Qual período de nossa literatura a autora Lygia Fagundes Telles se enquadra?
Perguntado por: Patrícia Magalhães de Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)
Lygia Fagundes Telles faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Desse modo, suas obras apresentam as seguintes características: Prosa intimista.
Qual é o estilo da autora Lygia Fagundes Telles?
Lygia Fagundes Telles é uma das maiores representantes do movimento pós-modernista no Brasil. O estilo literário de Lygia é caracterizado por explorar, intimamente, a psicologia feminina e por representar a vida nos centros urbanos. Em 1982, Lygia foi eleita para a Academia Paulista de Letras.
Quais são as principais características da obra de Clarice Lispector?
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
Quando Lygia Fagundes Telles começou a escrever?
Com 15 anos, com a ajuda do pai, publicou seu primeiro livro de contos, "Porão e Sobrado".
O que Guimarães Rosa aborda na terceira fase modernista?
Representante da 3ª fase do modernismo brasileiro, Rosa cria uma literatura que aproveita e absorve o trabalho da Geração de 30, oferecendo outra resposta aos (mesmos) problemas brasileiros.
Lygia Fagundes Telles - Brasil Escola
Qual característica presente nas obras de Guimarães Rosa e Clarice Lispector marca a 3ª geração modernista prosa?
A prosa regionalista absorve, por outro lado, aspectos do campo, da vida agrária, da fala coloquial e regionalista, por exemplo, na obra de Guimarães Rosa.
Qual a temática de Guimarães Rosa?
Por esse motivo, sua obra apresenta uma temática que envolve indagações sobre o destino, Deus e o diabo, o bem e o mal, a morte e o amor. Quanto à relação bem/mal, parece que Guimarães Rosa acreditou o tempo todo na supremacia do primeiro sobre o segundo.
Quantos anos a escritora Lygia Fagundes Telles fará em 2021?
Hoje é 19 de abril e Lygia Fagundes Telles faz 98 anos.
Por que ler Lygia Fagundes Telles?
Com um misto de serenidade e inquietação, Lygia Fagundes Telles passa em revista descobertas, projetos e desencantos vividos ou imaginados ao longo das décadas. Na linguagem cálida e fluente que a tornou uma das escritoras brasileiras mais amadas pelos leitores, ela funde o cômico e o comovente da experiência humana.
Qual a obra mais famosa de Lygia Fagundes Telles?
Principais obras de Lygia Fagundes Telles:
Porão e Sobrado, contos, 1938. Praia Viva, contos, 1944. O Cacto Vermelho, contos, 1949. Ciranda de Pedra, romance, 1954.
É característica da obra de Clarice Lispector a metalinguagem?
A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.
Quais as principais características da produção literária de Guimarães Rosa?
É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.
O que marcou a obra de Clarice Lispector?
Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Qual a principal característica da prosa urbana?
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
O que é uma prosa intimista?
A prosa intimista (ou prosa de sondagem psicológica) é um estilo literário em que as emoções e sentimentos do escritor e dos personagens da obra são refletidos na escrita. Ou seja, o foco maior reside na exploração dos aspectos humanos e sobretudo, no tempo psicológico dos personagens envolvidos na trama.
Quais os temas abordados nas obras de Lygia Fagundes Telles?
Além de abordar intensamente a temática feminina, Lygia abriu espaço em sua obra para temas como a vida nas grandes cidades, assim como os problemas sociais e outros temas polêmicos, como drogas, adultério e o amor.
Qual escritor da literatura contemporânea ficou conhecido como Vampiro de Curitiba?
Dalton Trevisan (1925) é um escritor brasileiro. Recebeu o Prêmio Camões de 2012, pelo conjunto da obra. É considerado o maior contista brasileiro contemporâneo. A publicação do seu livro "O Vampiro de Curitiba" (1965) lhe valeu o apelido, por causa de seu temperamento recluso.
Qual o primeiro livro de Lygia Fagundes Telles?
Porão e sobrado (1938)
Primeiro livro publicado por Fagundes Telles, em 1938, quando ela tinha quinze anos, com a ajuda do pai. Reúne nove contos, sendo que alguns já tinham saído em jornais da época, quando ela tinha treze anos.
Quais são os contos de Lygia Fagundes Telles?
- Porão e sobrado (1938) — contos.
- Praia viva (1944) — contos.
- O cacto vermelho (1949) — contos.
- Ciranda de pedra (1954) — romance.
- Histórias do desencontro (1958) — contos.
- Verão no aquário (1963) — romance.
- Antes do baile verde (1970) — contos.
- As meninas (1973) — romance.
Qual o estilo literário de Guimarães Rosa?
Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Como atuou como médico e diplomata, Rosa começou a publicar seus textos mais tarde, apenas com 38 anos.
Quais as principais temáticas presentes na obra Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa?
1ª parte: introdução dos principais temas do romance: o povo; o sertão; o sistema jagunço; Deus e o Diabo; e Diadorim. Nesse primeiro momento, Riobaldo introduz também a figura do interlocutor, que, como foi dito, não aparece diretamente na obra.
Qual a linguagem utilizada por Guimarães Rosa em sua obra?
O próprio Guimarães Rosa demonstra isso em sua obra literária ao criar uma língua própria, formada por neologismos, aglutinações de palavras, sentidos conferidos pela homofonia e por sons que são próprios da vida e da fauna sertanejas.
Qual a semelhança característica existente entre Guimarães Rosa e Clarice Lispector na construção literária?
Suas obras não são lineares, com constantes quebras de estrutura narrativa. Tempo e espaço são normalmente secundários já que o fundamental acontece no interior das personagens. Ela mesma afirmava que nem os fatos importavam, “o importante é a repercussão do fato no indivíduo”.
Qual o canal que vai transmitir a Copa do Brasil?
Qual a diferença entre residentes e internos?