Qual o princípio recursal estabelecido no artigo 994 do CPC?

Perguntado por: Sandro Pedro Cruz de Cunha  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

O princípio da fungibilidade consiste na possibilidade de conhecimento de um recurso por outro, desde que não exista erro grosseiro ou má-fé de quem interpôs.

São princípios recursais CPC?

Segundo o Prof. São princípios recursais: o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade ou unirrecorribilidade, a fungibilidade, a vedação da “reformatio in pejus”, a voluntariedade, a dialeticidade, a preclusão consumativa e complementariedade. ...

Quais são os princípios recursais?

São 5 princípios fundamentais dos recursos:
  • Princípio da Taxatividade;
  • Princípio da Unirrecorribilidade ou Singularidade Recursal;
  • Princípio da Vedação Reformatio in Pejus;
  • Princípio da Fungibilidade;
  • Princípio do Duplo Grau de Jurisdição.

Que princípio geral do direito processual está relacionado a regra recursal?

1.3 Princípio da taxatividade

Tal princípio cuida de todo o sistema recursal no Processo Civil brasileiro, não permitindo que os litigantes inovem no mecanismo recursal, devido ao inconformismo diante de decisão de órgão judiciário não favorável a uma das partes.

O que é o princípio da consumação CPC?

O Código de Processo Civil é bastante claro no sentido de estabelecer a forma e o prazo para a interposição de um recurso. O atual Estatuto adotou o princípio da consumação recursal que estabelece que o recurso inadmissível não pode ser reproposto, mesmo que seja de forma distinta. ...

Recursos - Disposições Gerais (Art. 994 ao 1.000)

21 questões relacionadas encontradas

O que é princípio da fungibilidade CPC?

Consagrado no meio processual, o princípio da fungibilidade serve para auxiliar a parte que, de forma equivocada e sem má-fé processual, utilizou-se de um recurso para atacar uma decisão judicial, sendo o remédio processual interposto aceito pelos operadores do Direito como se o acertado fosse.

O que é o princípio da singularidade?

O princípio da singularidade, também denominado de unirrecorribilidade, não veda a interposição de um único recurso para impugnar mais de uma decisão. ... O recorrente utilizou-se do recurso correto (respeito à forma) para impugnar as decisões interlocutórias, qual seja o agravo de instrumento, acrescentou a relatora.

E São princípio s que rege M o sistema recursal trabalhista?

I - O sistema recursal trabalhista é informado pelos seguintes princípios, dentre outros: unirrecorribilidade, fungibilidade, irrecorribilidade das decisões interlocutórias, sucumbência e proibição da reformatio in pejus.

São princípios gerais do processo?

São princípios gerais do processo civil na Constituição Federal o devido processo legal, a isonomia, o contraditório, a inafastabilidade do controle jurisdicional, a imparcialidade do juiz, a publicidade dos atos processuais, o duplo grau de jurisdição e a duração razoável do processo.

Quanto aos princípios que norteiam o sistema recursal temos?

No artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal contém os dois princípios que dão amparo constitucional na aplicabilidade do sistema recursal de modo geral, são eles: princípio do contraditório; princípio da ampla defesa.

Qual o conceito de recurso e quais são os princípios recursais?

Recurso pode ser definido como uma ferramenta para provocar no judiciário o reexame de decisão, com o objetivo de reformá-la, invalidá-la e, como no exemplo dos embargos de declaração, esclarecê-la. Essa ferramenta deve ser interposta de forma voluntária, pelo legitimado, na maioria dos casos a parte sucumbente.

O que é uma recursal?

Como o próprio nome sugere, fungibilidade significa troca, substituição, e no âmbito recursal significa receber um recurso pelo outro, mais precisamente receber o recurso que não se entende como cabível para o caso concreto por aquele que teria cabimento.

Qual é a classificação dos recursos?

No nosso sistema atual, são eles os recursos: especial, extraordinário e embargos de declaração. ... São os recursos de fundamentação livre: a apelação, o agravo, os embargos infringentes, o recurso ordinário e os embargos de divergência.

