Qual o prazo para ajuizamento da ação de reparação civil?

Perguntado por: Isabel Miranda de Correia  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Prazo prescricional para ação que busca reparação civil contratual é de dez anos. ​É de dez anos o prazo prescricional a ser considerado nos casos de reparação civil com base em inadimplemento contratual, aplicando-se o artigo 205 do Código Civil.

Qual o prazo para entrar com ação de reparação de danos?

Sobre o prazo prescricional, o Código Civil de 2002, define que uma ação indenizatória pelos danos moral e material seja de três anos. Mas, se o dano decorrer de uma relação de consumo, a vítima tem prazo de até 5 anos para mover uma ação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Quando ocorre a prescrição para a pretensão de reparação civil?

V - a pretensão de reparação civil; (2) Art. 205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

Qual o prazo para o consumidor pleitear reparação civil pelo fato do produto?

Prescreve em cinco anos a pretensão para reparação dos danos causados por fato do produto ou do serviço (acidente de consumo). A contagem do prazo inicia-se com o conhecimento do dano e de sua autoria, na forma do art. 27 do CDC e não exige a prévia reclamação do consumidor.

Qual é o prazo de prescrição para ação de indenização por atos ilícitos?

Na ausência de regra específica, o prazo prescricional deve ser o da regra geral do art. 205 do Código Civil : 10 anos.

Qual o prazo para ingressar uma ação de danos morais na esfera cível, consumidor e trabalhista?

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o prazo para exigir a reparação quando se tratar de responsabilidade aquiliana?

No que se refere especificamente às ações de indenização, estabelece o dispositivo que prescreverá em três anos “a pretensão de reparação civil” (inciso V).

Qual é o prazo de prescrição?

205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Qual é o prazo que o consumidor possui para requerer judicialmente a indenização decorrente de fato do produto e do serviço?

27 do código do consumidor: breves considerações. O art. 27 do CDC prevê que é de cinco anos o prazo prescricional para a ação de reparação de danos, em razão de fato do produto ou do serviço.

O que é reparação civil prescrição?

Prazo prescricional para ação que busca reparação civil contratual é de dez anos. ​É de dez anos o prazo prescricional a ser considerado nos casos de reparação civil com base em inadimplemento contratual, aplicando-se o artigo 205 do Código Civil.

Qual o prazo que o consumidor possui para entrar com uma ação judicial para reclamar do defeito e a indenização sobre o defeito de um produto?

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. Salvo melhor juízo, e segundo redação do art.

Quando começa a contar o prazo prescricional civil?

De acordo com o enunciado 14 do CFJ/STJ da I Jornada de direito Civil, a contagem do prazo prescricional tem início no momento em que surge a pretensão, quando há exigibilidade do direito subjetivo.

O que significa pretensão de reparação civil?

Quanto à pretensão de reparação civil, aplica-se o prazo prescricional de três anos, consoante disposição prevista no art. 206 , § 3º , V , do Código Civil . O termo inicial da contagem do prazo prescricional é a data em que o titular do direito teve ciência do evento danoso.

O que é a pretensão de reparação civil?

relações contratuais

Prevaleceu entendimento divergente do ministro Félix Fischer. Ele explicou que doutrina reserva o termo "reparação civil" para responsabilidade por ato ilícito, separando a responsabilidade civil entre contratual e extracontratual.

Qual o prazo para entrar com ação de cobrança?

O prazo prescricional do direito do autor para a propositura da ação de cobrança deve ser aquele previsto no art. 206 , § 5º , I , do novo Código Civil , de cinco anos, neste caso, a contar da data da entrada em vigor da Lei nº 10.406 /02, observado o disposto na regra de transição do art. 2.028 do mesmo diploma.

Quanto tempo leva para prescrever um processo civil?

Prazos prescricionais no Código Civil. Os prazos para a prescrição estão estabelecidos apenas nos artigos 205 e 206 do Código Civil, mas como regra geral, são de 10 (anos). No que diz respeito ao prazo para a decadência, estes encontram-se espalhados pelo Código Civil. Ainda assim, o prazo não passa de 2 (dois) anos.

O que é ação de reparação?

Ação que tem por objetivo obrigar aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano.

Quando o consumidor tem direito à indenização?

Na hipótese de ocorrência de dano na relação contratual, provocado pelo fornecedor, (por exemplo: defeito ou má qualidade de produto, atraso na entrega, etc.), o fornecedor estará obrigado à indenizar o consumidor na proporção do dano causado e relativa aos respectivos bens e/ou serviços adquiridos.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são os prazos para o consumidor reclamar sobre os vícios aparentes dos produtos e em quantos anos prescreve a ação de reparação de danos?

Art. 26 - O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - 30 (trinta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis; II - 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.

Quais os prazos de decadência e de prescrição?

Os prazos de decadência se apresentam em dias, meses e até em anos. Já a prescrição é a perda da pretensão ao exercício do direito de ação, ou seja, significa dizer que o titular do direito deixou passar o prazo para agir, realizar determinado ato.

Qual o tempo de prescrição de um crime?

A prescrição pela pena máxima cominada é a única cujo início da contagem do prazo prescricional se dá antes da propositura da ação penal. O art. 111 do Código Penal estabelece o momento de início da contagem, variável conforme a natureza do crime. A regra é: inicia-se a contagem da data da consumação do crime.

Qual o prazo de prescrição e decadência?

O prazo prescricional se inicia após a violação do direito, e geralmente é de 10 anos. Porém, a lei aponta prazos diferentes para casos específicos. Na decadência, o prazo de perecimento se inicia junto com o próprio direito. Uma empresa mandou seu funcionário embora, sem pagar pelos seus direitos.

O que diz o artigo 206 do Código Civil?

V - a pretensão dos credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicação da ata de encerramento da liquidação da sociedade. § 2º Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem.

Qual o prazo prescricional da ação de busca e apreensão?

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO CONVERTIDA EM DEPÓSITO. AÇÃO DE NATUREZA REAL QUE BUSCA O CUMPRIMENTO DA GARANTIA. PRAZO PRESCRICIONAL DE 10 (DEZ) ANOS, CONFORME DISPÕE O ART. 177 , DO CÓDIGO CIVIL DE 1916 , APLICÁVEL AO CONTRATO DOS AUTOS.

O que diz o artigo 205 do Código Civil?

Art. 205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

Artigo anterior
Como elaborar um plano de trabalho de obra?
Artigo seguinte
É possível inserir na contestação um pedido contraposto?