O que é deglutição prejudicada?

Perguntado por: Paulo Luís Figueiredo  |  Última atualização: 2. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

A dificuldade para engolir, cientificamente chamada disfagia ou deglutição prejudicada, pode ser causada tanto por alterações nervosas quanto por situações relacionadas ao esôfago ou garganta, como esclerose múltipla, AVC, miastenia gravis e distrofia muscular, por exemplo.

O que causa problema de deglutição?

Para que a deglutição ocorra normalmente, o cérebro deve coordenar de forma inconsciente a atividade de vários pequenos músculos da garganta e do esôfago.

O que fazer para melhorar a deglutição?

Antes de engolir: Alinhar a cabeça e incliná-la para a frente. Esta posição bloqueia a laringe e aumenta o espaço para passagem dos alimentos para o esófago. Depois de engolir: Inclinar a cabeça para trás. Esta posição eleva a laringe e ajuda à progressão dos alimentos para o esófago.

Quanto ao diagnóstico de deglutição prejudicada qual a intervenção sugerida?

Realizar higiene da cavidade oral sempre após as refeições; Evitar que paciente se deite pelo durante 30 minutos após as refeições; Promover adaptações em domicílio para melhora da deglutição durante as refeições; Treinar cuidadores e familiares envolvidos na assistência destes pacientes.

O que pode ser a dificuldade de engolir?

Ela pode ser causada principalmente por doenças neurológicas, como derrame cerebral, trauma cranioencefálico, tumores e esclerose lateral amiotrófica (ELA), e doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de alterações mecânicas como os cânceres de cabeça e pescoço, entre outras.

Você avalia a DEGLUTIÇÃO do seu paciente?

19 questões relacionadas encontradas

Quais doenças causam disfagia?

Dentre as causas mais comuns da dificuldade para engolir (deglutir), estão a presença de doenças neurológicas, tais como acidente vascular cerebral; traumatismo cranioencefálico; Parkinson; Alzheimer; paralisia cerebral; oncológicas, como câncer de cabeça e pescoço, pulmonares e tumores de sistema nervoso central; ...

Qual o exame que detecta a disfagia?

Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.

Qual médico que cuida da deglutição?

É recomendado procurar um médico otorrinolaringologista, ou um médico gastroenterologista, para ajudar no tratamento o paciente também pode ser encaminhado para o fonoaudiólogo.

Como é o exame de deglutição?

O exame é realizado por meio da introdução de um endoscópio fino e flexível através do nariz até a região da faringe. Com o endoscópio posicionado na faringe, o indivíduo recebe, por via oral, substâncias coradas de diversas consistências e volumes.

Qual profissional avalia a deglutição?

O médico otorrinolaringologista é o responsável por diagnosticar a disfagia, definir a segurança da deglutição e a proteção da via aérea, além de definir a possibilidade de dieta por via oral, a necessidade ou não de dieta por sonda nasoenteral.

Quando a disfagia é grave?

A disfagia esofágica pode levar à perda ponderal, desnutrição, aspiração traqueal do material ingerido e, em casos graves, impactação alimentar. A impactação alimentar coloca os pacientes em risco de perfuração esofágica espontânea, que pode levar à sepse e mesmo morte.

Quanto tempo dura a disfagia?

Pode tratar-se de disfagia, uma condição que pode durar meses ou anos e predispor o paciente a problemas como desnutrição, desidratação, asfixia, pneumonias aspirativas recorrentes e, nos casos mais graves, se não identificados, levar ao óbito.

Quando engulo parece que não desce?

O que causa a dificuldade para engolir

Ela pode ocorrer por uma fraqueza dos músculos do esôfago, pela obstrução do canal digestivo ocasionada por tumores ou pequenas lesões esofágicas, pelo uso de medicamentos e até por doenças neurológicas.

Como saber se tenho disfagia?

Os sintomas da disfagia podem variar na forma e intensidade que se manifestam, conforme a parte do esôfago que é afetada. As pessoas que sofrem de disfagia podem apresentar dificuldade para engolir, engasgamento, regurgitação nasal, fala anasalada, tosse ou redução do reflexo da tosse, e mau hálito.

Quais os sintomas de deglutição?

dor ou desconforto ao engolir alimentos sólidos ou mesmo líquidos; paciente se engasga ao engolir; tosse.

O que é endoscopia de deglutição?

O exame consiste na introdução de um endoscópio fino e flexível, em uma das narinas, para avaliação da garganta durante a alimentação: O paciente recebe alimentos líquidos, pastosos e sólidos para que seja avaliada a capacidade de deglutição, ou seja, de engolir.

Quem tem disfagia pode fazer endoscopia?

Pacientes com disfagia sempre devem ser submetidos à endoscopia alta, que é extremamente importante para descartar câncer.

Qual o melhor remédio para disfagia?

Risperdal (Solução oral)

Porque parece que tem alguma coisa na minha garganta?

Causas do nó na garganta

A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos. A sensação de nó na garganta não é perigosa e não causa complicações.

Quando você come e parece que a comida fica na garganta?

O termo médico para problemas de deglutição é disfagia. A deglutição move a comida e líquidos da boca para o estômago. É um processo complexo. A língua move a comida e bebida para a parte de trás da boca e da garganta.

É normal ter disfagia?

A condição costuma acometer crianças e idosos, mas pode se manifestar em qualquer idade. É um problema que requer conscientização e cuidados porque pode afetar a qualidade de vida ou sobrevida do paciente. Ou seja, sem prevenção e tratamento, a disfagia pode ter consequências graves.

Quem costuma ter disfagia?

Segundo um estudo relatado em artigo sobre disfagia orofaríngea, a condição acomete de 16% a 22% da população acima de 50 anos e apresenta outros dados como: 20% a 40% de pacientes que sofreram AVC apresentam disfagia; Em 55% dos casos de AVC com disfagia ocorre a aspiração (quando o alimento vai para os pulmões);

O que causa disfagia emocional?

Ela pode estar associada a doenças nervosas, musculares ou neuromusculares e a fatores diversos, tais como compressão extrínseca por osteoma de vértebra cervical, compressão por artéria anômala, refluxo gastroesofágico etc.

Qual a causa mais provável da disfagia?

A disfagia obstrutiva é causada por lesões estruturais, benignas ou malignas, que reduzam o calibre do esôfago, ou exercem compreensões extrínsecas; tais como: tumores, divertículos, anéis, membranas, esofagite por refluxo complicada e grandes hérnias hiatais.

Quais doenças causam sensação de bolo na garganta?

A sensação de bolo na garganta caracteriza-se por um desconforto na garganta que em alguns casos pode causar dificuldade para respirar. Pode ser causada pelo refluxo gastroesofágico, problemas na tireoide, câncer, estresse e ansiedade, entre outras doenças. Procure um gastro para evitar complicações.

Artigo anterior
Qual o tempo de posse para usucapião extrajudicial?
Artigo seguinte
Qual a importância de A Interpretação dos Sonhos 1900 e por quê?