Em que consiste o princípio da singularidade recursal?

3) Princípio da singularidade.

Quer ele dizer que as decisões judiciais só podem ser impugnadas por meio de um único instrumento, isto é, não se admite, ao mesmo tempo, a interposição de mais de um recurso contra uma mesma decisão.

Quais os efeitos recursais explique os?

1.Efeitos dos Recursos

Enquanto alguns efeitos, como o efeito obstativo e o devolutivo, são inerentes a todos os recursos, os efeitos suspensivo, substitutivo e expansivo podem ou não ser configurados a depender do recurso e do caso concreto em questão.

Quais são os pressupostos extrínsecos recursais?

Pressupostos recursais extrínsecos são aqueles relativos ao exercício do direito de recorrer, isto é: existindo o direito de recorrer pelo preenchimento dos pressupostos intrínsecos, deve-se observar os requisitos para a “validade” do recurso interposto.

Quais são os três pilares da teoria geral do processo?

A Teoria Geral do Processo assenta-se em três pressupostos ou institutos fundamentais, quais sejam: jurisdição, ação e processo. ... Porém, sobretudo, jurisdição é a função de julgar, sendo para resolver uma lide, seja para permitir a efetivação de uma situação jurídica especial.

O que são os princípios gerais do Direito?

Os princípios gerais do direito são específicos por ramos jurídicos. ... Princípio do Direito de Ação; Princípio do Contraditório e da Ampla Defesa; e. Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Quais são os princípios do processo penal?

Princípios do direito processual penal brasileiro (2.1 princípio do devido processo legal; 2.2 princípio da inocência; 2.3 princípio do juiz natural; 2.4 princípio da legalidade da prisão; 2.5 princípio da publicidade; 2.6 princípio da verdade real; 2.7 princípio do livre convencimento; 2.8 princípio da oficialidade; ...

Quais são os pressupostos recursais trabalhistas?

São considerados como pressupostos recursais o seu cabimento, a legitimidade das partes, o interesse recursal, a tempestividade, a regularidade formal, o depósito recursal, o preparo das custas e inexistência de fato extintivo ou impeditivo do poder de recorrer.

Quais são os princípios pressupostos recursais aplicáveis ao processo do trabalho?

Em geral, entende-se que os pressupostos genéricos são: a) intrínsecos (condições recursais): cabimento (possibilidade recursal), interesse recursal e legitimidade para recorrer; b) extrínsecos: preparo, tempestividade e regularidade formal.

São pressupostos recursais no processo do trabalho?

Os pressupostos recursais também são denominados pela doutrina como requisitos de admissibilidade dos recursos, pois constituem requisitos prévios que o recorrente deve preencher para que seu recurso seja conhecido e julgado pelo Tribunal.

Qual a exceção ao princípio da unirrecorribilidade?

3. O princípio da unirrecorribilidade é excepcionado apenas nas hipóteses de interposição de recurso especial e extraordinário, que devem ser apresentados simultaneamente, e de oposição de embargos de declaração, que não impedem, após seu julgamento, a interposição de novos embargos.

Qual é considerado exceção ao princípio da unirrecorribilidade?

Unirrecorribilidade Para cada decisão proferida é utilizável apenas um único recurso, não podendo a parte utilizar um outro recurso para que seja aceito pelo juiz.... ... 579 do CPP é a exceção que a justiça oferece caso a parte erre o recurso que deveria ser interposto, desde que não haja má-fé da parte impetrante.

O que é a unirrecorribilidade?

INTERPOSIÇÃO DE UM ÚNICO RECURSO PARA ATACAR DUAS DECISÕES DISTINTAS. ... O princípio da singularidade, também denominado da unicidade do recurso, ou unirrecorribilidade consagra a premissa de que, para cada decisão a ser atacada, há um único recurso próprio e adequado previsto no ordenamento jurídico.

Artigo anterior
O que precisa para renovar a CNH CE?
Artigo seguinte
Quais os 5 princípios organizativos do SUS?