Qual o significado de consumidor e consumista?

Perguntado por: Margarida Clara de Coelho  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

Consumidor é toda a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam produtos ou serviços; alguém que faz compras; aquele que consome. ... O consumismo é a ação de um consumista, indivíduo que tem a paixão desenfreada e inconsequente de comprar, mesmo quando não há necessidade de obter determinado produto.

O que é um consumidor?

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. ... Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Qual é a diferença entre consumidor e consumista?

A distinção mais genérica entre consumidor e consumista é simples: o consumidor é aquele que compra por necessidade e o consumista é aquele que compra por impulso.

O que significa é consumismo?

O que é o consumismo:

Consumismo significa fazer compras em excesso. A expressão é usada para identificar o comportamento ou tendência de uma pessoa em exagerar nos hábitos de consumo ou em fazer compras por impulso.

O que o consumismo pode causar nas pessoas?

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. ... Além disso, o consumista sofre processos de alienação e oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro).

SOCIEDADE DE CONSUMO e CONSUMISMO

23 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de consumo?

O que é consumo:

Consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica. ... O consumo é realizado por pessoas individualmente, pelas famílias e até mesmo pelo Estado e empresas, que adquirem bens e serviços para desempenhar suas atividades.

Quais são os tipos de consumo?

Tipos de consumo
  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

É difícil estabelecer a diferença entre consumo e consumismo?

Consumo e consumismo não são a mesma coisa. Assim, uma pessoa que compra não é necessariamente consumista só por causa disso. O dinheiro existe para oferecer qualidade de vida, conforto e permitir uma sobrevivência com dignidade. Nesse sentido, o consumo é essencial.

O que é considerado consumidor?

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

O que um consumidor em marketing?

O Consumidor é o que tem acesso a várias opções e várias variedades de escolha de qualquer produto. É toda e qualquer pessoa que visita ou somente procura a empresa com algum interesse em adquirir produtos ou serviços no momento presente ou futuro.

Quem não é consumidor?

2º, caput, da Lei n. 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), como sendo “[...] toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. ... Fica excluído da proteção da lei consumerista portanto, a relação de consumo chamada intermediária.

Quais são os crimes contra o consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Quem pode ser considerado consumidor explique as teorias?

Nesta teoria, é considerado consumidor “quem adquire no mercado de consumo o produto ou serviço; aquele em razão de quem é interrompida a cadeia de produção e circulação de certos bens e serviços, para usufruir ele mesmo, ou terceiro a quem os ceda, das respectivas funções, de modo não profissional (destinatário final ...

Quais são os principais fatores determinantes do consumismo?

Papel social, cultura, medos e necessidades, estágio de vida e outros fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor.

Quais são as principais diferenças entre a prática do consumismo e do consumo consciente?

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, na definição da palavra, se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental.

O que pode ser feito para evitar o consumismo?

10 dicas para diminuir o impacto que seu consumo faz no planeta
  1. Compre somente o necessário. ...
  2. Evite andar de carro. ...
  3. Diminua o consumo de carne bovina. ...
  4. Prefira produtos orgânicos. ...
  5. Consuma tudo pela metade. ...
  6. Troque mais, descarte menos. ...
  7. Evite o desperdício. ...
  8. Doe o que você não usa mais.

Quais são os tipos de consumo existente que se baseia no Benefíciario do consumo?

Consumo essencial / Consumo supérfluo: Esta classificação baseia-se na natureza das necessidades satisfeitas. Consumo privado / Consumo público: Esta classificação depende do autor do ato de consumir. Consumo individual / Consumo coletivo: Esta classificação baseia-se no “beneficiário” do consumo.

Como e quais são as formas de consumo em nossa sociedade?

As principais características da sociedade de consumo são: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.

São exemplos de consumismo?

O consumismo está veiculado ao gasto de produtos sem utilidade imediata, ou seja, supérfluos, como por exemplo: mais um sapato, um anel de ouro.

O que é consumo na filosofia?

O consumo não é uma coisa, mas uma das manifestações por intermédio das quais o ser humano constitui um sentido para a sua existência dando vazão ao livre exercício de sua Vontade de Poder.

Qual a finalidade do consumo?

O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazerem necessidades e maximizarem a sua utilidade.

Qual o significado do consumo em nossas vidas?

Uma casa, um meio de transporte digno, atendimento hospitalar, uma vacina, um remédio, comida na mesa, boa escola para os filhos. Consumo. Consumo de bens básicos que levam ao grande direito da modernidade: a felicidade.

Quem é consumidor Segundo a teoria maximalista?

Pela Teoria Maximalista, destinatário final é todo aquele consumidor que adquire o produto para o seu uso, independente da destinação econômica conferida ao mesmo. ... Pela Teoria Finalista (ou subjetivista), destinatário final é todo aquele que utiliza o bem como consumidor final, de fato e econômico.

Quem é consumidor doutrina?

O conceito de consumidor há muito gera polêmica na doutrina e jurisprudência. O artigo 2º da lei consumerista traz como definição principal de consumidor "toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviços como destinatário final".

Quais os tipos de consumidor apontados pela doutrina?

O art. 2º, caput do CDC define que o consumidor pode ser pessoa física ou jurídica. A interpretação dos termos “pessoa física” e “pessoa jurídica”, juntamente com a expressão “destinatário final” vai demonstrar a prevalência da teoria finalista no direito brasileiro, sendo que o STJ a encampa em sua jurisprudência.

Artigo anterior
Quais são os principais golpes do boxe?
Artigo seguinte
Como tirar chupao?