Qual o sentido da conjunção embora?

Perguntado por: Iris Rita Matos de Alves  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

O que significa a conjunção embora?

A palavra “embora” tem dois significados: um deles passa a ideia de concessão; e o outro, de partida, afastamento. No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Qual o sentido da conjunção conquanto?

Conquanto é uma palavra caracterizada como uma conjunção de concessão utilizada para relacionar pensamentos que se opõem. ... Nas construções de frases, a palavra conquanto pode ser substituída por sinônimos como outras conjunções concessivas como embora, não obstante, ainda que, posto que, entre outras.

Em que conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quando usar a expressão muito embora?

A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».

Exercícios de Conjunção [Prof Noslen]

38 questões relacionadas encontradas

Vai embora tá certo?

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado.

O que podemos substituir por embora?

28 sinônimos de embora para 4 sentidos da palavra embora: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

O que é uma conjunção exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Que é Que tipo de conjunção?

Conjunções Explicativas

Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Quais são os tipos de conjunção?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

Qual o sinônimo de Conquanto?

8 sinônimos de conquanto para 1 sentido da palavra conquanto: Se bem que: 1 no entanto, não obstante, ainda que, todavia, embora, nada obstante, contudo, se bem que.

Quando usar conquanto?

Porquanto é uma conjunção coordenada que une orações sintaticamente semelhantes. Indica a explicação ou a causa de uma ideia expressa numa oração anterior.

Qual a diferença entre Conquanto e contanto?

A sequência «conquanto que» não é uma locução legítima, porque a forma que está correta e que se usa efetivamente é contanto, não com sentido condicional, mas com valor concessivo, conforme se observa no Dicionário Houaiss: «introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação ...

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Qual a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

Qual das palavras a seguir é uma Conjuncao adversativa?

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é mais?

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

O que é uma conjunção aditiva?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Quais são as conjunções alternativas?

Conjunções alternativas são conjunções coordenativas que expressam uma ideia de alternância, de opção.
...
Conjunção alternativa
  • ou;
  • ou...ou;
  • ora... ora;
  • quer... quer;
  • seja... seja;
  • nem… nem;
  • já… já;
  • talvez… talvez;

O que pode substituir a palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Qual é o certo Enfim ou em fim?

“Enfim” tem significado de “finalmente”, “por fim” e “principalmente”. A palavra “em fim” escrita com espaçamento também está correta e é classificada como uma locução adverbial formada pela preposição “em” e o substantivo “fim”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

É errado falar vou ir?

"Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei". Vou ir ninguém usa porque é um pleonasmo sintático visto que as duas conjugações são do verbo ir.

Artigo anterior
Quais são os principais tipos de comunicação Empresarial?
Artigo seguinte
O que é o lucro de uma empresa?