

Qual é a temperatura de austenitização?

A temperatura de austenitização, em princípio, uma temperatura de 50°C acima do limite superior da zona crítica (linha A3 para aços hipoeutetóides e A1 para os hipereutetóides) é adequada para austenitização. Entretanto, quanto maior for a temperatura de austenitização, tanto mais homogênea será a austenita.

Quais os tratamentos termoquímicos realizados antes da têmpera?

8 - Tratamentos termoquímicos: cementação, nitretação e carbonitretação
  • Cementação (Carbonetação) ...
  • Cementação Sólida. ...
  • Cementação Gasosa. ...
  • Cianetação Líquida. ...
  • Nitretação. ...
  • Nitrocarbonetação.

Qual a diferença entre têmpera e revenimento?

O tratamento térmico tempera e revenimento é um tipo de serviço que visa aumentar a resistência do aço.

Quais são as três fases do tratamento térmico?

É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.

O que é têmpera cite os tipos de têmpera e qual o seu efeito nas propriedades do vidro?

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) ou químico para modificar suas características como a dureza e resistência mecânica. O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado.

Quais os três fatores principais que influenciam nos tratamentos térmicos?

Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Qual o tratamento térmico mais aplicado nos aços?

O tratamento térmico de normalização consiste no aquecimento do aço até 60ºC acima do limite superior da zona crítica (A3 ou Acm), sempre garantindo austenitização total do material. Em seguida é retirado do forno e deixado resfriar ao ar natural. A estrutura resultante é de pequenos grãos de ferrita e perlita fina.

Quais os tipos de tratamento térmico do aço?

Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos.

Qual o principal objetivo do tratamento termoquímico?

Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), o tratamento é denominado termoquímico. O objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém dútil.

Qual é o constituinte da têmpera?

O processo da têmpera consiste em aquecer o aço à temperatura: a) ( ) normal, de 20ºC; b) ( ) elevada, próxima a 100ºC; c) ( ) acima da zona crítica; d) ( ) dentro da zona crítica. ... O constituinte da têmpera é: a) ( ) perlita; b) ( ) cementita; c) ( ) martensita; d) ( ) ferrita.

Artigo anterior
Como avaliar um telefone?
Artigo seguinte
Como conseguir a autorização do Ibama?