Qual o pronome de tratamento para reitor?

Perguntado por: Catarina Leticia Maia de Vieira  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Dicas de Português: Reitor pode ser Vossa Excelência.

Qual o pronome de tratamento para Vice-reitor?

Só o Reitor é magnífico, portanto é errado chamar o Vice-Reitor de magnífico. Vice-Reitores, Diretores e Professores receberão o tratamento de Vossa Senhoria, que no vocativo utilizamos Senhor/ Senhora.

O que que é Vossa Magnificência?

Vossa Magnificência é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. Pronomes de tratamento ou axiônimos estão incluídos no grupo dos pronomes pessoais e são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando.

Quando usar Vossa Excelência?

O que é Vossa senhoria:

Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais. Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado.

Como se referir ao presidente da Câmara Municipal?

Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (1991).

Pronomes de Tratamento - Brasil Escola

41 questões relacionadas encontradas

Qual o tratamento para prefeito?

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.

Quando usar Vossa Excelência ou vossa senhoria?

Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

Como se dirigir a um juiz?

Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do vocábulo “meritíssimo” isoladamente. Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”.

Como se dirigir a uma autoridade?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Quais os pronomes retos?

Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...

Como escrever uma carta para o reitor?

VII. Como se dirigir ao Reitor e Vice-Reitor de Universidade
  1. A carta começa com: Vossa Magnificência ou Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Magnífico Reitor ou Excelentíssimo Senhor Reitor.
  3. No envelope: A Sua Magnificência o Senhor Fulano de Tal ou Digníssimo Reitor Fulano de Tal.

É pronome?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Como se fala com o juiz?

MERITÍSSIMO E EXCELENTÍSSIMO: São palavras sinônimas. Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?"

Como falar em audiência com juiz?

É comum que o enfrentamento seja grande durante a audiência, tanto entre os advogados quanto entre estes e o juiz.
  1. A importância de manter a postura durante a audiência judicial.
  2. 1- Trate a todos com respeito.
  3. 2- Quebre a tensão das audiências.
  4. 3- Não bata boca com o juiz, nem com o outro advogado.

Qual deve ser o pronome de tratamento empregado para se dirigir a um juiz?

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Como se dirigir a um defensor público?

“O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião”, define o segundo artigo do decreto.

Como se dirigir ao prefeito por carta?

Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal. Prefeito do Município de (sua cidade)

Quem é Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Como tratar Vice-prefeito?

Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal Vice-Governador do... V. Exa.

Quando usar Exmo ou Ilmo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Quando se usa o pronome ilustríssimo?

7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Artigo anterior
Como chamar a atenção de um homem de Libra?
Artigo seguinte
O que avalia o índice de Barthel?