É possível renunciar à meação?

Perguntado por: Fabiana Madalena Faria Vicente  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

Se a meação é atraída pelo monte partível, ainda que não se trate de patrimônio do de cujus, não existe impedimento a que se admita a possibilidade de renúncia à meação.

É possível abrir mão da meação?

Na meação não se é possível abrir mão dela, seja ela em vida (divórcio) ou em morte (inventário). Caso você "abra mão" da sua parte, o Direito Tributário entende como doação.

Pode ceder meação?

Em breve síntese, sim. Todos podem ceder seus direitos hereditários e de meação (cônjuge/meeiro) no próprio inventário, seja judicial ou extrajudicial. Em conformidade com o artigo 1.793 do Código Civil, entende-se a possibilidade de ceder tanto os direitos sucessórios relativo a meação quanto a herança.

Quando o cônjuge abre mão da sua parte?

Se o herdeiro não tem interesse em receber sua parte da herança, ele pode abrir mão em favor dos demais herdeiros. Quando o herdeiro rejeita a parte que lhe cabe na herança, ele está renunciando. Renunciar significa que o herdeiro está abrindo mão da sua parte na herança.

É possível renunciar parte da herança?

A renúncia é um ato de vontade através do qual o herdeiro recusa a vocação sucessória. O ato de renúncia da herança deve ser sempre expresso, através de instrumento público ou termo judicial. Na sucessão legítima, a parte da herança que o herdeiro renunciou é acrescida a parte dos demais herdeiros.

A VIÚVA MEEIRA PODE RENUNCIAR A HERANÇA EM FAVOR DOS FILHOS?

17 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de renúncia da herança?

Existem dois tipos de renúncia à herança: abdicativa e translativa. A Renúncia Abdicativa ocorre quando o herdeiro manifesta sua vontade de não receber o que lhe é reservado da herança, sendo essa sua parte devolvida ao monte mor, para que seja novamente partilhado entre os demais herdeiros legítimos.

Como funciona a renúncia de herança?

Na renúncia de herança, o herdeiro de uma pessoa falecida renuncia ao direito de participar e receber a parte que lhe caberia. Este ato deve ser feito por escritura pública instrumento ou termo judicial lançado no inventário.

Como fazer uma declaração abrindo mão da minha parte da herança?

Como é a regra para renunciar herança? O herdeiro que não deseja receber a herança tem permissão para fazê-lo, devendo seguir uma regra formal: deve renunciar expressamente. Ou por instrumento público (escritura de renúncia no Cartório de Notas[1]) ou por termo judicial (possível caso o inventário corra na justiça).

Como abrir mão do direito de herança?

Em regra, não é possível abrir mão de parte da herança, ou se aceita toda a parte que lhe cabe na herança ou se renuncia a tudo, pois trata-se de um bem indivisível. Porém existe a possibilidade do herdeiro ter direito à herança, denominada sucessão legítima, e a um legado, denominada sucessão testamentária.

O que é renúncia translativa?

Na renúncia translativa, o herdeiro aceita a sua parte da herança, porém a transfere à pessoa certa, gratuita ou onerosamente. Não se trata, propriamente, de uma renúncia, mas de cessão de direitos hereditários, em que se revela indispensável a aceitação do beneficiário.

Como renunciar à meação?

Renúncia à meação deve ser feita por escritura pública
  1. Discussão relativa à necessidade de lavratura de escritura pública para prática de ato de disposição da meação da viúva em favor dos herdeiros.
  2. O ato para dispor da meação não se equipara à cessão de direitos hereditários, prevista no art. ...
  3. Embora o art.

O que é cessão de meação?

Trata-se, na verdade, uma averbação-notícia, destinada a dar ciência a terceiros de que o imóvel, em futura partilha, poderá vir a ser titularizado pelo cessionário, e não mais pelo cônjuge cedente.

O que não entra na meação?

Dentre os regimes citados, apenas nos regimes de separação de bens não há direito à meação, pois não há comunicação de patrimônio entre o casal, ou seja, cada cônjuge mantém o seu patrimônio particular antes, durante e após o casamento ou a união estável.

Quem tem direito à meação têm direito à herança?

Sob o ponto de vista técnico, a meação está no Direito de Família enquanto a herança pertence ao Direito das Sucessões. Ademais, o cônjuge não pode ser, de acordo com a norma vigente, herdeiro e meeiro ao mesmo tempo no que tange ao mesmo bem.

Quem é meeiro pode ser herdeiro?

De acordo com a doutrina majoritária, o cônjuge meeiro não pode ser considerado herdeiro, exceto nos casos de bens particulares nos regimes de comunhão parcial de bens ou participação final nos aquestos.

O que é meação no divórcio?

Quando o casamento acaba, os bens são divididos e cada cônjuge fica com metade dos bens em comum. É a chamada meação. No caso de falecimento de um dos cônjuges, o cônjuge sobrevivente é titular da metade do patrimônio em comum. Em determinadas situações, ele pode também ser herdeiro do patrimônio do cônjuge falecido.

Quanto custa fazer uma renúncia de herança?

O custo é o de uma escritura sem valor declarado. Ou seja, não importa o tamanho do patrimônio do falecido. O valor da escritura será sempre o mesmo.

Em que momento o herdeiro pode renunciar a herança?

A resposta é SIM. Existem dois tipos de renúncia que o herdeiro pode optar em realizar: a abdicativa e a translativa. A renúncia abdicativa é aquela pura e simples. O quinhão de quem renuncia volta para sua classe para ser redistribuída com todos os herdeiros.

Precisa de advogado para fazer renúncia de herança?

Renúncia à herança só pode ser feita por procurador constituído por instrumento público. Por maioria de votos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, quando a renúncia à herança é feita por procurador, este não pode ser constituído mediante instrumento particular.

Como fazer uma renúncia abdicativa?

Em poucas palavras, a renúncia abdicativa é a forma pura e simples de renunciar. Ou seja, neste caso basta que o herdeiro manifeste, expressamente, que não deseja receber a parte que lhe caberia na herança para que o ato seja consumado. Na renúncia abdicativa não há incidência de obrigação tributária.

Qual é a diferença da renúncia abdicativa para a renúncia translativa?

Ou seja, a renúncia abdicativa é aquela que o herdeiro pura e simplesmente ao direito. Já na renúncia translativa, o herdeiro renuncia ao direito em favor de outrem. É o caso, por exemplo, de um herdeiro que renuncia à herança em favor de um dos irmãos, que vive em piores condições financeiras.

É necessária a outorga conjugal para renunciar a herança?

Diante disso, a renúncia da herança, efetuada por pessoa casada, depende de consentimento do cônjuge (outorga conjugal), haja vista que existe uma equivalência entre a renúncia e a alienação de imóvel. Entretanto, a outorga conjugal não é necessária no regime da separação absoluta (art.

Qual a diferença entre desistência e renúncia?

A desistência não se refere ao direito litigioso, mas apenas ao prosseguimento do processo, a decisão que a reconhece não resolve o mérito. Já a renúncia diz respeito ao próprio direito em que se funda a ação, gera extinção com resolução do mérito.

Quem renúncia a herança paga imposto?

Na primeira modalidade de renúncia não há incidência do imposto, mas, na segunda há ocorrência do fato gerador do ITCMD.

É possível renunciar a herança antes do inventário?

Não, o nosso ordenamento jurídico entende que não se pode renunciar a herança de pessoa viva.

Artigo anterior
Qual o risco de uma cirurgia de aneurisma cerebral?
Artigo seguinte
Qual o efeito do ácido hialurônico?