Qual o tempo ideal para correr 15 km?

Perguntado por: António Pires de Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

Diferente dos percursos de 5 km (média distância), que podem ser realizadas entre 25 e 30 minutos, o tempo médio para 10 a 15 km varia entre 50 e 90 minutos, considerando que cada km seja feito em 5 ou 6 minutos. Para iniciantes, o tempo de prova, determinado pela intensidade do exercício, deve ser secundário.

Qual a média de tempo para correr 10 km?

Os 10km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km), por exemplo.

Como correr 10 km por dia?

Para reproduzir provas de 10 km, tente fazer algumas treinos em que você alterne o ritmo-alvo para os 10 km e um ritmo um pouco mais forte. Por exemplo, quem tem como meta um sub-40min nos 10 km pode tentar o seguinte: 6 minutos em ritmo de 4min/km alternando com 3min a 4min30/km por seis repetições.

O que acontece se eu correr 10 km todos os dias?

Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo. Comece a treinar com corridas curtas e lentas.

Quantas calorias se perde em uma corrida de 10km?

Ou seja, alguém que corre a 10km/h por uma hora percorre 10km e queima cerca de 600-650 calorias. A mesma pessoa correndo a 15km/h percorre 15km no mesmo espaço de tempo e queima em torno de 900-975 calorias.

Correr 10 km DIRETO ou 15 km CAMINHANDO E CORRENDO? | Rodrigo Bicudo ?

19 questões relacionadas encontradas

Como correr 10km em 45 minutos?

12 km/h = 5 min/km, ou seja, 1 km em 5 minutos. 10 km/h = 6 min/km, ou seja, 1 km em 6 minutos. Para chegar aos 10 km em 45 minutos, é altamente recomendado alternar os dias de treinos de corrida com treinos de força (musculação), ciclismo, natação e flexibilidade (alongamentos).

Como me preparar para uma corrida de 10km?

Para iniciar os treinos para correr 10 km, é importante já fazer no mínimo 30 minutos de corrida de 3 a 4 vezes por semana, pois o corpo já está mais resistente e os músculos estão mais fortes para resistir a lesões.

Como correr 10km abaixo de 60 minutos?

Vamos agora espreitar o plano: Semana 1 – Dia 1: 30 minutos a correr, ao ritmo mais lento possível. – Dia 2: 15 minutos a correr a ritmo lento, 1 minuto a andar, 5 minutos a correr a ritmo médio (um ritmo que já sintas que te custa um pouco a manter), 1 minuto a andar, 5 minutos a correr a ritmo lento.

Qual a média de tempo para correr 5 km?

Como muitas provas de corrida abrangem essa distância, este número passa a ser o primeiro desafio dos iniciantes. Alcançar o objetivo de 5 km significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado.

Quanto é 1 km em tempo?

No sistema internacional de unidades (SI), a velocidade vem expressa em metros por segundo pelo que para converter quilómetros/hora em metros/segundo é necessário reduzir quilómetros a metros e horas a segundos, isto é, 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s, ou seja, 1 km/h = 0,2778 m/s.

Quanto tempo demora 30 km?

Em 20 minutos (um terço de 60 minutos), o carro percorre 30km (um terço de 90km).

Quantos minutos são 2 km?

No segundo trecho da mesma trilha a distância é de 2 Km, o que dará 25 minutos para a extensão.

Quais os benefícios de correr 10km?

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida:
  • reduz o peso corporal.
  • melhora o nível de colesterol.
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória.
  • reduz os riscos de infarto.
  • aumenta a massa muscular.
  • reduz a variação da pressão arterial de repouso.
  • ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração.

Quantos km é bom correr?

O treinador e diretor técnico da rede espanhola de academias Bodyon, Javier González, pondera: “O ideal seria correr 3 ou 4 dias por semana, somando, no total, de 8 a 12 quilômetros. De tal maneira que o trabalho diário dure sempre mais de 45 minutos. Assim é possível queimar gordura”.

Como melhorar o tempo nos 10km?

6 DICAS PARA BAIXAR O TEMPO NOS 10 KM
  1. 1 – Madrugue. Assim como nos 5 km, chegar cedo ao local da prova garante uma tranquilidade para o organismo, segundo o treinador. ...
  2. 2 – Aquecimento um pouco mais longo. ...
  3. 3 – Largada moderada. ...
  4. 4 – Atenção ao zigue-zague. ...
  5. 5 – Aumento progressivo do ritmo. ...
  6. 6 – Hidratação completa.

Quanto tempo de corrida para queimar 1000 calorias?

E se você tentar correr um pouco em um trote suave, a queima energética será muito maior - quase 1000 calorias a uma velocidade de 8 km por hora. Com estes dois exercícios simples, você estará queimando cerca de 1000 calorias por dia, de forma divertida e sem perder muito tempo.

Quantas calorias são queimadas em 1 km?

Existe uma estimativa muito adequada de considerar que para cada Km/h de velocidade de corrida gastamos 1 MET. Para dar um exemplo, um indivíduo de 78 Kg, correndo à uma velocidade de 8 Km/h estará gastando: 8 x 78 x 0,0175 = 10,92 Calorias por minuto.

Como perder 7000 calorias por dia?

Diz o personal trainer que a recomendação para que se consiga perder um quilo por semana passa por completar três treinos semanais de 30 minutos de cardio intenso, duas sessões de cardio no local (em máquinas de ginásio, por exemplo) e entre dois e três treinos de alongamentos.

O que acontece com o corpo se correr todos os dias?

Correr é bom para emagrecer, tonificar as coxas, manter a forma e trabalhar a resistência muscular. Mas a corrida não é só sobre ficar com o corpo em forma. Praticar um esporte como a corrida também é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro em termos de humor, memória e aprendizado.

É possível correr todos os dias?

“É possível correr todo dia, mas há cuidados”, diz especialista Marcio Atalla. Para aqueles corredores que gostam de treinar todos os dias, o educador físico e pós-graduado em Nutrição Marcio Atalla dá uma boa notícia: “Sim, é possível correr cinco, seis vezes na semana”.

Artigo anterior
Qual a diferença entre Lacribell e Optive?
Artigo seguinte
Como se baseia o funcionamento de uma geladeira?