Como deve ser feita a cobrança de dívidas do consumidor?

Perguntado por: Nuno Leonardo Brito Ramos Fonseca  |  Última atualização: 13. August 2024
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Quais as maneiras legais de contato para cobrança? As empresas podem contatar o cliente por telefone fixo, celular, telegrama, e-mail, SMS, Whattsap, Messenger, carta com ou sem aviso de recebimento, notificação via cartório, notificação judicial e protesto com notificação via cartório.

Quais são as regras para a cobrança de uma dívida do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Como é feita a cobrança de dívidas dos clientes?

A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.

Qual a maneira correta de cobrar uma dívida?

4 dicas de como cobrar alguém
  1. Tenha clareza da cobrança e seja objetivo. A abordagem inicial possivelmente será a mais difícil, especialmente se for o primeiro contato para fazer a cobrança. ...
  2. Cobre educadamente e com empatia. ...
  3. Indique um novo prazo para o devedor. ...
  4. Mantenha-se firme na cobrança.

Como deve ser feito o procedimento de cobrança?

Como fazer uma cobrança amigável
  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.

10. Cobrança de Dívidas - CDC - Direito do Consumidor - Prof. Leonardo Paiva

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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança?

→ Entenda: Quando o consumidor recebe uma fatura ou cobrança indevida e paga, tem direito a receber aquele valor em dobro. Se o lojista ou a empresa não atenderem o ressarcimento, o consumidor é orientado a recorrer ao Procon ou ao sistema judiciário.

Quais são as principais formas de cobrança?

As formas mais comuns de cobrança são: boleto bancário, cartão de crédito e de débito, cheque, crediário e dinheiro.

Como cobrar uma dívida de forma educada?

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Como cobrar um cliente educadamente exemplo?

“Olá [Nome do Cliente], esperamos que esteja tudo bem com você. Gostaríamos de lembrar sobre o pagamento pendente para o [Produto/Serviço] fornecido em [Data]. Se houver qualquer dúvida ou se precisar de assistência para efetuar o pagamento, estamos à disposição. Agradecemos sua pronta atenção a esse assunto.”

Como fazer uma cobrança por escrito?

Aqui é a [seu nome], da empresa [x]. Estou entrando em contato para lembrar da sua fatura no valor R$XX, que está em atraso. Para facilitar, gerei um boleto atualizado com uma nova data de vencimento, que envio a seguir. Caso tenha dificuldade para efetuar o pagamento, não hesite em entrar em contato.

O que não é permitido na cobrança de dívida?

Ligações de cobrança de dívidas

Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana). Em outras palavras, a quantidade de chamadas tira o sossego e constrange o devedor, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

Não se pode falar com parentes e vizinhos sobre a dívida de terceiros nem mesmo colocar banda de música na porta do devedor, ação que, por incrível que pareça, já foi bem utilizada no passado. O consumidor não pode também ser cobrado em seu horário de descanso, seja nos fins de semana, nos feriados e à noite.

Como fazer cobrança de clientes inadimplentes?

Como cobrar clientes inadimplentes por telefone?
  1. Faça abordagens personalizadas de acordo com o tempo da dívida. Tenha em mente que o tempo da inadimplência também impacta a abordagem. ...
  2. Evite usar a palavra “dívida” ...
  3. Ofereça abertura para negociações. ...
  4. Não leve para o lado pessoal.

O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.

Como usar o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

O que diz a lei sobre dívidas?

A lei permite ao consumidor que tem dívidas com vários credores fazer uma negociação única, criando um plano de pagamentos compatível com a realidade financeira do cidadão. É nesse parcelamento que a lei garante que a negociação sempre preservará um valor necessário para a sobrevivência: o mínimo existencial.

Como fazer uma cobrança com educação?

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos
  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Quais palavras usar para cobrar um cliente?

Aviso de vencimento por SMS

“Olá, [nome da pessoa]! Sou [nome do funcionário], da empresa [nome da empresa]. Estou entrando em contato para te lembrar que o vencimento da sua fatura no valor de R$ XX,XX está próximo. Para facilitar, estamos enviando seu código da fatura: XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX.

Como cobrar de forma gentil?

Como cobrar educadamente um cliente

Ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente é essencial. Deve-se tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas, como “dívida”, por “um valor em aberto” por exemplo.

Como cobrar de forma educada pelo Whatsapp?

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.

Como cobrar uma dívida frases?

Use o código para pagar o boleto em qualquer lotérica ou aplicativo do seu banco: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX . Caso você não tenha como efetuar o pagamento total da dívida, entre em contato conosco. Podemos negociar seu boleto em atraso e encontrar a melhor alternativa. Será um prazer ajudar a quitar seu débito.

Como fazer uma cobrança de forma amigável?

Veja a seguir como cobrar um cliente de forma amigável e o que considerar a cada contato:
  1. Reúna todas as informações disponíveis. ...
  2. Conheça o cliente. ...
  3. Construa uma boa relação com o cliente. ...
  4. Apresente alternativas. ...
  5. Conte com outras alternativas para o contato. ...
  6. Seja educado e respeitoso. ...
  7. Use a tecnologia a seu favor.

Quando a cobrança é abusiva?

Já a cobrança abusiva, de acordo com o art. 71 do Código de Defesa do Consumidor, é o ato da exigência do pagamento de um débito de forma insistente, de modo a constranger o consumidor, podendo até mesmo ocorrer ameaças e/ou coações.

Quais as principais características que o profissional de cobrança deve ter?

Confira quais características devem acompanhar esse profissional!
  1. Espírito de liderança. ...
  2. Inteligência emocional. ...
  3. Boa comunicação. ...
  4. Disciplina. ...
  5. Conhecimentos na área de tributos. ...
  6. Capacidade analítica de dados. ...
  7. Visão estratégica. ...
  8. Atualização constante.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

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