Qual o sentido que os historiadores dão ao uso mais amplo da palavra cultura?

Perguntado por: Érika Antunes Barros  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)

Todavia, embora o conceito de cultura seja amplo, pois aborda noções referentes a produção material, produção intelectual, comportamento, gestos, representações, hábitos, simbolismos, ideologias, etc., para o estudo da cultura histórica e cultura historiográfica, podemos tomar cultura no sentido de ideias e ...

Qual a relação da cultura com a história?

Essa relação implica o reconhecimento da historicidade da existência humana, cujos valores decorrem de apreensões de caráter cultural que não decorrem da natureza das coisas, mas sim de valores atribuídos no intuito de compreender o mundo.

Qual o principal objetivo da história cultural em sua análise do passado histórico?

A História Cultural enfoca não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os seus mecanismos de recepção (e já vimos que, de um modo ou de outro, a recepção é também uma forma de produção).

Como os historiadores resgatam e conseguem relatos sobre os aspectos culturais de uma região ou sociedade?

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.

O que é cultura e história?

Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas. O sentido de cultura é amplo.

AULA DE HISTÓRIA #01 - O que é História, O Historiador e As Fontes Históricas! | Gustavo Helmer

43 questões relacionadas encontradas

O que se entende por cultura?

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

Como podemos definir o que é cultura?

01) define cultura como: “o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como os mais cotidianos, os mais triviais ou os mais "inconfessáveis".

Como os historiadores definem cultura?

Daí podemos perceber atitudes bastante diferenciadas entre os historiadores diante da história cultural: há os que definem o cultural como tudo aquilo não classificado como econômico, político, social; mas há também quem veja o cultural como uma dimensão transdisciplinar, inerente ao próprio real, própria de todo o ...

Como os historiadores lidam com as evidências históricas?

A história é feita de evidências. Ela é relatada, escrita. ... Ver e dizer, escrever o que se passou e apresentá-la tal como foi vista, à semelhança de um espelho: e é aí que se encontram alguns dos problemas que vêm constituindo a rotina do historiador até os dias atuais.

O que é cultura para os historiadores?

Historiadores e filósofos entendem que a cultura não possui transparência de significação, por isso utilizam descrições e contribuições da Antropologia e da Etnologia. Na realidade a Cultura tem um reconhecimento de um nome aplicável a um campo semântico, e tal como, em contínuo processo de ampliação e complexificação.

Qual a importância da história cultural?

Contribuições da História Cultural

De tal modo, nas últimas décadas, a História Cultural trouxe vários estudos com um diálogo intenso e produtivo com áreas das ciências humanas e sociais, percebe-se, pois, uma clara evolução e inovação das perspectivas da produção historiográfica.

Qual o objetivo da nova história?

A nova história é a história das soberanias: trata-se de estabelecer uma história que banaliza as formas de representação coletivas e as estruturas mentais das sociedades, cabendo ao historiador a análise e interpretação crítica dos dados.

O que é História Cultural Peter Burke resumo?

Introdução - O Livro de Peter Burke trata da redescoberta e importância da História Cultural a partir dos anos de 1970. A História Cultural dedica-se as diferenças, debates e conflitos das tradições compartilhadas em culturas inteiras.

O que é a nova história cultural?

A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (1929 – 1989), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.

O que a história cultural trouxe de novo?

A Nova História Cultural trouxe novos paradigmas, dentre eles o de prática e repre- sentação, “a história das práticas religiosas e não da teologia, a história da fala e não da lingüística, a história do experimento e não da teoria cientifica” (p. 78).

Qual é a relação existente entre cultura e intelectualidade?

Diferente de inteligência, associada muitas vezes a características congênitas, cultura distingue, em síntese, uma pessoa interessada e empenhada em compreender o mundo em que vive, e por isso nas escolas é comum encontrarmos alunos, de todos os níveis sociais e faixas etárias, que podem ser qualificados como cultos.

O que é evidência histórica?

A Evidência Histórica situa-se entre o que o passado deixou para trás (as fontes dos historiadores) e o que reivindicamos do passado (narrativas ou interpretações históricas).

Qual a relação entre fontes históricas e evidências?

Se os alunos devem desenvolver um conceito de evidência, eles necessitarão compreender a relação de evidência entre as fontes históricas (compreendidas a partir de um conceito de que foi a sociedade quem as produziu), e as afirmações sobre o passado que elas apóiam.

O que são evidências imateriais?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Como se escreve histórico-cultural?

Que leva em consideração aspectos históricos e culturais. Relações familiares, a língua, as tradições, a religião, a arte e algumas ciências são exemplos de aspectos histórico-culturais.

Como surgiu o conceito de cultura?

Claude Lévi-Strauss considera que a cultura surgiu quando o homem se deparou com a primeira regra, a proibição do incesto, norma presente em todas as sociedades. Os católicos dizem que o homem adquiriu cultura no momento em que recebeu do Criador uma alma imortal.

Quais são os elementos que constituem a cultura?

A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.

O que é cultura resposta?

O que é Cultura? Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

O que é a cultura para que serve?

Serve para manter o homem vivo e a respirar todas as artes intrínsecas à Cultura. É crer em algo que transporta as pessoas e a sua percepção de finitude. Devolve-nos a identidade e permite a apropriação da realidade esquecida que vive em nós.

Como se pode definir a cultura brasileira?

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

Artigo anterior
Quais exames para diagnosticar policitemia?
Artigo seguinte
O que é agravo interno no recurso especial?