Qual o significado do princípio do Poluidor-pagador?

Perguntado por: Gabriel Gonçalo Matos Neto  |  Última atualização: 18. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

O princípio do poluidor-pagador consiste, portanto, na obrigação do poluidor em arcar com os custos da reparação do dano causado ao meio ambiente por ele. Porém, há ocasiões em que existe mais de uma fonte de agentes poluidores, dificultando a definição dos responsáveis.

O que significa o princípio do poluidor pagador?

Esse princípio preconiza que os responsáveis devem arcar com os custos e serviços necessários para a reparação do dano ambiental por eles causado ao meio ambiente. O PPP é um ordenamento jurídico que tem sua origem no Conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 1972.

Qual o conceito de poluidor?

Segundo a mesma lei, poluidor “é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental”.

Qual a responsabilidade civil do poluidor-pagador?

Já no caso da responsabilidade civil, o poluidor deve reparar e/ou indenizar, mesmo nos casos de emissão que não ultrapassam os padrões fixados pelos órgãos ambientais. Ou responsabilidade objetiva do poluidor e, conseqüentemente, a aplicação do poluidor-pagador, ocorre independentemente da constatação de infrações.

Qual a diferença entre o princípio do poluidor pagador e do protetor pagador?

Portanto, o princípio de poluidor-pagador consiste na obrigação do poluidor de arcar com os custos da reparação do dano por ele causado ao meio ambiente. O princípio do protetor-recebedor, inaugurada na legislação ambiental, estabelece uma lógica inversa ao princípio do poluidor-pagador.

AGU Explica - Principio do Poluidor Pagador

37 questões relacionadas encontradas

Qual os princípios do poluidor-pagador apresente exemplos?

O princípio do poluidor pagador é um dos pilares do moderno direito ambiental e traz a concepção de que, quem polui, deve responder pelo prejuízo que causa ao meio ambiente. E a sua responsabilização se dá em forma de pagamento que, por sua vez, pode consistir em uma prestação em dinheiro mesmo, ou em atos do poluidor.

Quando surgiu o princípio do poluidor pagador?

O princípio do poluidor-pagador surgiu no campo econômico, sendo reconhecido como princípio internacional de política ambiental por meio da Recomendação C (72) 128, de 26 de maio de 1972, do Conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), denominada Guiding Principles Concerning ...

Onde é o princípio do poluidor-pagador?

225, parágrafo 3 da Constituição Federal de 1988. O Princípio do Poluidor-Pagador é um princípio normativo de caráter econômico, porque imputa ao poluidor os custos decorrentes da atividade poluente.

Quem pode ser considerado poluidor?

2 “Poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental” (sem destaque no original - Lei n.º 6.938/1981 artigo 3º, IV).

Quais são os 4 tipos de ambiente?

São eles:
  • Natural;
  • Artificial;
  • Cultural;
  • Do trabalho;
  • Patrimônio Genético.

Qual é a natureza jurídica e justificativa do princípio do poluidor pagador?

O princípio a ser usado para alocar custos das medidas de prevenção e controle da poluição, para encorajar (estimular) o uso racional dos recursos ambientais escassos e para evitar distorções do comércio internacional e investimentos é denominado de princípio do poluidor pagador.

Qual é o principal agente poluidor?

As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.

O que é poluição segundo a Lei?

Poluição, de acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente, a lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; ...

Quais são as responsabilidades ambientais?

– Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos). – Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto. – Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água. – Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.

Qual é o objetivo do direito ao meio ambiente?

Qual a função do direito ambiental? O objetivo do Direito Ambiental é regulamentar relações entre o homem, os governantes e as empresas com o meio ambiente, em sua totalidade, a fim de protegê-lo.

Quais os principais princípios ambientais?

Quais são os princípios do direito ambiental?
  • Princípio do Desenvolvimento Sustentável;
  • Princípio da Precaução.
  • Princípio da Prevenção;
  • Princípio do Poluidor-Pagador;
  • Princípio da Participação Pública.

O que significa usuário pagador?

“Em matéria de proteção do meio ambiente, o princípio usuário-pagador significa que o utilizador do recurso deve suportar o conjunto dos custos destinados a tornar possível a utilização do recurso e os custos advindos de sua própria utilização.

Qual a obrigação do poluidor em relação ao meio ambiente e às pessoas afetadas por sua atividade?

O caráter objetivo da responsabilidade civil ambiental está estampado no §1º do art. 14 da Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente: […] é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.

Qual é o objetivo principal da Lei n º 6938 81?

Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

O que significa princípio da precaução?

O princípio da precaução foi formulado pelos gregos e significa ter cuidado e estar ciente. Precaução relaciona-se com a associação respeitosa e funcional do homem com a natureza. Trata das ações antecipatórias para proteger a saúde das pessoas e dos ecossistemas.

Qual é a principal fonte do direito ambiental?

A Constituição Federal de 1988 é a principal fonte formal do Direito Ambiental.

O que é o EIA e o RIMA?

O EIA/RIMA é uma sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.

Qual lei é bastante abrangente em relação ao conceito de poluidor?

5. Responsabilidade penal do poluidor. A responsabilidade penal do poluidor possui, hoje, como principal fonte legislativa a Lei Federal 9.605/98, que, em evidente avanço com relação à Lei 6.938/1981, instituiu diversos tipos penais ambientais, ao passo que o art.

Qual a diferença de prevenção e precaução?

De maneira sintética, podemos dizer que a prevenção trata de riscos ou impactos já conhecidos pela ciência, ao passo que a precaução se destina a gerir riscos ou impactos desconhecidos. Em outros termos, enquanto a prevenção trabalha com o risco certo, a precaução vai além e se preocupa com o risco incerto.

O que é a compensação ambiental?

Compensação Ambiental é um mecanismo financeiro que visa a contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos no processo de licenciamento ambiental.

Artigo anterior
Qual a diferença entre própolis verde e própolis vermelho?
Artigo seguinte
Qual o tamanho normal do endométrio?