O que deve estar registrado na análise crítica do certificado de calibração?

Perguntado por: Andreia Matos  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

Os principais objetivos da análise crítica de um certificado de calibração são: Identificar se o certificado foi emitido com todos os requisitos determinados pela norma 17025; Avaliar se os valores são apresentados de forma correta; E principalmente saber se o instrumento de medição, está apto para o uso.

Como analisar criticamente o certificado de calibração?

Alguns pontos são necessários para que possamos analisar de forma crítica um certificado de calibração, como:
  1. clareza das informações;
  2. informações declaradas;
  3. compatibilização de valores;
  4. número de pontos medidos ao longo da faixa de medição;
  5. procedimento adotado, dentre outros.

O que deve constar no certificado de calibração?

Itens obrigatórios em um certificado de calibração

nome, endereço do laboratório e local onde foi realizada a calibração; identificação do final do documento; nome e informações de contato do cliente; método utilizado (adições, desvios ou exclusões em relação ao método, se necessário);

Como é calculado o erro de um certificado de calibração?

Para encontrar o erro (E), basta diminuir a média do valor de referência: Conforme cálculo realizado e indicação do sistema, o equipamento está calibrado e aprovado para utilização. Para mais informações basta acessar esse link, sendo este o guia para a expressão de incerteza de medição.

Qual dos itens não deve constar em uma etiqueta de calibração?

Conforme determinado no requisito 5.10.4.4 da NBR ISO/IEC 17025, uma etiqueta ou certificado de calibração não pode conter qualquer tipo de recomendação relacionado a periodicidade de calibração, exceto se acordado com o cliente, lembrando que, tal acordo, deve ser formal. Opiniões e interpretações.

Análise crítica do certificado de calibração

36 questões relacionadas encontradas

O que a ISO 9001 determina sobre calibração?

A ISO 9001 determina que um equipamento de medição deve ser calibrado ou verificado, ou ambos, “sempre que a rastreabilidade de medição for um requisito, ou for considerada pela organização uma parte essencial na provisão de confiança na validade dos resultados de uma medição”.

Quais são as normas que regulamentam a calibração de instrumentos?

A norma NIT-DiCOL-003 estabelece os critérios de periodicidade para calibrações e verificações dos padrões a serem utilizados pelas Oficinas Autorizadas para Reparo e Manutenção de instrumentos de medição regulamentados, conforme as Portarias Inmetro no 065/2015 e/ou n° 004/2013.

Quais são os 3 tipos de erros que podem ocorrer durante o processo de medição?

Erro intrínseco (de um instrumento de medição): erro de um instrumento de medição determinado nas condições de referência [VIM 5.24]. Erro sistemático (de um instrumento de medição): erro sistemático da indicação do instrumento de medição [VIM 5.25].

O que é a incerteza de medição no certificado de calibração?

A incerteza de medição declarada na calibração representa a dúvida na determinação do resultado de calibração. O resultado de calibração deve sempre ser analisado em acordo com requisitos de medição definidos para garantir a adequação do instrumento de medição calibrado ao uso pretendido.

Como identificar um erro de medição?

Para definir o erro de medição basta comparar os valores mensurados no instrumento e o valor de referência que você definiu. Isto é, o erro é a diferença entre a média observada nas medições do instrumento e o valor de referência.

Como é um certificado de calibração?

Certificado de calibração é o documento que apresenta os resultados obtidos em um processo de calibração. Um bom certificado de calibração, deve ser claro, objetivo e de fácil interpretação.

Qual é a validade de um certificado de calibração?

A validade do certificado de calibração rastreado Inmetro/RBC (ou frequência de calibração) é definida como um período, geralmente calculado em meses, que define quando uma calibração deve ser realizada novamente.

Qual é a validade do certificado de calibração?

A maioria dos fabricantes recomenda a realização de calibrações anuais, mas para determinar a periodicidade de calibração é preciso levar em conta além da recomendação do manual do fabricante, o histórico das últimas calibrações, a frequência de uso do equipamento, o manuseio e guarda do equipamento, além do grau de ...

Como definir o critério de aceitação de um equipamento?

O critério de aceitação pode ser estabelecido através dos: Limites de erro declarados pelo fabricante do instrumento (exatidão do instrumento); Valor inferior ao erro máximo permitido no processo; Através de critério já definido norma ISO.

Qual a diferença entre RBC e RBLE?

A Rede Brasileira de Calibração (RBC) e a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE) A RBC, ou Rede Brasileira de Calibração, é o conjunto de laboratórios acreditados para a realização de serviços de calibração em todo o territorio nacional.

O que é tendência no certificado de calibração?

Incerteza de Medição

Normalmente, soma-se a maior incerteza expandida (U) com maior erro (em módulo) de todo intervalo de calibração. ***Erro Máximo do Instrumento = (Valor Certificado – Média das Leituras) + Incerteza.

Quais são os tipos de incerteza?

Existem dois tipos de incertezas, as do Tipo A e do Tipo B. As incertezas são de tipos diferentes porque são calculadas por procedimento distinto, mas ambos são baseados em distribuição de probabilidade e os componentes de incerteza resultantes de cada tipo são quantificados por variância ou desvios padrão.

O que é incerteza K?

Em termos práticos, o fator de abrangência (k) é um parâmetro que, multiplicado pela incerteza padrão, resulta na incerteza expandida associada à medição. Este parâmetro deve ser bem escolhido a partir do número de pontos experimentais e uma distribuição de probabilidade t-student.

Como se calcula a incerteza?

Na soma ou subtração, a incerteza absoluta do resultado é a soma em quadratura das incertezas absolutas. Na multiplicação ou divisão, a incerteza relativa do resultado é dada pela soma em quadratura das incertezas relativas dos operandos (não esqueça de converter a incerteza relativa em absoluta).

Quais os tipos de erro de medição?

Os erros presentes nos processos de medição são de dois tipos: sistemáticos e aleatórios ou acidentais. Não se consideram aqui os erros grosseiros ou equívocos. ERROS SISTEMÁTICOS – são erros inerentes ao sistema de medição que compreende o meio ambiente, os instrumentos de medição e o observador.

O que se deve evitar no processo de medição?

– Não devem sofrer qualquer tipo de impacto. – Não devem ser manuseados com as mãos sujas. – Quando possível armazená-los sempre dentro de seus estojos. – Não devem ser armazenados em locais úmidos, sujos e sob objetos pesados.

Quais são as principais fontes de erro de medição?

Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros. No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática.

Quem pode assinar laudo de calibração?

Esse tipo de documento pode ser emitido apenas por laboratório competentes (podendo ser acreditado ou não acreditado), atendendo padronizações da norma NBR ISO/IEC 17025:2017.

Quais são os padrões de calibração?

Os tipos de calibração realizados com mais frequência são:
  • Calibração elétrica;
  • Calibração mecânica;
  • Calibração de fluxo;
  • Calibração de temperatura;
  • Calibração de pressão.

Quem pode emitir um certificado de calibração?

Quem pode emitir um certificado de calibração no Brasil? No Brasil, somente laboratórios credenciados e acreditados pelo Inmetro, participantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC) podem emitir um certificado de calibração.

Artigo anterior
Qual é a moeda usada em Dubai?
Artigo seguinte
Qual o rito da ação de despejo por falta de pagamento?