Quais são as leis temporarias?

Perguntado por: Sandro Kevin Vaz de Neves  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

Lei temporária: Surge para vigorar por tempo previamente estabelecido, isto é, com começo e fim pré-determinados, ou seja, ela aparece no sistema jurídico-penal já com a data do término de sua vigência previamente agendada. Exemplo: condutas cometidas durante as olimpíadas ou copa do mundo.

Quando se aplica a lei temporária?

A lei penal excepcional ou temporária, conforme o Código Penal Brasileiro, é aquela em que, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

O que é norma temporária?

São leis que contam com período certo de duração. São leis auto-revogáveis, pois possuem data certa para perder a vigência.

O que é lei excepcional e temporária?

Na primeira, a subsidiariedade é explicita, descrevendo que a aplicação da lei menos grave não pode ocorrer quando presente a mais grave. A segunda ocorre quando um crime de maior gravidade transpõe um crime de menor gravidade.

Quais as características das leis temporárias e excepcionais?

A Lei excepcional ou lei temporária em sentido amplo, por sua vez, consiste em norma que tem por escopo atender necessidades estatais transitórias, tais como guerra ou calamidade, perdurando por todo o período considerado excepcional.

Lei Penal no Espaço e no Tempo - Lei Excepcional e Lei Temporária

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o princípio penal aplicável às leis temporárias?

RESUMO: A Parte Geral do atual Código Penal brasileiro regula, em seu art. 3º, a aplicação das leis temporárias e excepcionais, determinando que, para tanto, se abra uma exceção ao princípio da irretroatividade da lei penal.

Quando ocorre a aplicação de leis temporárias e excepcionais?

A lei temporária é aquela que tem prazo determinado de vigência, ou seja, é a norma que foi instituída por certo e determinado lapso temporal de vigência. Já a lei excepcional é aquela promulgada para vigorar em situações anormais, tendo sua vigência subordinada à duração dessa circunstância emergencial que a criou.

Quais são as leis especiais?

Quais Leis Penais Especiais o Curso engloba?
  • Lei de Drogas;
  • Lei Maria da Penha;
  • Lei das Organizações Criminosas;
  • Lei dos Crimes Hediondos;
  • Lei de Interceptação Telefônica;
  • Lei de Lavagem de Capitais;
  • Lei de Tortura;
  • Lei de Investigação Criminal conduzida pelo Delegado de Polícia;

O que é lei permanente?

As leis permanentes são editadas para vigorar por tempo indeterminado, deixando de ter vigência apenas mediante outro ato legislativo que as revogue.

Por que se diz que a lei penal temporária ou excepcional e ultra ativa?

B) Ultratividade (ultrativas) – é o fenômeno de que os fatos cometidos dentro de sua vigência, mesmo após a extinção, continuam a ter efeitos. Pelo fenômeno da ultratividade, os fatos praticados dentro do período da lei excepcional ou temporária (mesmo que já extintas) continuam a produzir efeitos.

O que diz o artigo 7 do Código Penal?

Art. 7° A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas conseqüências, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado à reparação do dano, restituições e outros efeitos civís; II - sujeitá-lo às penas acessórias e medidas de segurança pessoais.

O que diz a Súmula 711 do STF?

SÚMULA 711

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

O que diz o artigo 4 do Código Penal?

Art. 4o Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. Art. 5o Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

O que diz a lei 7.209 84?

§ 1º - É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo. § 2º - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro.

O que diz o artigo 29 do Código Penal?

29 do Código Penal: 'Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço'. A participação de que trata o dispositivo é aquela de pouca relevância causal, aferida exclusivamente no caso concreto, com base no critério da equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non).

O que diz o artigo 12 do Código Penal?

12 DO CÓDIGO PENAL . Ao constatar o transcurso de prazo superior a dois anos, contado daúltima causa de natureza interruptiva, o julgador da ação penal devedeclarar a prescrição, na forma do disposto no Art. 41, da Lei nº 5.250 , de 1967. - Prescrita a ação penal queda-se prejudicada a exceção da verdade.

O que é uma lei abstrata?

1) Abstrata: não é destinada a um determinado caso concreto, mas sim, define normas de "dever- ser", "dever-fazer", ou "dever-deixar-de-fazer" para o futuro, para várias situações possíveis.

Quais crimes são considerados permanentes?

Aquele cuja consumação se prolonga durante todo o tempo em que o agente exerce sua conduta anti-jurídica. Exs.: seqüestro ou cárcere privado; redução à condição aná- loga à de escravo; quadrilha ou bando.

O que significa 71 no Código Penal?

71, parágrafo único, do CP, 'nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se ...

Quais são os 3 tipos de lei?

Você conhece os tipos de lei?
  • Lei Ordinária. É o tipo de norma mais comum e que abrange a população como um todo. ...
  • Leis Complementares. ...
  • Medida Provisória. ...
  • Emendas Constitucionais. ...
  • Decretos Legislativos. ...
  • Resoluções.

Quais são tipos de lei?

Leis Ordinárias, Leis Complementares, Medidas Provisórias, Emendas à Constituição, Decretos Legislativos e Resoluções.

Quais são as 8 principais leis do Brasil?

Leis que todo cidadão deveria conhecer
  • Principais leis do Brasil e porque foram criadas. ...
  • Constituição Federal. ...
  • Código Civil. ...
  • Código Penal. ...
  • Código de Defesa do Consumidor. ...
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ...
  • Código Eleitoral. ...
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

O que é uma lei especial?

É a que rege um ou mais fatos sociais, ou parte de certa matéria, de modo particular, excepcional ou supletivo, ou qualquer instituto jurídico.

O que é dolo ou culpa?

O dolo é a consciência e a vontade dirigida para a realização da conduta definida como crime. Assim, se o motorista quer atropelar e matar alguém, o que só muito excepcionalmente acontece, ocorre homicídio doloso. Já a culpa é o produto da negligência, da imperícia ou da imprudência.

Quais são os crimes permanentes e continuados?

Como vimos, o crime continuado acontece quando são praticados vários crimes da mesma espécie, sendo um em continuação do outro, dentro de uma mesma intenção. Já o crime permanente é um crime que acontece durante um determinado período, ou seja, a ação praticada dura por algum tempo.

Artigo anterior
Qual App pagar boleto vencido?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a limitação do Twitter?