Qual período de nossa literatura a autora Lygia Fagundes Telles se enquadra?

Perguntado por: Patrícia Magalhães de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

Lygia Fagundes Telles faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Desse modo, suas obras apresentam as seguintes características: Prosa intimista.

Qual é o estilo da autora Lygia Fagundes Telles?

Lygia Fagundes Telles é uma das maiores representantes do movimento pós-modernista no Brasil. O estilo literário de Lygia é caracterizado por explorar, intimamente, a psicologia feminina e por representar a vida nos centros urbanos. Em 1982, Lygia foi eleita para a Academia Paulista de Letras.

Quais são as principais características da obra de Clarice Lispector?

Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.

Quando Lygia Fagundes Telles começou a escrever?

Com 15 anos, com a ajuda do pai, publicou seu primeiro livro de contos, "Porão e Sobrado".

O que Guimarães Rosa aborda na terceira fase modernista?

Representante da 3ª fase do modernismo brasileiro, Rosa cria uma literatura que aproveita e absorve o trabalho da Geração de 30, oferecendo outra resposta aos (mesmos) problemas brasileiros.

Lygia Fagundes Telles - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

Qual característica presente nas obras de Guimarães Rosa e Clarice Lispector marca a 3ª geração modernista prosa?

A prosa regionalista absorve, por outro lado, aspectos do campo, da vida agrária, da fala coloquial e regionalista, por exemplo, na obra de Guimarães Rosa.

Qual a temática de Guimarães Rosa?

Por esse motivo, sua obra apresenta uma temática que envolve indagações sobre o destino, Deus e o diabo, o bem e o mal, a morte e o amor. Quanto à relação bem/mal, parece que Guimarães Rosa acreditou o tempo todo na supremacia do primeiro sobre o segundo.

Quantos anos a escritora Lygia Fagundes Telles fará em 2021?

Hoje é 19 de abril e Lygia Fagundes Telles faz 98 anos.

Por que ler Lygia Fagundes Telles?

Com um misto de serenidade e inquietação, Lygia Fagundes Telles passa em revista descobertas, projetos e desencantos vividos ou imaginados ao longo das décadas. Na linguagem cálida e fluente que a tornou uma das escritoras brasileiras mais amadas pelos leitores, ela funde o cômico e o comovente da experiência humana.

Qual a obra mais famosa de Lygia Fagundes Telles?

Principais obras de Lygia Fagundes Telles:

Porão e Sobrado, contos, 1938. Praia Viva, contos, 1944. O Cacto Vermelho, contos, 1949. Ciranda de Pedra, romance, 1954.

É característica da obra de Clarice Lispector a metalinguagem?

A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.

Quais as principais características da produção literária de Guimarães Rosa?

É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.

O que marcou a obra de Clarice Lispector?

Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.

Qual a principal característica da prosa urbana?

- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.

O que é uma prosa intimista?

A prosa intimista (ou prosa de sondagem psicológica) é um estilo literário em que as emoções e sentimentos do escritor e dos personagens da obra são refletidos na escrita. Ou seja, o foco maior reside na exploração dos aspectos humanos e sobretudo, no tempo psicológico dos personagens envolvidos na trama.

Quais os temas abordados nas obras de Lygia Fagundes Telles?

Além de abordar intensamente a temática feminina, Lygia abriu espaço em sua obra para temas como a vida nas grandes cidades, assim como os problemas sociais e outros temas polêmicos, como drogas, adultério e o amor.

Qual escritor da literatura contemporânea ficou conhecido como Vampiro de Curitiba?

Dalton Trevisan (1925) é um escritor brasileiro. Recebeu o Prêmio Camões de 2012, pelo conjunto da obra. É considerado o maior contista brasileiro contemporâneo. A publicação do seu livro "O Vampiro de Curitiba" (1965) lhe valeu o apelido, por causa de seu temperamento recluso.

Qual o primeiro livro de Lygia Fagundes Telles?

Porão e sobrado (1938)

Primeiro livro publicado por Fagundes Telles, em 1938, quando ela tinha quinze anos, com a ajuda do pai. Reúne nove contos, sendo que alguns já tinham saído em jornais da época, quando ela tinha treze anos.

Quais são os contos de Lygia Fagundes Telles?

Obras de Lygia Fagundes Telles
  • Porão e sobrado (1938) — contos.
  • Praia viva (1944) — contos.
  • O cacto vermelho (1949) — contos.
  • Ciranda de pedra (1954) — romance.
  • Histórias do desencontro (1958) — contos.
  • Verão no aquário (1963) — romance.
  • Antes do baile verde (1970) — contos.
  • As meninas (1973) — romance.

Qual o estilo literário de Guimarães Rosa?

Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Como atuou como médico e diplomata, Rosa começou a publicar seus textos mais tarde, apenas com 38 anos.

Quais as principais temáticas presentes na obra Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa?

1ª parte: introdução dos principais temas do romance: o povo; o sertão; o sistema jagunço; Deus e o Diabo; e Diadorim. Nesse primeiro momento, Riobaldo introduz também a figura do interlocutor, que, como foi dito, não aparece diretamente na obra.

Qual a linguagem utilizada por Guimarães Rosa em sua obra?

O próprio Guimarães Rosa demonstra isso em sua obra literária ao criar uma língua própria, formada por neologismos, aglutinações de palavras, sentidos conferidos pela homofonia e por sons que são próprios da vida e da fauna sertanejas.

Qual a semelhança característica existente entre Guimarães Rosa e Clarice Lispector na construção literária?

Suas obras não são lineares, com constantes quebras de estrutura narrativa. Tempo e espaço são normalmente secundários já que o fundamental acontece no interior das personagens. Ela mesma afirmava que nem os fatos importavam, “o importante é a repercussão do fato no indivíduo”.

Artigo anterior
Qual o canal que vai transmitir a Copa do Brasil?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre residentes e internos?