Qual o total de combinações de placas de carros?

Perguntado por: Valentim Cláudio Lourenço Correia Azevedo  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

Para cada um dos três espaços para números, há 10 possíveis algarismos (de 0 a 9). São, então, 26 opções vezes 26 opções vezes 26 opções vezes 26 opções vezes 10 opções vezes 10 opções vezes 10 opções. O que dá 456.976.000 combinações.

Como calcular possibilidades de placas?

Caso seja necessário calcular o número de permutações somente de placas com elementos distintos, devemos adotar o seguinte cálculo matemático:
  1. 26 * 25 * 24 * 10 * 9 * 8 * 7 = 78.624.000.
  2. 26 * 25 * 24 * 10 * 10 * 10 * 10 = 156.000.000.
  3. 26 * 26 * 26 * 10 * 9 * 8 * 7 = 88.583.040.

Quantas letras tem placa de carro?

Além do novo visual, uma das principais diferenças da nova placa está na sequência alfanumérica. O sistema, com três letras e quatro números (AAA-0000) será substituído pelo de quatro letras e três números (AAA0A00).

Quantas placas Mercosul são possíveis?

A placa permanece com sete dígitos, mas tem quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. A alteração mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões.

Como funciona a combinação de letras nas placas dos veículos?

A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).

A Matemática nas placas dos carros

35 questões relacionadas encontradas

Quantas placas de carro tem no Brasil?

Placas de carros por estado: Atualmente

Com três letras e quatro números, inclusive para motos, somando um total de pouco menos de 176 milhões de combinações.

Quantas placas Mercosul existem no Brasil?

Trânsito brasileiro já tem mais de 10 milhões de placas do Mercosul.

Quantas placas novas do Mercosul de carros podem ser feitas no Brasil?

A Placa de Identificação Veicular (PIV) amplia as possibilidades de combinações: eram 175 milhões de possibilidades nas antigas placas com três letras mas, agora com quatro, esse número sobe para 456 milhões.

Qual letra substitui o número 2 na placa Mercosul?

Inicialmente, eram obrigatórios o brasão do município e bandeira do estado, mas essa regra não se aplica mais. Portanto, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34 – o número dois é trocado pela letra C.

Como consultar veículo com placa de duas letras?

Posso consultar carros e veículos antigos? Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.

Quais letras substituem os números das placas?

Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber:
  • 0 = A.
  • 1 = B.
  • 2 = C.
  • 3 = D.
  • 4 = E.
  • 5 = F.
  • 6 = G.
  • 7 = H.

Quantas são as possibilidades de placas diferentes para o Brasil nesse sistema?

Assim, há um total de 264 · 103 placas possíveis nesse formato. Pode-se obter agora o número de ordens em que pode ser formada a placa.

Pode escolher as letras da placa Mercosul?

A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Porém, destacamos que a personalização da placa poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo.

Quem tem placa azul?

As placas azuis apenas com as letras CC e os números são de carros de consulados. Veículos que estão sendo testados por montadoras também têm placa azul. Placas verdes vão para modelos utilizados por oficinas e concessionárias para teste ou test-drive. As placas mais raras em circulação são as pretas.

Como saber o número de combinações possíveis?

Multiplicação e combinação - Para calcular o número de combinações possíveis. A multiplicação está sempre relacionada com a repetição das parcelas em uma soma. Escrever 6 x 3 é o mesmo que escrever 3 + 3 + 3 + 3 + 3+3, possibilitando a comutativa de 3 x 6 = 6 + 6 +6 já que 6 x 3 = 3 x 6.

Como se calcula a probabilidade?

A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. Basta dividir o número de eventos pelo número de resultados possíveis, conforme se vê na fórmula p = n(e)/n( Ω ). Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.

Quantas combinações são possíveis com 5 dígitos?

No caso da quina, ao escolher a aposta simples de 5 dezenas dentre 80, ele ganha acertando o terno (3), a quadra e a quina (prêmio principal). O número de combinações da mega sena é igual a 50.063.860, e o da quina igual a 24.040.016.

Como ler a nova placa Mercosul?

Enquanto o modelo antigo era do tipo LLL-NNNN, em que L é letra e N é número, a configuração adotada pelo Brasil da nova placa Mercosul é LLL-NLNN. Muito parecida com a anterior, com a diferença de que o caractere na quinta posição passa a ser uma letra e não um número.

Qual o significado da letra e na placa Mercosul?

Cinza para carros particulares, vermelho para os de aluguel, e assim por diante. Agora, todas têm um padrão: brancas e com uma tarja azul. Nas cores dos caracteres – Se a cor de fundo da placa era o que identificava a categoria do carro, agora, o que muda é somente a cor do caractere (letra e número).

Pode andar com placa antiga?

De acordo com a Resolução 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), hoje, o proprietário de veículo que ainda está com a placa antiga pode permanecer com ela desde que a mesma esteja em perfeito estado.

Precisa trocar placa para transferir veículo?

Preciso trocar a placa? Para os carros que atualmente utilizam a placa cinza, a troca pelo novo modelo só será necessária em caso de transferência de município e/ou estado, alteração de categoria, furto, extravio, roubo ou dano à placa.

Quanto custa uma placa Mercosul?

Qual valor para colocar a placa Mercosul do Detran? O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recomendou o preço das placas Mercosul em no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas – os mesmos valores que já são cobrados atualmente pelas placas do padrão cinza.

Artigo anterior
Como são feitos os testes de produtos em animais?
Artigo seguinte
É possível recorrer de decisão do STJ?