Qual o prazo para interpor recurso administrativo?

Perguntado por: Mariana Raquel Araújo Mota  |  Última atualização: 21. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

Como é a contagem de prazo no processo administrativo?

I – A Lei n. 9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art.

Quando cabe recurso administrativo?

Recurso administrativo é o nome dado a um mecanismo do universo das licitações que serve para contestar as decisões administrativas. Esse tipo de situação pode acontecer quando existe um descontentamento ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade ou órgão da administração pública.

Qual é o prazo que a administração possui para responder ao recurso interposto por qualquer pessoa?

Prazo de decisão do Recurso

Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente, sendo que este prazo poderá ser prorrogado por igual período, mediante justificativa explícita.

Quais são os tipos de recursos administrativos?

Existem três modalidades recursais: reconsideração, recurso administrativo e revisão (que serve apenas para reanalisar as decisões sancionatórias, ao contrário dos dois primeiros que servem para qualquer processo). Em regra, não há efeito suspensivo nos recursos, conforme a Lei de Processo Administrativo.

PERDI O PRAZO? O que é "Decorrido o Prazo"? O que vem depois? O que fazer se o prazo acabou?

26 questões relacionadas encontradas

Como se inicia um recurso administrativo?

O primeiro passo para elaborar um recurso administrativo é identificar com clareza o erro ou a irregularidade que deseja contestar. É fundamental compreender qual foi a situação que prejudicou o candidato ou violou as normas estabelecidas no edital.

Como funciona o recurso administrativo?

O Recurso Administrativo é um mecanismo para contestar decisões administrativas. Isso acontece quando há descontentamento e/ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade/órgão da Administração Pública. Tem por objetivo pleitear uma revisão do ato decisório.

Quem tem prazo em dobro para interpor recurso?

“De acordo com o §1º do art. 183, o caput e o § 3º do art. 186, ambos do Código de Processo Civil, aplicado subsidiariamente por força do art. 3º do Código de Processo Penal, a Defensoria Pública e os Núcleos de Prática Jurídicas das Faculdades de Direito gozam de prazo em dobro para recorrer.

Como fazer um pedido de recurso administrativo?

Separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a colocar em prática as regras acima e a montar um recurso administrativo com maiores chances de ser aprovado.
  1. Respeite as regras gramaticais. ...
  2. Construa um texto claro e objetivo. ...
  3. Apresente argumentos sólidos. ...
  4. Direcione o recurso ao julgador. ...
  5. Estude o edital.

O que pode anular um processo administrativo?

3 motivos para anular o Processo Administrativo Disciplinar
  • Advertência;
  • Suspensão;
  • Demissão;
  • Destituição de cargo em comissão (para quem não possui cargo efetivo);
  • Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

O que vem depois do recurso administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Quando começa a correr o prazo para recurso?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial.

Quais os efeitos do recurso administrativo?

Em regra, o recurso administrativo não possui efeito suspensivo, exceto nos casos quando houver justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução do ato administrativo.

Qual a validade de um processo administrativo?

O Projeto de Lei 4554/19 estabelece que a instrução de processos administrativos na esfera federal deverá durar até 60 dias, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período, se a autoridade competente julgar necessário.

É possível o recebimento pela autoridade administrativa de recurso interposto fora do prazo?

2. O Recurso Administrativo interposto fora do prazo legalmente estipulado – trinta dias – não pode ser conhecido, conforme dicção do artigo 147 da Lei Complementar n. 68, de 1922.

Qual o prazo para a administração rever seus próprios atos?

Na ausência de lei estadual específica, a Administração Pública Estadual poderá rever seus próprios atos, quando viciados, desde que observado o prazo decadencial de cinco anos.

Como iniciar um pedido de recurso?

Expressões como “Prezador examinador” ou “Prezada banca examinadora” são as mais adequadas para iniciar seu texto. Além disso, evite o máximo possível erros ortográficos, gírias, dialetos e demais termos que retirem a formalidade do documento.

O que é interposição de recurso administrativo?

A interposição de recurso é um processo legal pelo qual uma parte insatisfeita com uma decisão judicial ou administrativa busca a revisão ou reversão dessa decisão.

Qual o prazo de interposição de recurso administrativo Segundo a Lei 9.784 99?

Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

Como se conta o prazo para recurso?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Como contar prazo para recurso?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem. Durante o recesso forense, ou seja, de 20 de dezembro a 20 de janeiro, os processos ficam suspensos.

O que é a preclusão administrativa?

A preclusão é um princípio basilar, tanto no processo administrativo como no processo judicial. Ela ocorre quando expira o prazo fixado em lei para a prática de determinado ato processual, implicando para a parte, a partir daí, a impossibilidade de se realizar um direito.

Quais são as fases de um processo administrativo?

De acordo com o artigo 235 da Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, o processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: (I) instauração; (II) instrução; (III) defesa; (IV) relatório e; (V) julgamento. Qual a duração do PAD ordinário?

O que é período de recurso?

O que é o período de recursos? É o período que o candidato tem para contestar um resultado divulgado.

Artigo anterior
Quais os animais que são selvagens?
Artigo seguinte
Quais são os serviços do SUAS?