Qual o prazo para apelação na Justiça Federal?

Perguntado por: Rafaela Guerreiro Anjos  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

I - Nos termos do artigo 508 do Código de Processo Civil o prazo para interposição do recurso de apelação é de 15 dias. II - Trata-se de prazo peremptório e contínuo, estabelecido no interesse da administração da Justiça e, portanto, não há possibilidade de ser reduzido ou prorrogado, mesmo que por acordo das partes.

Qual o prazo para recurso de apelação na Justiça Federal?

O recurso de Apelação tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da publicação da sentença.

Qual é o prazo para apelação?

O Novo CPC estabelece que a apelação deve ser interposta no prazo de 15 dias após a publicação da sentença por parte do julgador. Lembrando que, no Novo CPC, os prazos são sempre contados em dias úteis.

Como é feita a contagem de prazos na Justiça Federal?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Quem julga apelação Justiça Federal?

Tribunal Regional do Federal.

PRAZOS DO RECURSO DE APELAÇÃO E UMA DICA PRÁTICA!

37 questões relacionadas encontradas

Qual o endereçamento da apelação?

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE CIDADE/UF. Com fundamento nos arts. 1.009 e seguintes do NCPC/2015, conforme razões em anexo.

Quem julga recurso no TRF?

Compete ao Tribunal Regional Federal o julgamento de recurso interposto contra sentença prolatada por juiz estadual, investido de competência delegada federal, nos termos do art.

Como se contam os prazos judiciais?

Os prazos processuais são contados apenas em dias úteis, excluindo os fins de semanas e feriados. O Novo CPC fixou a contagem dos prazos apenas dias úteis, conforme disposto no art. 219.

Como são contados os prazos processuais?

No final de 2020, início de 2021, os prazos processuais estão suspensos no STJ a partir de 20 de dezembro de 2020 e voltam a fluir em 1º de fevereiro de 2021, exceto os prazos processuais em matéria penal, em razão da regra contida no art. 798, caput, do Código de Processo Penal – ver Portaria STJ/GDG n.

Como contar prazo processual exemplo?

Para ficar mais prático, vou dar uma exemplo de contagem de prazo no PJ-E: A secretaria expediu uma intimação para você no dia 22.03.2021. Você possui 10 dias para ler a intimação no sistema. Caso você leia no dia 23.03.2021, seu prazo começa a fluir no dia útil seguinte.

Qual o prazo para recorrer de uma sentença judicial?

Dessa maneira, o prazo para interposição de Embargos de Declaração são 5 dias após a publicação da sentença e o prazo para interposição do Recurso Ordinário são 8 dias após a publicação da sentença.

Quando começa a contar o prazo para apelação criminal?

2. O início da contagem do prazo para interposição do recurso de apelação conta-se da intimação da sentença, e não da juntada aos autos do mandado respectivo. (Súmula 710 do STF e precedentes desta Corte).

Quando cabe apelação CPC?

Apelação - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

No Direito Processual Civil, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição.

Qual o prazo para apelação após os embargos de declaração?

1.024, § 4º do CPC concede ao embargado um prazo de 15 dias para interpor novamente o recurso, a partir da data de publicação da decisão de Embargos de Declaração.

Qual o prazo para recurso em segunda instância?

O prazo para apresentação do Recurso em 2ª instância é de 30 dias, contado da publicação ou da notificação da decisão da Jari (resultado do recurso em 1ª instância).

Quanto tempo demora um recurso no trf-1?

A tramitação dos processos chega a levar de 10 a 12 anos, impensável em outros Tribunais Federais. Se o processo está em trâmite na Justiça Federal a certeza que eu tenho é que ele vai demorar em média 3 a 4 anos para ser julgado, isso em primeira instância.

Como se conta o prazo no processo eletrônico?

Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.

O que é contagem do prazo do ato?

São os períodos determinados para realização de um ato processual.

Como contar o prazo a partir da juntada do mandado?

De acordo com esse dispositivo, se a citação tiver ocorrido por intermédio de oficial de justiça, o dia do começo será a data da juntada aos autos do mandado devidamente cumprido, contando-se o prazo a partir do dia útil subsequente.

Quando começa a contar os prazos processuais 2022?

STJ. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que os prazos processuais – exceto nos processos criminais – ficarão suspensos a partir de 20 de dezembro e voltarão a fluir em 1º de fevereiro de 2022.

Quais são os tipos de prazos processuais?

Os prazos processuais podem ser classificados de três formas: quanto à sua origem, quanto às consequências processuais e quanto à possibilidade de dilação.

Quando começa a contagem do prazo da intimação eletrônica?

Mas assim como na intimação via DJe, a contagem de prazos tem seu início oficial no primeiro dia útil após a consulta da informação. Caso o advogado não consulte a informação dentro dos 10 dias determinados, o início da contagem ocorrerá no dia útil seguinte juntamente com o início da contagem de prazos.

Quem julga recurso da Justiça Federal?

Compete aos TRFs julgar, em grau de recurso, as causas, tanto cíveis quanto criminais, decididas pelos juízes federais e pelos juízes estaduais no exercício da competência federal da área de sua jurisdição (neste caso, não há causas criminais).

Quem julga recurso do Juizado Especial Federal?

Justiça Federal - Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Foram criadas para processar e julgar os recursos contra decisões dos juizados especiais federais. É indispensável a presença de um advogado.

Quem julga os juízes federais?

Segundo o artigo 96, inciso III, da Constituição Federal, os juízes de Direito e os membros do Ministério Público dos estados devem ser julgados pelos seus próprios Tribunais de Justiça, mesmo que a infração penal seja praticada em outra unidade da Federação.

Artigo anterior
Qual o valor máximo de indenização por danos morais?
Artigo seguinte
O que é concentrado de minério?