Qual o tempo de posse para usucapião extrajudicial?

Perguntado por: Matilde Marques Valente  |  Última atualização: 2. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

Para que seja possível realizar a usucapião extrajudicial, é necessário comprovar a posse mansa, pacífica e ininterrupta do imóvel pelo prazo mínimo de 5 anos, ou 10 anos se o imóvel for público.

Como comprovar a posse no usucapião extrajudicial?

Como Provar Posse em um Processo de Usucapião: Atos e Exemplos Práticos
  1. Registro Público de Imóveis. ...
  2. Pagamento de IPTU. ...
  3. Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  4. Comprovação de Residência. ...
  5. Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  6. Registro Fotográfico e Documental.

Qual o prazo para usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Qual é o prazo legal para usucapião?

1.239. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade. Art.

Quais os requisitos para a usucapião extrajudicial?

Posse ininterrupta do bem por no mínimo cinco anos; Utilizar o imóvel para moradia; Não ser proprietário de outro imóvel; Não ter adquirido a propriedade de outro imóvel por essa modalidade de usucapião anteriormente.

Quanto tempo de posse precisa para ação de Usucapião?

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

Seus requisitos são:
  • Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Posse ininterrupta por 02 (dois) anos;
  • Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
  • Imóvel de até 250m²;
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;

O que pode impedir o processo de usucapião?

Já as causas que podem suspender a usucapião são:

Contra os ausentes do país em serviço público da União, dos Estados, ou dos Municípios; Contra os que estiverem servindo na armada e no exército nacionais em tempo de guerra; Pendendo condição suspensiva; Não estando vencido o prazo.

Qual o tipo de usucapião mais rápido?

A usucapião extrajudicial é a forma mais rápida de converter a posse de um imóvel em propriedade pelo uso, desde que não exista indício de disputa da área. Apesar de ser um procedimento menos burocrático, alguns requisitos precisam ser preenchidos, para que o possuidor consiga a propriedade do bem.

O que comprova uso usucapião?

Documentos que comprovem a posse e a utilização do imóvel ao longo dos anos, a exemplo dos seguintes: - Contrato de compra e venda, escritura pública de compra e venda; - Contas antigas (água, luz, telefone etc.)

O que tira a posse mansa e pacífica?

ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

É necessário advogado para fazer usucapião extrajudicial?

Todavia, após o Código de Processo Civil de 2015, passou a existir também a usucapião extrajudicial, realizada em Cartórios. 3. É necessária a presença de advogado para mover a usucapião extrajudicial? Sim, apesar de ser um processo fora do âmbito judicial, é obrigatória a presença de um advogado.

O que é mais barato usucapião judicial ou extrajudicial?

A depender do juiz e do caso, ele pode ainda pedir ata notarial, o que vai encarecer muito o procedimento. Embora as duas opções não sejam baratas para a maioria das pessoas, ainda assim a Usucapião Extrajudicial se sai melhor.

Quanto custa um processo de usucapião extrajudicial?

Sendo que, depende do número de requerentes e titulares de direitos reais sobre o imóvel usucapiendo. Quanto ao valor do processamento da Usucapião Extrajudicial, é de R$ 2.120,91. Além disso, o valor aproximado para prenotações, arquivos, notificações e demais diligências necessárias é de R$ 1.450,00 reais.

O que comprova a posse de um terreno?

Um dos principais meios de comprovação é a apresentação de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor, como água, luz, entre outros. Estas contas, associadas ao endereço específico do imóvel, são evidências tangíveis da ocupação e uso contínuo do espaço pelo indivíduo que as apresenta.

Qual documento comprova a posse de um terreno?

Documentos necessários para comprovar posse
  • Contrato de compra e venda.
  • Escritura de compra e venda.
  • Certidão de registro do imóvel.
  • Matrícula do imóvel.
  • Comprovantes de pagamento de impostos e taxas, como IPTU, água, luz e gás.
  • Contrato de locação, autorizações e permissões referentes ao imóvel.

O que necessário para provar o tempo de posse?

O registro do imóvel em cartório é uma documentação oficial que pode ajudar a comprovar a posse, incluindo informações sobre a aquisição da propriedade e eventuais transferências ao longo do tempo. Fotos datadas do imóvel ao longo dos anos também podem ser utilizadas como evidência.

Qual o usucapião de 10 anos?

Usucapião Ordinária

1242 – CC – “Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por 10 (dez) anos.

O que fazer para não perder meu imóvel por usucapião?

Um dos requisitos exigidos para adquirir o bem mediante usucapião é o de justamente comprovar a posse com ânimo de dono que o possuidor deve ter, o qual fica devidamente afastado com a juntada de contrato comprovando que a posse ocorreu em condição diversa a essa.

Quanto um advogado cobra por um processo de usucapião?

custas com a elaboração de documentação técnica, como planta e memorial descritivo; emissão de certidões imobiliária e tributárias; honorários do advogado, que costuma cobrar entre 10 e 20% do preço do imóvel.

Quanto custa entrar com pedido de usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Quem não paga IPTU tem direito a usucapião?

Não pagar IPTU não impede a usucapião. O que importa é a posse do imóvel por um tempo determinado, sem violência ou oposição. Mas é bom pagar o IPTU para evitar problemas com o fisco e comprovar a posse. Portanto, mesmo quem não paga IPTU tem sim direito a usucapião.

Como evitar a usucapião de um herdeiro que ficou na posse do bem?

Há formas de evitar que no futuro esse herdeiro possa usucapir esse imóvel. Uma das formas existentes, é cobrar aluguel. Ele deve ser notificado para que fique ciente de que se quiser permanecer no imóvel, terá que pagar um valor pelo aluguel da casa aos seus irmãos. Já a outra forma, é fazer um contrato de comodato.

O que descaracteriza o usucapião?

Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião. Posse contínua e duradoura: Cada modalidade de usucapião estabelece um prazo mínimo de posse para aquisição do direito à propriedade por usucapião.

Pode contestar o usucapião?

O proprietário do imóvel pode se defender dessa ação apresentando contestação, na qual deverá demonstrar que não estão presentes os requisitos legais para a Usucapião pretendida pelo autor da ação.

Como legalizar um imóvel por usucapião?

Para que seja possível é necessário que o requerimento seja feito por advogado ou por defensor público no cartório onde se encontra registrado o imóvel que se pretende usucapir. Neste requerimento será demonstrado que o interessado preenche os requisitos legais para a aquisição da propriedade.

Artigo anterior
Qual o nome de morcego em inglês?
Artigo seguinte
O que é deglutição prejudicada?