Qual o risco de uma cirurgia de aneurisma cerebral?

Perguntado por: Leandro Joel Gonçalves Jesus  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Reações alérgicas à anestesia; Acidente Vascular Cerebral; Convulsão; Inchaço do cérebro.

Quais as chances de sobreviver a uma cirurgia de aneurisma?

As chances de sobreviver a um aneurisma variam de acordo com o seu tamanho, sua localização, a idade da pessoa e seu estado de saúde geral. No entanto, na maioria dos casos é possível viver por mais de 10 anos com um aneurisma, sem nunca apresentar qualquer sintoma ou ter alguma complicação.

É perigoso a cirurgia de aneurisma?

A Cirurgia Aberta, também conhecida como operação aberta ou tratamento cirúrgico do Aneurisma de Aorta, é um procedimento de caráter invasivo. Esse tipo de tratamento existe e tem seu êxito consagrado há décadas, mesmo sendo de grande porte e sendo considerado perigoso.

O que pode acontecer depois de uma cirurgia de aneurisma?

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

Quanto tempo para se recuperar de uma cirurgia de aneurisma cerebral?

A recuperação após uma clipagem de aneurisma cerebral depende do estado do aneurisma: se esta rompido ou não. No caso de aneurismas não rotos, após uma cirurgia sem intercorrências, geralmente o paciente fica na UTI por 2 dias e segue para o quarto, recebendo alta em cerca de 5 dias.

Aneurisma Cerebral - Risco de Sequela

20 questões relacionadas encontradas

Quantas horas é uma cirurgia de aneurisma?

O cérebro não é cortado, apenas dissecado e afastado para que a artéria com aneurisma, que geralmente se situa embaixo do cérebro seja encontrada e tratada. O procedimento é realizado com anestesia geral, dura cerca de 4 horas e, atualmente, é considerado bastante seguro e eficaz.

Como fica uma pessoa depois de uma cirurgia na cabeça?

Os efeitos secundários no pós-operatório

Nos primeiros dias após a cirurgia, os sintomas mais frequentes são dores de cabeça (cefaleia) ou desconforto, cansaço ou debilidade. Outras complicações são: 1) Edema. Inchaço no encéfalo provocado pela maior quantidade de sangue ou de líquido cefalorraquidiano.

Quando um aneurisma deve ser operado?

O paciente deve ser operado assim que houver condições clínicas. Geralmente, após o sangramento de um aneurisma, o paciente apresenta um período de perda de consciência e em alguns casos pode evoluir para o coma neurológico. Um novo sangramento de um aneurisma pode ser fatal para o paciente.

O que leva uma pessoa a ter aneurisma cerebral?

Os dois principais fatores de risco para formação e/ou ruptura de um aneurisma são o fumo e a pressão alta não controlada. Doenças que aumentam o risco de fragilidade das artérias cerebrais, como as do colágeno (síndromes de Marfan e de Ehler Danlos) e a renal policística, também influenciam.

Quem tem aneurisma precisa operar?

Quando descoberto precocemente, o aneurisma cerebral deve apresentar diâmetro reduzido de dilatação, podendo ser tratado até mesmo sem cirurgia. Já no caso de um aneurisma maior, com 8 mm ou mais de diâmetro, deve ser avaliada a hipótese de cirurgia para evitar rompimento.

Qual o tipo de aneurisma mais perigoso?

Aneurisma de Aorta Torácica

O maior risco dessa condição rara é uma dissecção, um rasgo na parede interna da aorta, que pode criar um canal cheio de sangue que interrompe o fluxo sanguíneo para o corpo.

Qual o tamanho do aneurisma para operar?

Se um aneurisma de tamanho pequeno (< 4 cm) a moderado (entre 4 e 5 cm) aumentar para > 5,0 a 5,5 cm e o risco de complicações perioperatórias for inferior ao risco de ruptura estimado, a cirurgia está indicada, indica-se o reparo do AAA.

Como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral?

Na intervenção, o neurocirurgião faz uma incisão na virilha a fim de introduzir e navegar com cateteres até o cérebro para colocar pequenas molas e stents que fecham e também isolam o aneurisma. O tipo de cirurgia adequado para seu caso é definido pelo neurocirurgião, com a ajuda de alguns exames.

Quem faz cirurgia de aneurisma fica com sequela?

Dos sobreviventes, 40% terão sequelas graves e apenas 20% poderão voltar às suas atividades habituais antes do sangramento. Assim, tratar um aneurisma, quando indicado, é a melhor forma de prevenir o seu sangramento e suas consequências. E caso ele tenha rompido, o tratamento se torna imprescindível.

É possível viver depois de um aneurisma?

Há casos em que o aneurisma cerebral é assintomático, ou seja, não apresenta nenhum sinal ou sintoma, por isso, a pessoa pode viver a vida inteira sem saber que tem um.

É possível viver com aneurisma cerebral?

Na maioria dos casos, é possível viver por muitos anos com um aneurisma cerebral, sem nunca apresentar qualquer tipo de sintoma ou ter alguma complicação. No entanto, muitos casos podem ser operados após o diagnóstico, anulando o risco de ruptura e reduzindo a chance de complicações.

O que uma pessoa que tem aneurisma não pode fazer?

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.

Quais são as sequelas de um aneurisma rompido?

“Quando esse aneurisma se rompe, 50% dos pacientes vão a óbito. Dos 50% que sobrevivem, 30% vão viver com sequelas, como perda de movimentos no braço ou perna e dificuldade na fala ou memória. É uma doença com alta taxa de mortalidade, sendo fatal ou deixando sequelas importantes”, frisa.

Como é a dor de cabeça de um aneurisma?

Você pode sentir uma dor intensa atrás ou ao redor de um dos olhos. Pode ser latejante ou constante. A dor pode ser tão forte que a maioria das pessoas com cefaleia em salvas não consegue ficar quieta e costuma andar de um lado para o outro durante uma crise.

Quanto tempo dura uma cirurgia no cérebro?

Nos procedimentos em que é necessária a abertura de uma “janela” no crânio (ou craniotomia) para acesso a lesões cerebrais, como um aneurisma cerebral, por exemplo, a cirurgia pode durar de 2 a 8 horas, ou mais, a depender da complexidade do procedimento.

Qual o valor de uma cirurgia de aneurisma cerebral?

Cada cirurgia custa, em média, R$ 34 mil devido à utilização de espirais de platina, micromolas e os demais materiais. Ainda de acordo com o diretor-geral, até o ano que vem deve se dobrada a capacidade de atendimento do hospital.

Quem tem aneurisma cerebral pode trabalhar?

Se você ou alguém que você conhece é portador de Aneurisma, pode ser elegível para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS). Essa condição pode afetar a saúde física e emocional, tornando difícil a realização de atividades laborais.

Quantos dias de repouso após cirurgia na cabeça?

A recuperação depois da cirurgia cerebral varia, portanto, de acordo com cada caso e traz uma experiência única para cada pessoa. Pode levar algumas semanas para que se recupere completamente de cirurgias menos invasivas e meses para recuperar-se de procedimentos maiores.

Quanto tempo demora para acordar de uma cirurgia na cabeça?

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.

Qual o risco da cirurgia na cabeça?

Como em todos os procedimentos cirúrgicos a cirurgia do cérebro pode apresentar riscos e complicações potenciais, como sangramento, infecção ou reações à anestesia. Uma das principais preocupações após a cirurgia é o inchaço no cérebro.

Artigo anterior
Qual palmeira da o açaí?
Artigo seguinte
É possível renunciar à meação?