Qual o tipo de fratura mais perigosa?

Perguntado por: Violeta Santos de Mota  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 5/5 (15 avaliações)

A fratura no quadril é considerada uma das mais perigosas para o ser humano. Também conhecida como fratura do fêmur proximal, este tipo de lesão atinge 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano; e estima-se que até o ano de 2050 este número deverá ser 6,3 milhões, devido ao envelhecimento natural da população.

Quais são as fraturas mais graves?

Tipos de fraturas mais graves

As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de reabilitação do paciente. Um exemplo é a fratura exposta de tíbia, comum em acidentes de carro e moto. Fratura da bacia – geralmente ocorre em acidentes graves de automóveis e quedas de alturas.

Qual é o pior tipo de fratura?

Qual é o pior tipo de fratura? Uma fratura aberta ou exposta é geralmente considerada o pior tipo de fratura, pois ocorre quando o osso quebrado se projeta através da pele, expondo-o ao ambiente externo e aumentando o risco de infecção, e não consolidação (pseudoartrose).

Qual é o tipo de fratura mais preocupante?

Fratura: a fratura de punho é a lesão mais preocupante. Dependendo de sua gravidade pode haver cominuição, que é o esfarelamento de parte do osso atingido; ou soltar um fragmento de osso que pode prejudicar nervos que passam através do punho e mesmo causar lesão nas artérias e veias da mão.

Qual é o osso mais difícil de quebrar?

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula, que é considerada uma das fraturas mais comuns de acontecer em jovens. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

Como se classificam as fraturas e os tipos de Fraturas ósseas

34 questões relacionadas encontradas

Qual osso quebrado dói mais?

Por exemplo, a fratura da pelve. dói pra caramba do fêmur, que que é o fêmur mesmo? É o osso que vai aqui na coxa, inclusive o maior osso do corpo humano, ou qualquer osso da nossa coluna vertebral. Esses são considerados os ossos que, quando a gente fratura, são os mais doloridos.

Qual é o osso mais frágil do corpo?

O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente. O seu nome deriva do fato dele estar em íntima relação com as estruturas lacrimais.

Que tipo de fratura precisa de cirurgia?

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para correção do dano, principalmente nos casos onde há um grande deslocamento ósseo, presença de fragmentos ou fraturas expostas. Essa cirurgia pode ser realizada para colocação de pinos, placas, ou outro tipo de fixação.

Quais são os 4 tipos de fraturas?

Quais são os tipos de fraturas existentes?
  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

O que é fratura grave?

complicadas — são as fraturas que afetam outras estruturas além dos ossos, como os músculos, os nervos ou os vasos sanguíneos. Como o nome já sugere, esse tipo de lesão apresenta uma recuperação mais difícil; incompletas — são as lesões nos ossos que não causam a quebra completa, mas que geram os mesmos sintomas.

Quanto tempo pode esperar para fazer uma cirurgia de fratura?

Idealmente, essa fratura deve ser operada tão logo o paciente esteja estável clinicamente, de preferência nas primeiras 48h (e em até 10 dias). Muitas vezes, isso não é possível por uma seria de motivos.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma fratura?

Quanto tempo leva para regenerar os ossos? Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos. O cirurgião do pé e tornozelo irá determinar quando o paciente está pronto para suportar o peso na área.

O que acontece se não operar fratura?

As fraturas podem romper a pele (chamado fraturas expostas) ou não (chamado fraturas fechadas). Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos.

Quanto tempo dura a dor de uma fratura?

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

Qual é a diferença entre quebrar e fraturar?

Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".

Quanto tempo leva para o osso colar?

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Quais as fases da fratura?

Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

Quais os tipos de fratura mais comum?

Podemos classificá-las em dois tipos principais: fratura exposta e fechada.

Quais os graus de fraturas?

Grau I: lesão < 1 cm, com contaminação mínima, fragmentação e lesão de tecidos moles. Grau II: lesão > 1 cm, com lesão moderada de tecidos moles e estriamento mínimo do periósteo. Grau IIIA: lesão grave de tecidos moles e contaminação substancial, com cobertura adequada de tecidos moles.

Quais as principais complicações em fraturas?

As complicações agudas (lesões associadas) incluem: Sangramento: o sangramento acompanha todas as fraturas (e lesões de tecidos moles). Raramente, o sangramento interno ou externo é grave o suficiente para causar choque hemorrágico (p. ex., nas fraturas da pelve, fêmur e algumas fraturas expostas).

Qual é a força necessária para quebrar um osso humano?

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

É possível quebrar um osso e não sentir dor?

Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

Qual é o nome do osso que protege o coração?

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

Qual é o osso mais resistente?

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Qual é o osso mais pesado?

O fêmur (português brasileiro) ou fémur (português europeu) é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa. Também é o osso mais resistente, suportando uma pressão de 1230 Kg por centímetro quadrado sem se ferir.

Artigo anterior
O que é bom grávida comer nos 3 primeiros meses?
Artigo seguinte
Qual o valor de referência do exame de insulina?