Qual o processo para a obtenção do biogás em aterros sanitários?
Perguntado por: Miguel Jorge de Morais | Última atualização: 15. März 2025Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)
As bactérias que se encontram nos lixões se proliferam, ocorrendo a fermentação e promovendo a liberação do biogás. Assim, nos aterros sanitários de lixo urbano, há dutos que captam os gases liberados. Posteriormente, esses gases passam por processos de limpeza e desumidificação.
Como ocorre a produção de biogás em um Aterro Sanitário?
Primeiramente, o biogás passa por um processo de purificação para a remoção de impurezas que podem ser danosas ao meio ambiente. Depois, na hora de gerar energia, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão.
Como ocorre o processo de produção do biogás?
O principal método de produção do biogás é a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio, conhecida como digestão anaeróbica. Em plantas industriais, os micro-organismos digerem a matéria-prima em um reator controlado, produzindo biogás com 50% a 70% de metano.
Como ocorre a formação do gás metano nos lixões?
O gás metano (CH₄), produzido pela decomposição da matéria orgânica, e muito comum em aterros sanitários e lixões, é o segundo componente antropogênico mais importante para o efeito estufa.
É possível obter biomassa gasosa em aterros sanitários conhecidos como biogás?
Os aterros sanitários são considerados atualmente uma das alternativas mais interessantes para geração do biogás, visto que podem dispor de técnicas de captação dos gases liberados através de dutos de captação e queima posterior em flares, onde o metano, principal constituinte do biogás, será transformado em gás ...
Aterros Sanitários e Recuperação do Biogás
Porque o biogás gerado no processo de tratamento de esgoto não é aproveitado como fonte de energia?
“A desvantagem é que seu potencial de calor é um pouco menor do que o gás natural”, pondera. A Alemanha é um dos países referências no uso da energia vinda do aproveitamento do biogás gerado a partir do esgoto. “Mas ao contrário do Brasil, que trata esse material em processo anaeróbio, lá eles só fazem isso com o lodo.
O que fazer com o gás metano gerado em um Aterro Sanitário?
O metano é considerado um gás causador de efeito estufa, por isso, em uma operação tradicional de Aterro Sanitário, deve ser captado e direcionado para um flare, onde é queimado, convertendo o metano em gás carbônico, que intensifica menos o problema do aquecimento global.
Como saber se o gás produzido no biodigestor é mesmo biogás?
Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.
Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?
O lixão não tem controle nenhum e o aterro controlado, como diz o nome, tem até um certo controle, mas sem garantia de adequação ambiental”, explica o secretário.
Qual o principal malefício do biogás para o meio ambiente?
Devido a alta concentração de metano (cerca de 50%) e de dióxido de carbono (acima de 30%), ele é um dos principais poluentes do meio ambiente, pois contribui diretamente para o aumento do efeito estufa e pode ser considerado até 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.
Qual é a diferença entre o biogás e o gás natural?
Resumindo: O gás natural é um combustível fóssil, não renovável, enquanto o biogás é um biocombustível renovável que tem como origem a matéria orgânica, sendo uma forma de obter energia não prejudicial para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Qual a diferença entre o biogás e o biometano?
O biometano é obtido no refinamento e processamento do biogás. Esse biogás é originado a partir da digestão anaeróbia (sem oxigênio) de matéria orgânica. Ao purificar o biogás, é retirado o gás sulfídrico, dióxido de carbono e a umidade, aumentando a pressão e comprimindo-o, resultando no gás natural/biometano.
Onde ocorre a produção natural do biogás?
O biogás é um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. Sua constituição é, em sua maioria, metano e gás carbônico e a sua principal produção se dá em aterros sanitários que coletam e tratam os gases produzidos pelo lixo que seriam liberados na atmosfera. Ouça o texto abaixo!
Qual é a composição média do biogás gerado nos aterros sanitários?
Os principais constituintes desses gases são o dióxido de carbono (CO2) e o gás metano (CH4), sendo este último passível de coleta e utilização para a geração de energia.
Qual a importância do sistema de drenagem de biogás em um aterro sanitário?
A geração de energia a partir do biogás do lixo em aterros sanitários é uma maneira de produzir energia elétrica renovável e limpa, reduzindo os impactos globais provocados pela queima dos resíduos sólidos urbanos.
Qual dos estágios do tratamento de esgoto é produzido o gás metano?
No processo anaeróbio, a matéria orgânica é convertida em gás carbônico e gás metano, sendo o último gerador de odores desagradáveis. O índice de remoção da matéria orgânica nessa etapa de tratamento fica entre 60% e 75%.
Como funciona um aterro sanitário?
No processo de operação de um aterro sanitário, os resíduos são compactados e dispostos em células ou áreas designadas. Camadas de solo e materiais impermeáveis são utilizadas para cobrir os resíduos regularmente, reduzindo os odores e evitando a contaminação do solo e da água subterrânea.
Por que o aterro sanitário é melhor que o lixão?
Além disso, a administração de um aterro sanitário prevê a cobertura diária do lixo acumulado, evitando a proliferação de contaminantes, mau cheiro e poluição visual. Nos lixões, os resíduos ficam expostos a céu aberto.
O que é melhor que o aterro sanitário?
Aterro controlado – é uma forma intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, sendo muito comum ser uma melhoria operacional e física de antigos lixões. Ainda há contaminação do solo e de águas superficiais, pois não há qualquer sistema de coleta de chorume e gases nocivos ou impermeabilização do solo.
Quanto tempo leva para produzir biogás?
A produção de biogás depende de vários fatores, mas em média, após o início da alimentação do biodigestor, a produção de biogás deve ocorrer entre 15 a 30 dias.
Quais são as desvantagens da energia biogás?
Desvantagens do biogás
O elevado teor de metano e dióxido de carbono (CO₂), que pode prejudicar o meio ambiente, uma vez que colabora com o aumento do efeito estufa. Com isso, ele pode ser considerado até 21 vezes mais poluente comparado ao gás carbônico.
Qual é o nome oficial do biogás produzido no aterro?
Por fim, ele também é denominado gás de lixo ou gasolixo, pois é produzido por meio da ação de bactérias que se multiplicam nos lixos de aterros sanitários urbanos.
O que solta metano?
Outras fontes principais de metano vêm da agropecuária, proveniente do processo digestivo dos ruminantes e da decomposi- ção dos resíduos animais e de aterros sanitários, provenientes de resíduos sólidos urbanos (IPCC, 2021).
Qual o pH do chorume?
Nesta fase o chorume é caracterizado por uma elevada carga orgânica [tipicamente demanda bioquímica de oxigênio superior a 10 g/L, elevada biodegradabilidade e pH ácido (tipicamente 5 a 6)].
Por que se retira o gás metano pela parte superior do biodigestor?
Resposta verificada por especialistas
Se retira o gás metano pela parte superior do biodigestor porque a sua densidade é menor do que a do ar atmosférico.
Quais as principais características do Guerreiro?
O que é o Co-autor?