Qual o recurso cabível da decisão de desclassificação do crime perante o Conselho de sentença?

Perguntado por: Tomás Barros de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

“Da decisão que desclassifica a infração da competência do tribunal do júri para outra, da competência do juiz singular, poderá a parte sucumbente interpor recurso em sentido estrito” (JTJ 165/310).”

Qual o recurso cabível contra a decisão de desclassificação?

“A decisão que desclassifica o crime, proferida por juiz singular, tem força de definitiva e, salvo disposição especial em contrário, é atacável por meio de recurso de apelação (art. 593, II, CPP).”

Qual o recurso cabível da decisão de desclassificação de que trata o art 419 do CPP?

419). Contra as sentenças de impronúncia e absolvição sumária cabe apelação (art. 416, CPP). Contra desclassificação, cabe recurso em sentido estrito com base no inciso II.

É possível haver a desclassificação do crime pelo conselho de sentença?

Pode ocorrer a desclassificação nas hipóteses em que o Conselho de Sentença, no Tribunal do Júri, analisa crime doloso contra a vida ou tentativa de crime doloso contra a vida.

Em que consiste uma decisão de desclassificação?

A desclassificação ocorre quando o juiz entende, dentro de seu convencimento formado pelas provas que foram colhidas nos autos, que há um outro crime, fora da competência do Tribunal do Júri, segundo consta no artigo 74 do CPP.

QUANDO O JUIZ DEVE PROFERIR DECISÃO DE DESCLASSIFICAÇÃO NO RITO DO TRIBUNAL DO JÚRI

26 questões relacionadas encontradas

O que é a desclassificação de um crime?

Conceito e exemplo prático de desclassificação: A palavra desclassificar, utilizada no Código de Processo penal Brasileiro, tem o sentido de mudar a classificação jurídica do crime, mudar a imputação inicial, operar uma mutatio ou emendatio libelli, que se opera e verifica por vários modos, quer por errônea ...

O que significa a decisão de desclassificação na primeira fase do procedimento do Júri?

c) desclassificação: segundo Aury Lopes Junior[6], a desclassificação na primeira fase pode ser: “1. Própria: quando o juiz dá ao fato uma nova classificação jurídica, excluindo da competência do júri. Diz que o delito não é da competência do júri e com isso remete para o juiz singular.

Quando o juiz pode desclassificar o crime?

A desclassificação, foco do presente trabalho, ocorre quando o juiz entende, a partir do convencimento formado em face das provas colhidas nos autos, que se trata de um outro crime, desta feita, a escapar à competência do tribunal do júri, descrita no artigo 74 do Código de Processo Penal[xvii].

O que deverá ocorrer quando a desclassificação for feita pelo juiz da causa antes da segunda fase do procedimento para apuração de crimes dolosos contra a vida?

Na decisão pela desclassificação, o juiz apenas diz que aquele crime não é da competência do Tribunal do Júri, pois o Júri só pode julgar os crimes dolosos contra a vida. Assim o juiz desclassifica o crime e encaminha o processo para o juízo competente. d) Absolvição sumária O art.

O que é desclassificação própria e imprópria?

“A desclassificação imprópria ocorre quando os jurados reconhecem a sua incompetência para julgar o crime, indicando qual teria sido o crime praticado. Por outro lado, a desclassificação própria ocorre quando os jurados consideram que o crime não é da competência do tribunal do júri, sem especificar qual é o crime.”

Quais recursos penais admitem juízo de retratação?

Regressivo: é o juízo de retratação, em que o juiz deve rever sua decisão. No processo penal, três recursos possuem tal efeito: Recurso em Sentido Estrito (RESE), Agravo em Execução e Carta Testemunhável.

E o recurso cabível contra a decisão que recebe a denúncia ou queixa?

Da decisão que recebe a denúncia ou a queixa cabe recurso em sentido estrito.

Quais recursos criminais admitem juízo de retratação?

O recurso em sentido estrito, muitas vezes chamado de recurso criminal, permite o juízo de retratação por parte do juiz, que pode reformá-la ou mantê-la, encaminhando o recurso à instância superior para que e proceda ao seu reexame. Previsto no art.

É admissível a interposição de recurso pela defesa em face da decisão de desclassificação?

Ademais, da decisão de desclassificação é cabível recurso em sentido estrito, podendo ser interposto tanto pela acusação quanto pela defesa (at. 581, II, CPP), e somente depois de transcorrido o prazo de recursos é que o processo segue para o juiz competente.

Qual recurso cabível da absolvição sumária?

Na hipótese de absolvição sumária, o recurso cabível é o de apelação, caso contrário, o juiz designará audiência de instrução e julgamento, providenciando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público, se for o caso, do querelante e do assistente.

Quais recursos cabe da pronúncia da impronúncia e desclassificação e da absolvição sumária?

A decisão do juiz poderá ser de pronúncia, impronúncia, absolvição sumária ou desclassificação do crime. Ocorrerá a pronúncia se o juiz se convencer da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado no crime (art. 413 do CPP).

Qual é o recurso cabível da decisão de desclassificação no rito do Júri?

Contra a decisão que desclassifica é cabível recurso em sentido estrito (art. 581).

Quais as decisões que podem ser proferidas pelo juiz ao encerrar a primeira fase do Tribunal do Júri?

Assim, depois da apresentação das alagações finais seja oral ou por memorial, o processo ficará concluso para decisão do Magistrado que a luz do Código de Processo Penal possui quatro possibilidades para o encerramento da decisão, quais sejam: A Pronúncia do acusado, a Impronúncia, a Absolvição Sumaria e a ...

Quando desclassificado o delito para não doloso contra a vida Qual a decisão dada pelo juiz?

A desclassificação ocorre quando o juiz decide que aquele crime não é da competência do Tribunal do Júri, ou seja, não é doloso contra a vida, e encaminha o processo para o juízo competente, no qual não há conselho popular. Veja o que diz a lei: Código de Processo Penal - Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941.

O que é o crime culposo?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

O que significa a palavra mutatio libelli?

Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória.

Quais as espécies de irregularidades que existem no Processo Penal?

Na doutrina e jurisprudência, prevalece que os referidos defeitos se dividem em meras irregularidades, atos inexistentes e nulidades, sejam elas absolutas ou relativas.

Qual a decisão que encerra a primeira fase do rito de júri em que o juiz deve obrigatoriamente recorrer de ofício?

No rito do tribunal do júri, a absolvição sumária ocorre ao final da primeira fase e não logo após a resposta à acusação como prevê no procedimento comum ordinário (art. 415);

Quais são as fases do júri?

O Tribunal do Júri possui um procedimento bifásico, na primeira fase ocorre o juízo de formação de culpa (judicium accusatione), na segunda fase ocorre o julgamento da causa pelo Conselho de sentença (judicium causae).

Quais são as duas fases do júri?

O Tribunal do Júri é composto por um procedimento bifásico (também conhecido como escalonado). ... Posteriormente, temos a segunda fase (fase definitiva), também conhecida como "judicium causae" a qual é o julgamento da causa pelo no Tribunal do Júri.

Artigo anterior
Como criar um banco de dados seguro?
Artigo seguinte
Quais as espécies de laudos contábeis?