Quem paga o frete do CTe?
Perguntado por: Ema Abreu de Azevedo | Última atualização: 10. April 2022Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)
Tomador. Entre os Atores do CTe o responsável pelo pagamento do frete do CTe é chamado de Tomador. O Tomador sempre será um destes dois Atores do CTe: Remetente ou Destinatário, sendo especificados através das modalidades de frete: CIF ou FOB.
Quem paga o frete e CIF ou FOB?
A sigla FOB, em inglês, significa free on board — livre a bordo. Nele, quem paga pelo transporte é o comprador das mercadorias transportadas, ou seja, o destinatário. Por isso, a compra pode ser mais barata que no formato CIF, mas o destinatário tem de arcar com custos de entrega.
Quem paga o frete e o tomador do serviço?
R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.
Quem deve escriturar o CTe?
Quem deve escriturar os conhecimentos eletrônicos? ... A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.
Quando escriturar CTe?
ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). I. O Contribuinte deve escriturar os documentos relativos às prestações de serviço de transporte na data de utilização dos serviços (art. 214 do RICMS/00).
CTe de Subcontratação: quando e como emitir?
O que é escriturar CTe?
Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário ...
De quem é a responsabilidade do frete?
Nessa modalidade, que também é conhecida como frete a pagar, o embarcador só é responsável pelas cargas até que elas sejam enviadas. A partir daí, é o comprador (cliente) quem assume a gestão, os riscos e o monitoramento do transporte.
Quem é o tomador de serviço na nota fiscal?
O tomador de serviço é quem contrata e recebe o serviço, o destinatário da produção ou execução do que foi adquirido ou contratado. Esse papel pode, portanto, ser ocupado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
Quando o remetente paga o frete?
Quando se negocia um frete CIF, quem remete a carga (o fornecedor) tem a responsabilidade de pagar pelo frete e pelo seguro das mercadorias. Esse pagamento, então, é feito na origem do transporte. Assim, o valor do produto, o custo do frete e o seguro do transporte estão inclusos no preço de venda.
O que significa frete por conta do remetente?
3 – Transporte Próprio por conta do Remetente: Este tipo de frete é utilizado quando o frete é por conta do Remetente através de transporte próprio, ou seja, em veículo próprio da Empresa Remetente, sem a contratação de uma empresa de transporte.
Quando o frete é por conta do destinatário?
1 - Contratação do Frete por Conta do Destinatário (FOB): o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. O cliente se responsabiliza pelo transporte e manuseio, inclusive pelo seguro e pelo pagamento do frete. Porém, isso só é feito após a entrega da carga no destino.
Quando o frete é tributado?
O serviço de frete também é tributado? Sim, o ICMS também incide sobre o frete intermunicipal e interestadual, gerando uma nova variação de cálculo no fechamento de pedidos: o imposto é devido ao estado onde é iniciada a prestação do serviço, ou seja, onde a carga é carregada.
O que é tomador em uma nota fiscal?
2- Dados do tomador do serviço
O segundo passo é informar os dados do tomador do serviço, como nome, endereço e CNPJ. Pelo CNPJ, os dados do tomador serão pesquisados no sistema e automaticamente preenchidos. Também é possível cadastrar um tomador que não conste no sistema.
Qual a diferença de serviços prestador e tomador?
É a relação criada entre uma empresa que presta o serviço (prestadora) e outra que utiliza os serviços desta empresa (tomadora), sendo o empregado vinculado à empresa prestadora do serviço.
Como emitir nota fiscal tomador de serviços?
Como emitir nota fiscal de prestação de serviços
Após fazer o cadastro na prefeitura ou Secretaria da Fazenda da sua cidade, você deve acessar o sistema fornecido pela prefeitura para emitir a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).
Quando o consumidor tem de arcar com o valor do frete?
Quem deve pagar o frete na troca da mercadoria? Quando o produto é defeituoso, a loja online que é a obrigada a pagar o frete de devolução, bem como todas as despesas de envio da mercadoria certa para o consumidor, caso o acordo tenha sido de substituir o produto defeituoso.
Como funciona a questão do frete?
O frete nada mais é do que o transporte de carga. No caso da modalidade de frete e-commerce, trata-se do custo que se tem desde a retirada da mercadoria do seu estoque até a entrega no endereço do cliente. ... A diferença é que o valor pode ser absorvido pelo cliente, pela empresa ou, em proporções diferentes pelos dois.
Como escriturar CTe anulado?
Depois de emitido o CT-e de anulação o transportador deve emitir um CT-e substituto, referenciando o CT-e emitido com erro e indicando a expressão "Este documento substitui o CT-e (número e data) em virtude de (especificar o motivo do erro)” . O prestador de serviços informará, na Escrituração Fiscal Digital (EFD):
Como lançar um CTe?
Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.
O que é CTe de entrada?
O CTe é o documento fiscal que acompanha o transporte das mercadorias adquiridas. E como se trata de um documento fiscal é necessário seu cadastro dentro do sistema Eagle Gestão.
O que significa nome tomador?
Significado de Tomador
substantivo masculino Aquele que pega alguma coisa que não lhe pertence. Aquele a quem se faz um empréstimo. Quem é responsável por contratar um serviço, um funcionário. Quem conquista ou toma alguma coisa: tomador do território.
O que é o tomador de obra?
O tomador é a própria obra (filial) onde o empregado esta cadastrado. Neste caso a empresa Cedente é a Construtora chamada agora de contratada/executora e/ou empreiteira/subempreiteira. No entanto ela não é a responsável pela matricula CEI da obra junto ao INSS.
O que é serviços prestados e tomados?
Serviço prestado é a execução de uma atividade econômica efetivamente intangível, por uma pessoa física ou jurídica. Serviço tomado é quando a pessoa física ou jurídica contrata um determinado tipo de serviço.
Quando o frete integra a base de cálculo do ICMS?
De acordo com a Lei Complementar 87/96, em seu artigo 13º, § 1º, II-b, o frete integra a base de cálculo do imposto “caso o transporte seja efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem e seja cobrado em separado”.
Qual a diferença na tributação de frete sobre compra e frete sobre venda?
Importante é entender que os fretes sobre as vendas, são classificados na contabilidade como despesas comerciais, enquanto que os fretes sobre as compras, são componentes do custo dos produtos, mercadorias ou matéria prima adquirida.
O que significa linguagem do amor?
Pode desembaraçar cabelo no banho?