Qual o principal teste de identificação de Staphylococcus aureus?
Perguntado por: Kevin Duarte Borges Esteves Alves | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)
O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN); Staphylococcus aureus.
Como se diagnostica Staphylococcus aureus?
O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria, que é feito em laboratório de microbiologia a partir de uma amostra biológica, que é solicitada pelo médico de acordo com os sintomas da pessoa, podendo ser urina, sangue, saliva ou secreção de ferida.
Qual teste é utilizado para diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus?
Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
Quais são os testes utilizados para identificação dos estreptococos?
A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.
Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus E o diagnóstico diferencial de S. aureus?
O diagnóstico é feito clinicamente pelos sintomas e laboratorialmente pela identificação da enterotoxina nas fezes do paciente. O quadro é fechado pelo isolamento do Staphylococcus aures no alimento, através de métodos microbiológicos e a identificação do mesmo tipo de enterotoxina pela cepa isolada.
Staphylococcus aureus - Identificação
Qual o principal teste diagnóstico usado para diferenciar a S aureus das outras espécies explique como ele é realizado?
O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus.
Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?
Técnicas de coloração: na técnica de Gram ou na técnica de Ziehl-Neelsen, colônias bacterianas são espalhadas numa lâmina, onde são fixadas e coloridas. Em seguida, as bactérias são observadas ao microscópio óptico e identificadas pela morfologia e coloração.
Quais testes são realizados para identificação do Streptococcus agalactiae?
Teste de CAMP
O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.
Quais os testes para identificar o Streptococcus pneumoniae?
A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.
Como é feito o diagnóstico laboratorial de Streptococcus?
O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.
Como podemos diferenciar Staphylococcus e Streptococcus através do teste de catalase?
- Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. ...
- Procedimento:
- Interpretação: Não havendo formação de bolhas, o teste é negativo e indicativo de Streptococcus.
Qual a diferença entre estafilococos e estreptococos?
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
Como diferenciar micrococcus e Staphylococcus?
- Formação de halo ≥ 10 mm, identifica Micrococcus spp.;
- Formação de halo ≤ 9 mm, identifica Staphylococcus spp.
Como é feito o teste de Camp?
O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.
Qual método laboratorial deveria ser utilizado para diferenciar uma infecção causada por Staphylococcus aureus de uma infecção causada por Staphylococcus epidermidis?
Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S. epidermidis do Staphylococcus aureus.
Como é realizado o teste de sensibilidade para clindamicina?
Esse teste envolve a colocação do disco de eritromicina próximo ao disco de clindamicina na placa de antibiograma. Com a difusão da eritromicina através do ágar, a resistência à clindamicina é induzida, resultando em um achatamento da zona de inibição, adjacente ao disco de eritromicina, com a forma da letra D.
O que o teste do Pyr?
Teste de PYR (pyrrolidonil arilamidase)
O teste de PYR determina a atividade da enzima pyrrolidonil arilamidase produzida pelo S. pyogenes, mas não pelos demais estreptococos β-hemolíticos. Colônias β-hemolíticas de enterococos podem ser confundidas com S. pyogenes, pois ambas apresentam positividade neste teste.
Qual prova bioquímica é utilizada para a diferenciação de Streptococcus pneumoniae e Streptococcus do grupo Viridans?
A prova da bile-solubilidade é usada no diagnóstico de infecção por: a) Streptococcus viridans.
Para que serve o teste da Optoquina?
A prova de sensibilidade à optoquina é indicada para a diferenciação entre estreptococos alfa-hemolíticos e pneumococos (S. ... pneumoniae, obtidas em ágar sangue de carneiro a 5% após 18-24h de incubação entre 35-37ºC, colônias estas com aspecto mucóide e lustroso.
Como identificar S. agalactiae?
- Febre, calafrios, náuseas e alterações no sistema nervoso, que são mais frequentes quando a bactéria está presente no sangue;
- Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, que podem surgir quando a bactéria atinge os pulmões;
Quais materiais utilizados no teste de Camp?
O Ágar Sangue Segundo ISO é utilizado no isolamento, cultivo e detecção de atividade hemolítica de B. Cereus e Listeria monocytogenes, bem como outros microrganismos fastidiosos. O produto também é utilizado no CAMP Test, que é um teste opcional para Listeria monocytogenes, ISO 12290:2017.
Como identificar as bactérias?
Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se a Coloração de Gram, uma técnica criada por Hans Christian Gram que submete as bactérias a corantes e permite a coloração de sua parede.
Como identificar o tipo de bactéria?
- Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
- Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
- Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
- Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.
- Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.
Quais as principais características utilizadas para a identificação dos milhares de espécies de bactérias?
Os milhares de espécies de bactérias são diferenciados através de análise de diferentes características, tais como morfologia, presença e tipo de flagelos, composição química da parede celular (Gram), requerimentos nutricionais, atividades bioquímicas e fonte de energia e seqüência de nucleotídeos do DNA genômico.
Como é feita a identificação laboratorial de S aureus baseado em suas características bioquímicas?
A identificação começa com a inoculação primária na placa de ágar 5% de sangue de carneiro. Em ágar sangue as colônias de estafilococos apresentam-se com coloração branca ou amarelada, opacas, cremosas e convexas, sendo que algumas cepas bacterianas produzem beta-hemólise (Figura 1).
Onde serão registrados os valores atuariais e seus reflexos?
Como Kakashi ganhou sua cicatriz?