Qual o principal objetivo da educação profissional?

Perguntado por: Daniela Rita Teixeira Almeida  |  Última atualização: 17. März 2022
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A educação profissional tem o objetivo de desenvolver competências profissionais de jovens e adultos em diversas atividades do setor produtivo para suprir uma demanda por mão de obra qualificada e certificada.

Qual é o objetivo da educação profissional e tecnológica?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Qual a função da educação básica e da educação profissional?

voltada para a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual cultura geral e cultura técnica. Uma educação que contribua para o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005).

Quais são os três níveis da educação profissional?

2.208/97, concebendo a articulação entre ensino médio e educação profissional como entre dois segmentos distintos, definindo para este último segmento três níveis: básico, técnico e tecnológico.

Quais são princípios da educação profissional e tecnológica?

O IFC, em sua atuação, observa os seguintes princípios norteadores: I – compromisso com a justiça social, a equidade, a cidadania, a ética, o meio ambiente, a transparência e a gestão democrática; II – natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União; III – compromisso com uma administração ...

RESUMO: História da Educação Profissional e Tecnológica

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Quais são as principais especificidades do currículo na educação profissional e tecnológica?

De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, o currículo de Educação Profissional e Tecnológica “deve considerar os saberes e as experiências incorporados pelo trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.”(2012, p. 28).

O que é educação profissional o que é educação tecnológica são a mesma coisa?

A educação profissional é uma definição um pouco ampla e como explicado acima, envolve cursos e formações em vários níveis, tanto técnico, superior ou até informal. ... Já a educação tecnológica é mais empregada na educação superior com os cursos de tecnologia ou de curta duração, como também são chamados.

São três os níveis de educação profissional na legislação em vigor no Brasil?

São três os níveis de educação profissional na legislação em vigor no Brasil: – básico: cursos destinados a trabalhadores jovens e adultos. Independem de escolaridade pré-estabelecida e têm por objetivo requalificar. ... – tecnológico, que dá formação superior, tanto de graduação como de pós-graduação, a jovens e adultos.

Quais são os 3 objetivos da formação em nível superior?

O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho.

Quais são as especificidades da educação profissional?

Educação Profissional é o modelo de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir a demanda do mercado de trabalho. ... As áreas de maior demanda serão metalmecânica, construção civil, logística e transporte.

O que é a educação básica?

Para delimitar os espaços temporais e pedagógicos da trajetória do aluno ao longo desse período de vida escolar, a Educação Básica é formada por três grandes etapas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Quais seriam as finalidades da educação básica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

O que diz a LDB sobre educação profissional?

A nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

O que é educação técnica e profissional?

A educação técnica e profissional está conformada pelos programas educacionais orientados ao desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho. ... Ao mesmo tempo, é registrada uma variedade de instituições que oferecem formação técnica e profissional e articulam ações com os Sistemas Nacionais de Educação.

Como é organizada a educação profissional e Tecnológica?

2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do ...

O que é a educação tecnológica?

É um gênero educacional que desenvolve a compreensão crítica, científica e prática do processo produtivo. Ao integrar ciência e trabalho, busca oferecer o domínio da lógica existente na técnica, aprofundando o conhecimento prático que desvela a natureza e transforma o mundo.

Quais os tipos de formação superior?

Existem 3 tipos de curso superior no Brasil: bacharelado; licenciatura e tecnólogo. A seguir, veja uma lista de cursos superiores mais procurados.
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Licenciatura
  • Física;
  • Química;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Pedagogia;
  • Filosofia;

Quais as características de um curso de nível superior?

O que é o ensino superior:

O ensino superior completo dá ao aluno a formação em uma área específica, que permite o desempenho de uma profissão que exija formação própria. A formação em curso superior melhora o currículo profissional e dá mais possibilidades de entrada no mercado de trabalho.

Quais as três modalidades de graduação existentes atualmente?

No entanto, existem diferentes tipos de graduação — e é importante optar por aquele que mais atende às suas necessidades e objetivos.
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Quais são os três tipos de graduação existentes no Brasil?
  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnólogo.

Quando surgiu a educação profissional no Brasil?

“Pode-se considerar que, no Brasil, a Educação Profissional e Tecnológica teve seu início oficial com o Decreto n.º 7.566, de 23 de setembro de 1909, sancionado pelo Presidente Nilo Peçanha, que havia assumido o cargo após o falecimento de Afonso Pena, em julho de 1909” (Brasil, 1909).

O que é ensino médio integrado à educação profissional?

O ensino integrado é uma modalidade de educação profissional prevista na LDB em que os alunos desenvolvem o ensino médio e o ensino profissionalizante de forma integrada, em um curso único, com matrícula e certificação únicas.

Qual a visão sobre EPT no Brasil?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

O que é a formação profissional?

A Formação Profissional é definida, genericamente, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) (Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 14/2017, de 26 de janeiro), como a formação que visa dotar os indivíduos de competências (capacidades para mobilizar ...

O que é o curso profissional?

Além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos das escolas profissionais tem uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização para além dos estágios e práticas em contexto laboral. Quem sai de uma escola profissional sai com uma profissão, está mais bem preparado para o mercado de trabalho.

O que é premissa da educação profissional?

A educação profissional possui como premissas a centralidade do trabalho como princí- pio educativo e a indissociabilidade entre teoria e prática, desde a formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social (BRASIL, 2004).

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