Qual o protocolo de atendimento para o paciente com TRM?

Perguntado por: Lia Assunção de Macedo  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Para os pacientes com suspeita de TRM (traumatismo de face, crânio, pescoço, ou parte superior de tórax, queda em pé ou lesão em chicote, ou sintomático), a Ortopedia tentará equacionar a indicação ou não do colar cervical ainda no setor de emergência antes do paciente ser admitido no CTI.

Qual é o tratamento oferecido a um paciente com possível TRM?

Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM são: 1) descompressão do sistema nervoso, medula e raízes; 2) alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização; 3) estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade; 4) início da reabilitação, o mais ...

Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?

Tratamento Raquimedular(TRM)
  1. Durante o tratamento proposto deve-se estar atento as possíveis complicações: - Precoces. - Depende da gravidade da lesão. ...
  2. Rigidez Articular.
  3. Tromboses.
  4. Cuidados de Enfermagem. • Realizar o exame físico completo na admissão do paciente e durante a internação;

Quais cuidados de enfermagem devemos apresentar a um paciente com TRM?

O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...

Qual é o protocolo de trauma?

O que é o protocolo de trauma? O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.

TRM - Trauma Raquimedular

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as 6 etapas do atendimento ao trauma?

Abaixo são descritas cada uma das etapas:
  • A (airway) Via aérea e coluna cervical. ...
  • B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  • C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  • D (disability) Exame neurológico. ...
  • E (explosure) Exposição e controle térmico.

Quais as fases de Atendimento ao trauma?

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo.

Como cuidar de paciente tetraplégico?

Para os pacientes tetraplégicos, é preciso que a família e os cuidadores tenham muita disciplina para que a mudança de decúbito e a higiene apropriada da pele sejam feitas com rigor. Já os pacientes paraplégicos possuem outros métodos de auto cuidado que precisam ser adotados para prevenir as lesões na pele.

O que é TRM enfermagem?

O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações da função motora, sensitiva e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos) (1).

Quais os cuidados de enfermagem para cada tipo de trauma?

De acordo com o ACS, o atendimento deve obedecer a seguinte ordem:
  1. Manutenção da permeabilidade das vias respiratórias e estabilização da coluna;
  2. Respiração e ventilação;
  3. Circulação e controle de hemorragia;
  4. Incapacidade e estado neurológico;
  5. Exposição.

Como proceder na assistência do atleta com suspeita de lesão raquimedular?

O que fazer quando se suspeita de lesão

Após um acidente, uma queda ou algo que possa ter provocado um trauma raquimedular deve-se evitar mover a pessoa lesionada e ligar de imediato para a emergência médica.

Como devo fazer a transferência de um paciente com suspeita de trauma raquimedular?

O paciente sob suspeita de lesão da coluna deve ser imobilizado com colar e manipulado em bloco com auxílio de prancha rígida desde o momento do resgate.

Qual tratamento para o trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

Quais situações em que encontramos TCE e TRM?

Acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo, atividades esportivas e agressões geram a maioria das ocorrências e tornam o neurotrauma uma das principais causas de morte no mundo. Existem duas categorias de neurotrauma: o traumatismo cranioencefálico (TCE) e o trauma raquimedular (TRM).

O que é TRM na fisioterapia?

Introdução: O TRM é uma lesão causada pela descontinuidade da medula espinhal que leva a perda de sua função motora e sensitiva. A lesão pode ocorrer por um mecanismo primário, que seria a lesão traumática ou um mecanismo secundário que está relacionado à presença de síndromes.

Qual o mecanismo de morte mais comum em um paciente com TRM?

O mecanismo de morte no momento do trauma mais comum é o comprometimento das estruturas neurológicas responsáveis pela respiração, sobretudo em lesões cervicais altas. Os pacientes que sobrevivem por mais tempo são acometidos principalmente por problemas como pneumonia, trombose, tromboembolismo e sepse.

O que é uma lesão raquimedular?

Introdução: O trauma raquimedular é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações da função motora, sensitiva e autônoma.

Como prevenir o trauma raquimedular?

Dentre os cuidados necessários estão a assistência de uma equipe multiprofissional, uso de cadeira de rodas e outros aparatos e, ainda, a possibilidade de dependência dos cuidados de terceiros para o resto da vida.

O que é lesão medular artigos?

A lesão medular é uma agressão à medula espinhal, que pode resultar em perda parcial ou total das funções motoras e/ou sensitiva, com- prometendo os sistemas urinário, intestinal, respiratório, circulatório, sexual e reprodutivo9.

O que é um paciente tetraplégico?

O que é Tetraplegia? Tetraplegia acontece quando lesões atingem a medula espinhal a nível cervical, causando perda dos movimentos do tronco, pernas e braços. Estas lesões podem ser decorrentes de trauma por acidentes, deformidades na coluna, doenças neurológicas ou hemorragia cerebral.

Como cuidar de uma pessoa paraplégico?

Banhos frequentes são essenciais para evitar o aparecimento de úlceras. Os cuidados também têm que ser redobrados na hora da alimentação: dietas ricas em proteínas (carnes, frangos, peixes, leite e seus derivados), vitaminas e sais minerais são fundamentais. O paciente deve ingerir dois litros de líquidos por dia.

Porque tetraplégico não transpira?

Tetraplégicos não conseguem transpirar, por exemplo, e isso exige um cuidado especial com a temperatura ambiente. As necessidades fisiológicas também requerem uma atenção diferente. "Pelo fato da lesão ser alta, ela atinge uma região da medula que faz uma regulação automática de uma série de ações da gente.

Quais são as 3 fases do atendimento inicial?

AVALIAÇÃO PRIMÁRIA, REANIMAÇÃO E MEDIDAS AUXILIARES À AVALIAÇÃO PRIMÁRIA E À REAVALIAÇÃO. Essas três etapas ocorrem simultaneamente, e, portanto, serão abordadas juntas. Nesse momento, o objetivo é identificar e tratar de forma prioritária as lesões que implicam risco a vida.

Qual o primeiro procedimento no atendimento à vítima de trauma?

A primeira verificação deve ser feita pelo método AVDI: Alerta, resposta a estímulo Verbal, resposta a estímulo Doloroso ou inconsciente aos estímulos. Depois da primeira classificação, o paciente deve passar por um novo teste ao chegar na unidade de atendimento.

Artigo anterior
O que não se deve comer quando se tem esteatose hepática?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para recuperar o cabelo elástico?