Qual o rito da ação de despejo por falta de pagamento?

Perguntado por: Laura Núria Guerreiro Gomes Vaz  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

O processo de despejo por falta de pagamento segue o rito ordinário, ou seja, o procedimento comum previsto no Código de Processo Civil (CPC), que se aplica aos casos que não têm uma forma específica de tramitação.

Qual o rito do despejo?

As ações de despejo, tratadas pela Lei do Inquilinato, obedecem o rito ordinário, assim como estabelece o artigo 59 da lei 8.245/19911.

Como funciona a ordem de despejo por falta de pagamento?

Ajuizamento de ação de despejo

O locador precisará apresentar provas do não pagamento, isso inclui anexar no processo eventuais notificações, protestos e o contrato de locação, assim como o cálculo demonstrando o valor devido ( inclusive com juros, multa e correção monetária).

Qual o procedimento da ação de despejo?

No caso de procedência da ação de despejo será expedido mandado de despejo com prazo de 30 dias para a desocupação voluntária, sendo tal prazo reduzido para 15 dias se entre a citação e a sentença de primeira instância houverem decorrido mais de quatro meses (Artigo 63, § 1º, a da Lei 8.245/91).

Como é feita a ordem de despejo?

Como fazer uma ordem de despejo? A ordem de despejo é obtida por meio de uma ação judicial movida pelo proprietário do imóvel. O processo geralmente envolve a notificação formal ao inquilino, caso não cumpra com as obrigações ou não desocupe voluntariamente, o proprietário pode recorrer à via judicial.

DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO. O que é? Como fazer? Ação de despejo e muito mais!

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para um juiz da ordem de despejo para um inquilino?

O tempo de duração da ação de despejo varia de acordo com esses motivos e o processo pode levar entre 6 e 12 meses para que seja concedida a decisão final.

Quanto tempo o oficial de justiça tem para cumprir o mandado de despejo?

3. Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça? O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição.

Como agir diante da inadimplência do inquilino?

Em primeiro lugar, você não poderá tirar o locatário (inquilino) que está inadimplente à força, deverá notificá-lo previamente dos débitos anteriores e solicitar que o mesmo deixe o imóvel, caso ele não faça, a medida correta a ser adotada é ajuizar ação de despejo e a respectiva cobrança dos alugueis atrasados.

Quem paga os custos de uma ação de despejo?

O relator, desembargador Odone Sanguiné, observou que no contrato de locação consta cláusula prevendo que as custas judiciais e os honorários advocatícios, referentes à ação de despejo, devem ser pagas pelo locatário.

Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.

É necessário notificar o inquilino antes da ação de despejo?

Apesar de não haver previsão legal expressa de que a notificação premonitória do locatário é obrigatória, o locador deverá notificar o locatário antes do ajuizamento de uma ação de despejo, caso este despejo seja imotivado ou derivado de um contrato por prazo indeterminado, para que a ação seja apreciada.

Como notificar o inquilino a sair do imóvel por falta de pagamento?

O locador deverá contratar um especialista e após enviar a notificação extrajudicial onde deve constar o prazo de 30 dias para a desocupação do imóvel. O envio do documento é feito pelos correios e deve apontar as parcelas em atraso.

Quanto tempo sem pagar o aluguel da ordem de despejo?

Quanto tempo o inquilino pode atrasar o aluguel? De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), o aluguel já está “atrasado” a partir do primeiro dia após o vencimento. Pela Lei, o locatário que não realizar o pagamento do valor em até quinze dias poderá sofrer uma ação de despejo.

O que acontece se o inquilino não sair do imóvel?

Regra similar também vale para o inquilino que poderá denunciar a locação por prazo indeterminado a qualquer tempo, desde que avise por escrito o locador, com antecedência mínima de trinta dias, sob pena de pagar quantia correspondente a um mês de aluguel e encargos (art.

Como funciona o despejo forçado?

Se o locatário não desocupar o imóvel no prazo da liminar, o locador poderá requerer ao juiz a expedição do mandado de despejo forçado, que será cumprido por um oficial de justiça, com o auxílio de um chaveiro e de um representante do locador.

Como saber se tem ordem de despejo?

Para consultar uma ordem de despejo você deve ter em mãos seu CPF ou o número do processo da ação de despejo. Após isso, vá ao site do tribunal de justiça de sua região e efetue a busca no sistema de consulta processual, informando os dados acima.

Qual o valor das custas de um processo de despejo?

Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

Quanto um advogado cobra para fazer uma ação de despejo?

Os honorários advocatícios em ações de despejo podem tanto ser cobrados por um valor fixo como num porcentual da dívida a ser paga pelo inquilino. Em geral, os honorários são fixados em 20% do valor da dívida a ser cobrada.

O que diz a Lei sobre despejo por falta de pagamento?

Nos termos do artigo 59, §1º, inciso IX, da Lei do Inquilinato, é possível a concessão de liminar para desocupação de imóvel, desde que a ação esteja fundada na falta de pagamento do aluguel e demais encargos e não haja quaisquer das garantias previstas no seu artigo 37.

Como processar inquilino devedor?

A única forma legalmente reconhecida de solicitar a desocupação do imóvel alugado, mediante caso de inadimplência, é por meio de uma ação de despejo. Essa por sua vez deve ser previamente informada por carta oficial de notificação ao inquilino inadimplente.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em uma casa sem pagar aluguel?

Porém, de acordo com a Lei do Inquilinato, essa possibilidade não existe. Sendo assim, a resposta é: não, o inquilino não tem direito a 30 dias de graça. A lei estabelece que o aluguel deve ser pago regularmente, conforme o prazo estipulado no contrato de locação, sem qualquer menção a um período de moradia gratuita.

O que acontece quando o oficial de justiça não encontra o réu?

Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Como saber se o oficial de justiça está me procurando?

Ao entrar na página do tribunal de justiça, você vai em consultas processuais de 1º grau. Nesse item você terá as opções de consultar por seu nome completo, ou documento da parte.

Como se defender de uma ação de despejo?

Para contestar a ação de despejo é necessário apresentar uma defesa que pode consistir, entre outras alegações, em:
  1. arguição de incompetência (absoluta ou relativa) do juiz;
  2. pedido de impedimento do juiz;
  3. pedido de suspeição do juiz;
  4. contestação quanto ao mérito do pedido.

O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel?

De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário que não paga o aluguel pode ser obrigado a deixar o imóvel em até 15 dias. É preferível fazer o pedido de despejo no período de até 60 dias depois da inadimplência. No entanto, se assim desejar, o locador pode entrar com a ação já no dia seguinte ao atraso no aluguel.

Artigo anterior
O que deve estar registrado na análise crítica do certificado de calibração?
Artigo seguinte
Quanto tempo de vida tem uma pessoa obesa?