Qual o prazo para anular sentença?

Perguntado por: Eva Débora de Azevedo  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

9.307/96, inclusive antes das alterações promovidas pela Lei n. 13.129/2015), que, no § 1º de seu art. 33, estabelece o prazo decadencial de 90 (noventa dias) para anular a sentença arbitral.

Quando cabe ação anulatória de sentença?

AÇÃO ANULATÓRIA E DECLARATÓRIA DE NULIDADE

Aqui, podem ocorrer – nos casos das ações ambientais imobiliárias – hipóteses de anulação de sentenças homologatórias de cálculos e/ou transações quando essas se fundarem, por exemplo, em erro, dolo, coação, simulação ou fraude.

Tem como anular uma sentença?

II - O juiz por simples decisão não pode anular a sentença para dar novo seguimento à execução, isto porque, ao aderir à sentença o atributo do trânsito em julgado só é possível alterá-la para lhe corrigir inexatidões materiais, retificar erros de cálculos ou por meio de embargos de declaração, consoante o art.

É possível anular uma sentença transitada em julgado?

- A nulidade da sentença transitada em julgado somente pode ser declarada a qualquer tempo, independentemente de procedimento especial, quando tal ato decisório for nulo de pleno direito, pois neste caso considera-se inexistente a sentença.

Como anular uma decisão judicial?

1. Não é cabível ação anulatória contra os atos jurisdicionais que tenham resolvido o mérito da lide. 2. Somente é admissível sua revisão por meio dos recursos próprios, interpostos perante os órgãos jurisdicionais competentes para seu conhecimento e julgamento.

Como anular uma sentença arbitral

23 questões relacionadas encontradas

Como pedir a nulidade da sentença?

245. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão. Parágrafo único. Não se aplica esta disposição às nulidades que o juiz deva decretar de ofício, nem prevalece a preclusão, provando a parte legítimo impedimento.”

Como anular coisa julgada?

Entretanto, faz-se importante discorrer sobre outra forma de desconstituição de coisa julgada: a ação declaratória de nulidade (Querela Nullitatis Insanabilis). Trata-se de meio processual em que se garante a segurança jurídica processual, previsto no CPC em seus artigos 485 e incisos e 495.

Qual recurso cabe contra sentença transitada em julgado?

Contra essa sentença cabe a interposição do recurso de apelação. Caso as partes não interponham ou se esse recurso não for admissível, a sentença se tornará definitiva, ou seja, o pagamento dos R$ 5.000,00. Isso ocorre por meio do trânsito em julgado.

O que gera nulidade da sentença?

Quando a lei impõe ao juiz o dever de fundamentar as decisões, é defeso ao julgador, por preguiça ou descaso, valer-se exclusivamente de argumentos alheios para declinar a sua ratio decidendi.

Quando um processo transitado em julgado pode ser reaberto?

TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO. REABERTURA DA EXECUÇÃO. ... Diante do trânsito em julgado da decisão que extinguiu a execução em razão do integral cumprimento da obrigação por parte das executadas, impossibilitada fica a pretensão de reabrir-se a execução, sob pena de ofensa à coisa julgada.

Como pedir anulação de um processo?

O pedido de anulação do processo em razão de suposta nulidade deve ser formulado em apelação criminal, e o indeferimento do pedido feito por meio de petição não é "indeferimento de prova ou de diligência" (art. 507, II, 'c', do RITJMG).

Quem tem legitimidade para propor ação anulatória?

A parte legítima para figurar no polo passivo da presente demanda é a União Federal, pessoa jurídica de direito público, a qual o órgão do Ministério Público do Trabalho é pertencente e vinculado, cabendo a ela responder as ações judiciais contra atos do MPT, incluindo aí, o termo de ajustamento de conduta.

Em que casos pode ser utilizada a ação anulatória do 4º do artigo 966 do CPC?

Eis a redação do § 4.º do art. 966 do CPC/2015: “Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à anulação, nos termos da lei”.

Quem tem legitimidade para promover a ação anulatória?

A ação anulatória, como defendida pela LC 75/93, tem um único legitimado: o Ministério Público do Trabalho. Esse entendimento, entretanto, não é pacífico. Alguns autores sustentam a legitimidade ativa das partes convenentes e dos trabalhadores e empregadores para o ajuizamento da Ação Anulatória analisada.

Quando o tribunal decretar a nulidade de sentença?

Enunciado 307. Reconhecida a insuficiência da sua fundamentação, o tribunal decretará a nulidade da sentença e, preenchidos os pressupostos do § 3º do art. 1.013, decidirá desde logo o mérito da causa.

O que acontece quando a sentença é anulada?

Se o juízo de origem não providenciou nova perícia médica, na forma determinada em acórdão, a sentença deve ser anulada. ... Com isso, o processo voltou ao juízo de origem, para que seja feita a nova perícia.

Quais as nulidades pertinentes ao juiz?

Classifica-se a nulidade como absoluta, que é quando seus efeitos são mais sérios, comprometendo o andamento justo do processo; já a nulidade relativa é aquela que o procedimento, apesar de danificado em sua formação, apresenta-se apto de produzir efeitos processuais.

Como reverter sentença transitada em julgado?

O trânsito em julgado pode ser revertido através de uma ação rescisória, nos termos do artigo 966 a 975 do CPC.

O que fazer após sentença transitada em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

O que fazer quando o processo transitou em julgado?

A ação transitou em julgado; e agora? A aplicação da sentença não é executada enquanto ainda houver recursos cabíveis para as partes. Então, uma vez que a ação transita em julgado, pode ser feita a solicitação de execução da sentença, seja ela qual for.

É possível afastar coisa julgada?

RESUMO: No Direito Processual Civil pátrio ainda não há, especificamente, instrumento hábil a afastar a mácula da inconstitucionalidade de sentença transitada em julgado. ... Pela dogmática processual em vigor, o afastamento da coisa julgada é medida excepcionalíssima.

Como modificar a coisa julgada?

Depois de formada a coisa julgada, o juiz não pode mais modificar sua decisão, ainda que se convença de posição contrária a que tinha anteriormente adotado. Só tem eficácia dentro do processo em que surgiu e, por isso, não impede que o tema volte a ser agitado em nova relação processual.

O que é desconstituir a sentença?

A decisão de mérito pode ser desconstituída se a parte que perdeu o processo obtiver documento novo — cuja existência ignorava ou deste não pôde fazer uso — que seja capaz, por si só, de lhe assegurar um pronunciamento favorável.

Quando pedir anulação ou reforma da sentença?

A parte pede a reforma da sentença quando acredita que nesta decisão há "error in iudicando" (erro do magistrado ao analisar a lide). ... A parte pede a invalidação ou anulação da sentença quando acredita que nesta decisão há "error in procedendo" (erro na forma, estrutura da decisão).

Quando o juiz poderá reconhecer a nulidade do processo de execução?

178, a nulidade só poderá ser decretada depois que o Parquet for efetivamente intimado e se manifestar sobre a existência ou inexistência de prejuízo (art. 279, § 2º). Este é, inclusive, o entendimento que se consolidou na jurisprudência, mesmo antes da publicação do novo CPC.

Artigo anterior
Qual a importância dos indicadores financeiros para a gestão de negócios?
Artigo seguinte
Qual o tempo de vida de uma tartaruga?