Qual o primeiro sinal da doença periodontal?
Perguntado por: Jaime Lucas Santos Costa Borges | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)
No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental.
Como começa a doença periodontal?
A doença periodontal não se manifesta como um problema primário. Na verdade, seu início se dá em função do acúmulo da placa bacteriana (biofilme) associado ao descuido com a higiene bucal e a falta de manutenção da dentição junto ao dentista.
Como identificar doença periodontal?
O diagnóstico da periodontite é determinado pela análise da informação colhida através do exame clínico, radiográfico e história pregressa do paciente. Tanto no exame clínico como no radiográfico, é possível avaliar a quantidade de osso perdido e a quantidade de gengiva retraída em todos os dentes da boca.
Quais as principais características da periodontite?
A periodontite é uma reação inflamatória desencadeada pelas bactérias na placa dental. Há perda do osso alveolar, formação de bolsas gengivais profundas e, com o tempo, afrouxamento dos dentes. O tratamento envolve raspagem e alisamento radicular e às vezes antibióticos e/ou cirurgia.
Quais são as características sinais e sintomas da periodontite crônica?
- Formação de bolsa;
- Vermelhidão e sangramento das gengivas;
- Retração da gengiva;
- Dores ao mastigar;
- Tártaro;
- Sensação de dentes moles, frouxos;
- Abscessos na gengiva;
- Mau hálito.
DOENÇA PERIODONTAL: SINAIS E TRATAMENTOS (com Dr. Pedro Albertoni)
Como é a dor da periodontite?
Em geral, a periodontite não causa dor, a menos que uma infecção leve ao acúmulo de pus (abscesso) em uma bolsa, os dentes se afrouxem o suficiente para se moverem durante a mastigação, ou a periodontite afete uma pessoa com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.
Como saber se estou com gengivite ou periodontite?
Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.
O que piora a periodontite?
consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.
Tem cura para doença periodontal?
Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes.
O que fazer para acabar com a periodontite?
- escovar os dentes duas vezes por dia durante pelo menos 2 minutos com uma escova e pasta de dentes adaptada à eliminação da placa bacteriana;
- limpeza do espaço interdentário, inacessível pela escova de dentes, com fio dentário ou escovilhões interdentários;
É possível reverter a periodontite?
Para reverter esse problema é feita a redução da bolsa periodontal ou uma cirurgia a retalho para a remoção desse acúmulo de placa.
Qual Anti-inflamatório tomar para periodontite?
Também pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, antibióticos (geralmente amoxicilina ou minociclina), anti-inflamatórios (como ibuprofeno e nimesulide) e analgésicos (como o paracetamol, por exemplo), para aliviar a dor da gengivite.
Quando é considerado periodontite?
Conforme o ministério da Saúde, periodontite é o acúmulo de biofilme abaixo da gengiva, gerando inflamação no periodonto, o qual é o cemento, ligamento periodontal e osso, sendo estes responsáveis pela sustentação do dente.
Quantos dias para curar uma periodontite?
A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Como é um dente com periodontite?
A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.
Quais as fases da doença periodontal?
Essa doença é dividida em três fases: a gengivite, periodontite e periodontite avançada, e para que elas não “aconteçam” é importante que a pessoa faça a higienização completa da boca, além de consultar um odontologista que fará uma raspagem para eliminar a placa bacteriana.
Qual é a doença periodontal mais comum?
A gengivite e a periodontite se constituem nas formas mais comuns de doença periodontal.
Como saber se a periodontite está avançada?
- Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
- Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
- Retração gengival;
- Mau hálito quase constante;
- Perda óssea e tecidual;
- Mobilidade dos dentes.
Qual a doença periodontal mais comum?
- Gengivite — inflamação da margem gengival;
- Periodontite — inflamação que afeta os ossos e tecidos dos dentes.
O que acontece se não tratar a periodontite?
Muitas vezes, dependendo da gravidade do problema, acontecem danos no ligamento periodontal e no osso alveolar. E isso se traduz em dentes bambos na gengiva que, com o passar do tempo e a ausência de tratamento, pode levar o indivíduo à perda de um ou mais elementos dentários.
O que é bom para periodontite caseiro?
Embora seja possível encontrar receitas na internet, não existem remédios caseiros comprovadamente eficazes para a periodontite.
Quem tem periodontite sente dor?
A doença periodontal é dividida em estágios. Ela surge como uma gengivite, evolui para uma periodontite e, caso não seja tratada, pode levar a perda óssea. Quando está nesta etapa mais grave, o paciente sente dor de dente e também percebe que um ou mais dentes estão amolecidos.
Como fica a boca de quem tem gengivite?
Gengivite devido a infecções
A infecção torna as gengivas vermelhas e brilhantes, fazendo com que muitas lesões pequenas brancas ou amareladas apareçam dentro da boca. A gengivoestomatite herpética aguda pode melhorar sem tratamento em 2 semanas.
Como escovar os dentes com periodontite?
Técnica Bass para pacientes com gengivite ou periodontite
Ao acessar movimentos suaves de varredura horizontalmente ao longo da linha da gengivaDessa forma, é possível remover resíduos de alimentos e evitar a formação de biofilme dentário no sulco gengival, melhorando o estado de saúde das gengivas sensíveis.
Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?
A dica de melhor creme dental para problemas de gengiva fica por conta da pasta de dente Colgate Periogard, que traz fórmula avançada de ação antibacteriana, ajudando a prevenir placa, gengivite e sangramento da gengiva* infecções e sangramentos.
Quanto tempo o cisto da giárdia fica no ambiente?
Qual é a coisa mais densa do mundo?